terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A Boa Sorte - Fernando Trias de Bes - Ed. Sextante

 

A Boa Sorte é um livro que ganhei de presente de uma amiga da época de escola que fiquei anos sem ver, mas que recentemente o Facebook me trouxe de volta. S2

Ambas nascidas em Santos e, hoje, moradoras de São Paulo, marcamos um café para que ela conhecesse o meu filho e eu conhecesse a filha dela. Como se já não bastasse tudo isso para meu dia ser especial, ela ainda me presenteou com esse livro lindo, sabendo que eu sou a #loucadoslivros e que o natal seria a época perfeita para ler um livro como A Boa Sorte.

Eu me identifiquei com os dois perfis narrados no livro (o cavaleiro branco e o cavaleiro negro) - já que a gente é múltiplo (e tão complexo) apesar de sermos um - e lembrei de muita, mas muita gente que prefere olhar o que os outros conquistaram ao invés de correr atrás da bola. Invejam o sucesso alheio, mas esperam que o seu caia do céu. Apontam o dedo para o que acham errado, mas esquecem que pessoas perfeitas não existem.

As 10 lições da Boa Sorte são simples e diretas, mas são contadas através de uma fábula.

Dois amigos de infância que não se viam há 50 anos se reencontram "por acaso". Um deles foi muito bem sucedido, enquanto o outro só colheu fracassos. O segredo daquele que se tornou próspero sempre esteve em uma fábula que seu avô lhe contara quando era criança e que lhe serviu de guia ao longo dos anos. E, olhem que "sorte", ele resolveu dividir o segredo do seu sucesso com todos nós. :)

As metáforas do livro são bem amarradas e muito claras, sendo um livro legal para ser lido até por crianças de cerca de 7 anos (antes talvez elas não entedam tão bem e não assimilem a lição). Achei a história linda e me lembrou um pouco de O Pequeno Príncipe, talvez por usar a fantasia como pano de fundo e basear toda a história em metáforas.


Sobre o Autor

É um economista e escritor espanhol, especializado em marketing, a criatividade ea inovação. Seus ensaios e romances foram traduzidos em mais de trinta línguas e é um contribuinte regular do jornal El Pais, e do suplemento "Dinheiro" do jornal La Vanguardia.

Fonte: Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário