sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Na Toca dos Leões - Fernando Morais - Ed. Planeta

Na Toca dos Leões é um livro voltado para quem trabalha com publicidade ou até com comunicação em geral. Para pessoas de outras áreas, não recomendo a leitura.

O livro é de fácil leitura, mas confesso que me cansou um pouco em alguns momentos. Talvez seja porque, apesar de bem escrito, trata de um assunto que eu, por ter trabalhado em diversas agências de publicidade, já tinha uma boa base de informações e acabou não sendo novidade.

O livro conta a história profissional de Washington Olivetto e todos os detalhes da fundação da W/Brasil, passando por outros ícones da publicidade brasileira e rememorando algumas das propagandas mais famosas do País, como garoto bombril e o anúncio do primeiro sutiã. Essa parte torna-se interessante também para quem gosta de televisão, mas não é da área de comunicação. Porém, não sei se o leitor "leigo" em publicidade e propaganda ia apreciar a leitura. Eu acredito que não.

A última parte do livro conta em detalhes o sequestro de Washington Olivetto, fato que mexeu com o país na época e teve repercussão mundial. É escrito por Fernando Morais, autor conhecido por seu talento em escrever biografias.

Sobre o autor


Começou no jornalismo aos quinze anos. Em 1961, trabalhava como office boy na pequena revista de um banco em Belo Horizonte, quando teve que cobrir a ausência do único jornalista da publicação numa entrevista coletiva.

Mudou-se para São Paulo aos dezoito anos e trabalhou nas redações de Veja , Jornal da Tarde, Folha de São Paulo, TV Cultura e portal IG. Recebeu três vezes o Prêmio Esso e quatro vezes o Prêmio Abril.

Na área política, foi deputado estadual1 durante oito anos e Secretário de Cultura1 (1988-1991) e de Educação1 (1991-1993) do Estado de São Paulo, nos governos Orestes Quércia e Luiz Antônio Fleury Filho.

Seu primeiro sucesso editorial foi A Ilha (Livro), relato de uma viagem a Cuba. A partir daí, abandonou a rotina das redações para se dedicar à literatura. Pesquisador dedicado e exímio no tratamento de textos, publicou biografias e reportagens que venderam mais de dois milhões de exemplares no Brasil e em outros países, tornando-se um dos escritores brasileiros mais lidos de todos os tempos.

Em 2005, um juiz de Goiânia determinou, a pedido do deputado Ronaldo Caiado, a busca e apreensão de edições de seu livro Na toca dos leões. Neste livro, em que conta a trajetória da empresa de publicidade W/Brasil, Morais refere-se de passagem a uma declaração de Caiado, quando candidato a presidente da República, de que, se eleito, mandaria esterilizar todas as mulheres nordestinas. Sob a alegação de serem falsas tais afirmações, Caiado obteve a apreensão judicial da obra, sob pena de o escritor ter que pagar cinco mil reais de multa a cada vez que falasse do assunto. A decisão, favorável ao deputado, foi anulada pelo Tribunal de Justiça de Goiás. Mas a reviravolta não tardou, neste mesmo ano de 2005, a suposta fonte que acusara o deputado, o publicitário Gabriel Zellmeister, declarou à Justiça que nunca ouviu Ronaldo Caiado defender a idéia. (Revista Época, 7 de novembro de 2005).

No ano de 2012 a justiça manteve uma decisão já proferida em 2010 contra o escritor. Fernando Morais foi condenado a indenizar Ronaldo Caiado, juntamente com a editora e o publicitário Gabriel Zellmeister, em R$ 1.200.000,00 por danos morais.

Fonte: Wikipedia


Nenhum comentário:

Postar um comentário