domingo, 16 de maio de 2010

Síndrome do Pânico - Gugu Keller - Editora Globo


Esse livo foi mais um dos presentes que o Leitura (mais que) Obrigatória me trouxe. :)

Gugu chegou ao meu blog e acabou ficando. Voltou outras vezes e, durante uma dessas visitas, foi gentil (característica fácil de ser reconhecida nele) e me ofereceu um exemplar de seu livro. Só de ler o nome, já fiquei curiosa.

Uma porque conheço várias pessoas que passaram pelo terror da Síndrome do Pânico (SP). Outra porque, apesar disso, sabia pouquíssimo sobre a doença.


O exemplar chegou na minha casa com uma dedicatória mais gentil ainda. Adorei! :)

Levei o livro junto comigo para um final de semana agradável na montanha. Fui para Campos do Jordão e achei que conseguiria um tempinho durante o dia para começar o livro.

Começar?

Sim, realmente comecei a lê-lo. Comecei e terminei. Quando dei por mim, chegava ao fim da história, algumas horas depois. O livro te consome, te envolve, parece te abraçar e convidar o leitor para ficar mais um pouco, até que, quando você percebe, terminou a última página.

Acho que a maneira como foi escrito, livre de qualquer enrolação ou floreios, completamente sincero, verdadeiro e objetivo contribui para isso. O autor acaba parecendo um amigo seu, que te escolhe para desabafar sobre algo importante que aconteceu na sua vida.

Mais do que um livro que prende a atenção e que é muito bem escrito, Síndrome do Pânico informa, despe o leitor dos preconceitos que por ventura existissem sobre a doença, explica tudo o que envolve o mal, tanto para o doente quanto para quem está em volta, como a família e os amigos.

Aprendi, entendi, admirei, chorei e torci muito para que o final da história fosse recheada de esperança e de vitórias.

Sabendo que esse tipo de síndrome é cada vez mais comum e parece ser um dos mals que veio junto com o século XXI e com a vida moderna, é extremamente importante conhecer os sintomas e depoimentos de quem já passou pela experiência. Sendo assim, leia Síndrome do Pânico assim que puder. Mais do que uma boa história, é um depoimento. Mais do que um entreteimento, é um aprendizado.

Nas minhas buscas pela grande rede, encontrei um site muito legal que reúne depoimentos de pessoas que tiveram contato com a SP. Para quem quer saber mais ou tirar dúvidas, vale a pena conhecer o blog.

Sobre o Autor

Dessa ver, ao invés de falar sobre a carreira do autor, resolvi me apoderar da descrição que o próprio Gugu faz de si mesmo, em seu blog:

"Eu sou um indolente produtivo, um subversivo educado, um guerrilheiro carinhoso, um comungante solitário, um psicopata inofensivo, um deprimido sorridente. Sou apenas do meu nada testemunha às avessas."


Onde comprar

Os lugares mais baratos que encontrei foram: Livraria Galileu, por R$ 16,00 e Livraria Saraiva, por R$ 20,00.

17 comentários:

  1. Oi Carlaaaa!!!
    Tudo bem??
    Papai teve Síndrome do Pânico depois da cirurgia cardíaca :(
    Até hoje, apesar dos medicamentos, ele ainda não está 100%.
    Mexe com toda a família...
    Bj
    Alê

    ResponderExcluir
  2. Olá! Me interessei muito,ainda não conhecia o trabalho do autor!Bjosss

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado, Carla, por tuas pelavras tão gentis para com o meu livro! E vc ainda diz que gentil sou eu...
    Espero que os teus leitores que se interessarem possam com ele aprender um pouco sobre a síndrome do pânico e que os que eventualmente a enfrentam e ainda não o conhecem possam nele encontrar inspiração rumo a uma definitiva superação!
    Bjs!
    GK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi gugu nesse exato momento terminei de ler seu livro sobre sindrome do panico.eu sempre corro dos remdios,tenho pavor de tomar eles por causa dos efeitos colaterais.tenho a dez anos.eagora estou retornando amedicação.por motivos de estar com crises de novo,e agora com pressão arterial oxilante.e tendo que tomar remdio pra controlar.e por conta disso.piorei da sindrome panico..e o medo do hospital nem se fala.fugindo de uma cirurgia.pode me ajudar??

      Excluir
    2. ola gugu ,nesse exato momento terminei de ler seu livro síndrome do panico.levei um dia e meio e li ele todo,pois queria ,como vc da um fim a essa agonia do pânico.tenho pavor de remédios.e preciso usar.pois por causa dessa síndrome fiquei coma pressão oxilante pressão arterial.tenho isso adez anos,sendo que tava controlado.mais agora veio de novo por conta da pressão fiquei com mais pavor ainda.pode me ajudar?e hospital nem se fala,preciso fazer uma cirurgia que to fugindo a 5 anos...agradeço se puder me ajudar.fatima.meu email anjo_renovado@hotmail.com

      Excluir
  4. Pasando para te desejar um ótimo dia.
    Maurizio

    ResponderExcluir
  5. Olha só! Muito me interesso por esse tipo de assunto.
    Ah, vou procurar ler esse livro e darei uma conferida no blog do Gugu.
    Um abraço, Carla!
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  6. Carla,
    Este é um comentário-convite.
    Quero convidar você para participar de uma mega promoção que está acontecendo lá no blog: sorteio de 1 exemplar do livro Perseguição digital. Para participar basta acessar este link e preencher o formulário. É simples e bem rápido. Espero você.
    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Oi Carlinha,
    Acho super importante que as pessoas leiam sobre esse problema. Sua dica é mega-excelente como sempre.

    Aproveitando a invasão, meu blog Amor, Mistério e Sangue está sorteando um exemplar de "Centúrias" de Bruna Longobuco!
    Para quem gosta de livros de bruxas, com romance e muita magia, eu recomendo!
    http://amormisterioesangue.blogspot.com/2010/05/quer-ganhar-centurias-de-bruna.html

    E a promoção de A morte do cozinheiro vai só até dia 30!!!
    http://amormisterioesangue.blogspot.com/2010/05/promocao-morte-do-cozinheiro-de-allan.html

    Me dá uma forcinha lá!!!

    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  8. Seu blog é muito bom! Tem vários textos legais! Irei seguí-lo! Se puder também, acesse o meu blog: www.marcelovinicius.com

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, fiquei super interessada! Esse livro tem aquele "cheirinho" de excelente!
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Quero mto ler,mto,mto,mto

    obrigado pela dica
    http://yahcamargoo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Legal a dica, tive (tenho?) sindrome do panico - que veio junto ou faz parte de uma depressao pos-parto diagnosticada em dez/2010 e nunca mais me largou. A vida eh tao corrida que nunca me preocupei em ler sobre o assunto, apena a tomar a medicacao recomendada pelo medico. Vou pedir pra minha mae mandar um exemplar pra mim.

    ResponderExcluir
  12. Eu descobri o Pânico em 2004 aos 20 anos, porém os sintomas vinham comigo desde a infância, li o livro do Gugu Keller em 2005, adorei, eu particularmente, gosto de histórias reais, o livro me ajudou muito, me mostrou que eu não estava sozinha, descobri que eu não era louca, mas sim que tinha um problema e que haviam milhares de pessoas iguais a mim.
    Super indico a leitura desse livro ;)

    ResponderExcluir
  13. Gueibs,

    Que legal que o livro te ajudou!!! Fico feliz em saber disso e, com certeza, o autor escreveu o livro exatamente pensando em ajudar pessoas que ficaram, como ele, meio perdidas quando começaram os sintomas. Obrigada pelo seu comentário!

    beijos

    ResponderExcluir
  14. OLÁ GUGU LÍ E LEIO SEU LIVRO NA BIBLIOTECA DE CURITIBA, TODA VEZ QUE ACHO QUE ESTOU MEIO "PANICOSO" SABE? MUITO BOM SEU LIVRO. FEITO DE UMA FORMA BEM PESSOAL E SIMPLES, QUAL SEU FACEBOOK PARA TROCARMOS COMENTÁRIOS SOBRE A SÍNDROME? QUANDO TIVE O PROBLEMA, ACHEI QUE NUM GRAU DE
    0 Á 10 PEGUEI UMA NOTA 11, DEVIDO A GRAVIDADE DO CASO. PASSE SEU E-MAIL OU FACE? ABRAÇOS...

    ResponderExcluir
  15. QUAL SEU FACE OU E-MAIL GUGU? TIVE ESTE INFERNO EM 2002 ME TRATO COM FLUOXETINA MAS VOLTA E MEIA DÁ UM BAIXO ASTRAL. LEIO SEU LIVRO NA BIBLIOTECA DE CURITIBA QUANDO PRECISO DE AUTO CONTROLE. ABRAÇOS

    ResponderExcluir