segunda-feira, 28 de abril de 2014

Esc@ndalo - Therese Anne Fowler - Ed. Novo Conceito


Vou cair no mesmo papo de outras resenhas, mas PRECISO perguntar: alguém sabe qual é a dificuldade do povo que faz as capas dos livros? Custa alguma coisa ler a descrição dos protagonistas antes de selecionar a foto da capa? Anthony foi descrito no livro como parecido com Antonio Banderas. E, na capa, nem o branco do olho é parecido com Banderas! Fico indignada! Que descaso, né? VTC!!!


Bom, depois do desabafo mode on, vamos à história em si. Eu diria aqui que a história do casal de namorados ter sido preso e acusado de sexting é bem forçada se ela não fosse REAL. Sim, r-e-a-l!! Seria engraçado se não fosse trágico. Bom, para não dizer que é uma transcrição do que aconteceu com o filho da autora, prefiro registrar que a história foi baseada em fatos reais. Nem tudo o que está no livro aconteceu mesmo e nem todos os personagens são como o livro mostra. Nem sei se realmente foi o pai da menina que denunciou o caso e se a menina acabou sendo presa também ou se essa era apenas a vontade da escritora, ao ver seu filho acusado de pornografia infantil.


No livro, o casal se deu mal graças ao pai de Amelia - a protagonista - que resolveu que seu namorado não era bom o suficiente para sua filha e, então, resolveu "cortar o mal pela raiz", sem saber que ele estaria criando uma confusão sem tamanho que levaria, além do namorado "indigno", sua própria filha presa.

Por ser baseada em fatos reais (o filho da autora foi preso sob acusação de sexting aos 19 anos) o livro já aguça a curiosidade mesmo antes de a gente começar a ler. Logo no começo confesso que fiquei um pouco decepcionada porque a escrita da autora e a maneira com que ela narra os fatos não são lá muito boas. Ela não constrói o texto de maneira cativante e a leitura torna-se arrastada muitas vezes. O texto parece frio, mais para uma tese do que para um romance.

O pai de Amelia é tão jumento novo rico que eu cheguei a vibrar quando a coitada foi presa e, depois, exposta nos telejornais locais, só para ele provar do próprio veneno. Bem feito, palhaço! 


Os acontecimentos que tomam conta do livro no final são mais bacanas e prendem a atenção. Eu mesma não esperava que o protagonista fizesse aquilo (tã tã tã tã...suspense), mas acho que as explicações para uma atitude tão extrema poderia ter sido mais abordada. Achei meio forçado porque ninguém tomaria uma atitude dessas, por mais que a confusão só tivesse ficando pior a cada dia. A atitude do pai de Amélia ter mudade foi bem legal, mas os motivos dessa ruptura abrupta de sentimentos ficou meio jogada na história. Faltou entrar mais na mente do homem para entendermos o que acendeu a luzinha do "sogro legal". 


Não curti muito, mas o assunto é bem interessante para tempos em que misturar mundo real x mundo virtual está cada vez mais comum e rotineiro.

Sobre a Autora

Therese Fowler acredita na magia de uma boa história desde que ela aprendeu a ler, aos quatro anos de idade. Aos trinta, recém mãe solteira, entrou na faculdade e garantiu um diploma em sociologia. Depois conquistou o mestrado em escrita criativa e passou a escrever histórias que exploram a natureza de nossas famílias, a nossa cultura, os nossos erros e nossos desejos. Os livros de Therese foram publicados internacionalmente, em nove idiomas e em mais de 28 países.

Fonte: Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário