segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Stolen - Raptada: Carta ao meu sequestrador - Lucy Christopher - Ed. iD


Que livro VI-CI-AN-TE! Comecei a ler Stolen e, já nas primeiras páginas, fui totalmente abduzida pela história. Parece que vivi num mundo paralelo (no caso, um mundo desértico hahaha) até terminá-lo. Praticamente andava pela casa com o livro na frente do rosto. Não conseguia parar de ler, minha gente! Terminei o livro em menos de dois dias. E olha que eu tenho um filho de três anos! (só quem é mãe vai entender o quanto essa frase é significativa).

A história é original do início ao fim. E muito, muito bem escrita.

Gemma é uma garota de 16 anos que ganha um café de presente, dentro de um aeroporto, de um desconhecido mais velho que ela, mas não muito mais velho. Ele era bonito, bronzeado e tinha os olhos azuis mais brilhantes ever. Depois de tomar o café e trocar umas palavras com o gentil desconhecido Ty, Gemma começa a ficar tonta e, quando acorda, está em um lugar que ela nunca tinha visto antes.

Daí pra frente, você passa a viver os conflitos emocionais de ambos os personagens. É impressionante como a gente fica conectado com eles o tempo todo. Eu fiquei completamente dividida, assim como Gemma. Porque Ty é vilão e mocinho ao mesmo tempo. E é uma pessoa tão complexa e tão leal aos seus valores que não tem como não ficar um pouco encantada com ele, apesar de, no fundo, ele ser, inegavelmente, um sequestrador. O livro ilustra muito bem a complexidade e a pluralidade de emoções, sentimentos e condutas de um ser humano. Nada é 8 ou 80, não é mesmo? Nem os sentimentos de Gemma por Ty, que ora beirava o ódio e ora parecia que se transformaria em amor.

O livro é todo escrito como uma carta de Gemma para Ty. O desfecho é lindo, profundo e um pouco incômodo, porque não tem nada de conto de fadas. É uma história que poderia muito bem ser real. E eu acho que, se fosse para eu ser sequestrada (bate na madeira duas vezes), que fosse por alguém parecido com Ty.


Sobre a Autora

Stolen é o livro de estreia de Lucy Christopher. E que estreia! Ela nasceu no País de Gales, mas cresceu na Austrália. Obteve um diploma de graduação na Universidade de Melbourne. O romance de estreia, Stolen, foi escrito como parte de seu doutorado, com quem ganhou o prêmio Branford Boase em 2010, no Reino Unido, e o ouro Inky, na Austrália. Stolen explora seus pensamentos sobre o deserto australiano através da história de um adolescente que é sequestrada e levada para lá. Seu segundo livro, Flyaway, foi indicado para o Costa Book Awards. Atualmente, ela trabalha como professora em sessões da Bath University, tendo estudado para um mestrado em Escrita Criativa no mesmo curso.

Fonte: Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário