quinta-feira, 4 de julho de 2013

O Sono do meu Bebê - Renata Soifer Kraiser - Ed. CMS



O Sono do Meu Bebê é um livro escrito para mães que acordam várias vezes de madrugada e não aguentam mais querem ensinar seus filhos a dormir sem simplesmente deixar chorar, como algumas publicações aconselham (e que eu acho prejudicial para o bebê).

A ideia do livro surgiu de uma tese de mestrado que a autora desenvolveu a partir de um estudo realizado por ela para tentar solucionar o problema que vivia em sua própria casa, com sua filha.

No meu caso, comecei a ler o livro quando meu filho tinha 9 meses, desesperada por uma noite inteira de sono. O estranho, para mim, é que ele sempre dormiu muito bem, mas com 6 meses tudo desandou e ele passou a acordar de hora em hora, repentinamente. Desse dia em diante, ele nunca mais havia dormido uma noite inteira. Isso já fazia 3 meses e eu estava a ponto de surtar exausta, física e emocionalmente.

Quando comecei a ler o livro já me identifiquei logo de cara, porque a autora viveu exatamente a mesma história que eu com sua filha. E, no livro, ela explica o motivo pelo qual a idade de 5/6 meses é um marco para muitos bebês começarem a apresentar esse comportamento.

Depois, ela ensina a criar vínculo com o bebê durante o ritual do sono (isso eu já fazia, mas foi ótimo ler e ter certeza de que eu estava no caminho certo).

A próxima parte do livro mostra a técnica resultante do seu estudo, que funcionou com 100% das famílias participantes. Claro que se o bebê tem algum distúrbio do sono, o livro não serve para aquela família. Do contrário, se for só uma questão comportamental, o livro é leitura mais que obrigatória.

Porém, fica a dica importantísssima: o livro só deve ser seguido por mães de bebês com mais de 6 meses. Com recém-nascido, esquece. Se você seguir uma rotina, seu RN vai acordar para mamar sempre que sentir fome, e só. Essa fase é assim mesmo: acordadas de madrugada e estar lá para seu bebezinho SEMPRE que ele solicitar.


Para mim, o livro foi a salvação! Não sei o que teria sido da minha saúde mental se eu não o tivesse lido. Na primeira noite, o sono de Arthur já foi completamente diferente. Hoje ele está com 1 ano e 10 meses, dorme sozinho, a noite inteira e acorda rindo, feliz da vida. Sou uma mãe mais feliz. Ufa!

Sigo a técnica do livro até hoje e acho que nunca mais vou mudar isso. Criança precisa de rotina e isso é benéfico tanto para ela quanto para a família como um todo.

Vale ressaltar que eu indiquei o livro para VÁRIAS amigas / conhecidas que estavam passando por situações semelhantes e notei que os bebês que ainda eram amamentados no peito não reagiram bem ao método. Por esses relatos, concluí que o livro é recomendado mais para mães de bebês maiores de 6 meses que não são amamentados no peito.

Eu amamentei Arthur até os 8 meses e meio. Como li o livro quando ele tinha 9 meses, já não amamentava mais, talvez por isso o resultado tenha sido tão bom em tão pouco tempo.


Sobre a Autora

Renata possui um site muito bacana e tem um consultório em São Paulo, onde atende famílias com problemas de sono. O pediatra do meu filho encaminhou alguns casais para lá e todos tiveram ótimos resultados, segundo ele. Lá, você encontra mais sobre o livro, sua biografia e outras informações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário