quinta-feira, 10 de setembro de 2009

De Volta para Casa - John Grogan - Ediouro

Sabia que não tinha como não gostar do livro, nem que fosse pela admiração que sinto pelo tipo de escrita de Grogan, que é jornalista como eu e que percebeu a oportunidade de transformar as peripércias de seu cachorro em colunas diárias e, depois, em um livro que virou febre mundial. Li o livro, assisti ao filme e me apaixonei por Marley e pelo jeito informal, próximo do leitor e super intimista com que Grogan escreve seus textos.

Aí, ele resolveu escrever outro livro, bebendo da mesma mina de ouro: falar sobre o melhor amigo do homem. Cachorros Encrenqueiros se Divertem Mais é um livro de crônicas, que parece não tem agradado tanto quanto seu primeiro livro. Não li essa obra, mas ouvi dizer que o livro decepciona um pouco, talvez por ter gerado a expectativa de ser tão bom quanto o grande best-seller do autor.

Na sua terceira empreitada, Grogan resolve voltar a falar das suas próprias experiências e lança De Volta para Casa. Na biografia, o autor conta toda a sua vida com detalhes, desde a sua infância até o momento de publicação do livro. Acho que, para escrever biografias, o autor precisa pensar o seguinte: minha história de vida é super peculiar, bem diferente e vai mexer com os leitores? Se a resposta for sim, acho demais a iniciativa. Outro caso em que vale a publicação de biografias é o fato de se tratar de uma celebridade ou alguém público.

No caso de Grogan, acho que ele percebeu a oportunidade de unir suas habilidades de transformar histórias comuns em textos bem elaborados e agradáveis de ler ao fato de ter se tornado uma pessoa pública, mais como o "dono do Marley" do que como John Grogan, o escritor.

Pontos fortes x Pontos fracos

Confesso que a sua infância católica, suas experiências na escola e com os amigos de rua me entediaram um pouco. O fanatismo de sua família já bastava para tornar a infância dele meio sem graça, mas usar 18 capítulos para falar disso foi um pouco demais. Depois, na segunda parte do livro, a história começou a me interessar mais, a me envolver e a me fazer ter curiosidade pelo que aconteceria depois. No final, chorei, chorei, chorei.

Como esperava, o livro é bem escrito e super envolvente. Vale a pena lutar um pouquinho para passar os 18 primeiros capítulos. :)

A vida de Grogan não tem nada de especial, nada que milhares de outras vidas não tenham.

Na verdade, a minha vida mesmo é bem mais interessante e cheia de aventuras.


Só que o jeito com que ele expressa os fatos fazem a leitura ser uma delícia. O livro vale a pena só pela oportunidade de conhecer Richard, seu pai, que lembra o meu em alguns aspectos e que foi responsável pelo momento mais emocionante do livro: a despedida entre pai e filho. Lindo, lindo mesmo! Espero poder ter tempo de me despedir do meu, quando a hora dele chegar (daqui a uns 100 anos, claro).

Não deixe de espiar o site do livro!

E, aqui, tem outras resenhas sobre De Volta para Casa. Confiram:

Sobre o Autor

John Grogan cresceu em Orchard Lake, Michigan, nos arredores de Detroit, e tem graduação pela Central Michigan e pelo Ohio State. Passou mais de vinte anos como jornalista vencedor de muitos prêmios em Michigan, na Flórida e na Pensilvânia e, mais recentemente, como colunista do Philadelphia Inquirer.

Também é ex-editor da revista Organic Gardening, da Rodale.Seu primeiro livro, Marley & Eu, foi um sucesso de vendas no mundo todo e, justamente por isso, foi transformado em filme. Além deste best-seller, há o Cachorros Encrenqueiros se Divertem Mais, em que conta as mais inusitadas travessuras desses fiéis amigos do homem, e de Volta para Casa, seu livro de memórias. Hoje, Grogan vive em uma antiga fazenda na Pensilvânia com a esposa e os três filhos.

19 comentários:

  1. Nossa, pela capa nao da pra imaginar o conteudo!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. já li em um outro blog sobre esse livro... parece ser mto bom msm.. bjks

    ResponderExcluir
  3. Carlinha,

    lindo lay-out, bela imagem lá no cabeçalho.
    sobre o post, visitei o site do livro. Continue nos influenciando com suas indicações...
    abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  4. Vou começar a lê-lo assim que terminar Delírios de Consumo, mas não li Marley e Eu, vamos ver se vou gostar... O jeito que ele escreve assim como você relatou já vi muitos elogiarem!!!

    Bj

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla!
    Obrigada pela passagem lá no meu blog.:)

    Gostei muito desta resenha e nem me importava de ler este livro de John Grogan. Não sei é se existe editado cá em Portugal.

    Bjokinhas***

    ResponderExcluir
  6. Ahh, quando o autor sabe escrever, mesmo a história mais sem graça passa a ser interessante! E isso o Grogan parece saber fazer muito bem!

    Xerus
    =***

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla! Estou super com vontade de ler esse livro! Ainda não li Marleu e Eu, mas me foi tão bem recomendado que já entrou pra lista. E De volta pra casa tb parece ser mt bacana(ainda mais depois de sua resenha)!

    Beijos, tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  8. Oii,
    Estou louca para ler esse livro!Li Marley e eu e adorei,achei emocionante,principalmente a parte em que Marley morre...Ameei sua resenha!
    Beeijo =)

    ResponderExcluir
  9. Oi Carla! Resenha ótima, gosto de gente que fala de verdade o que achou, nem sempre um livro que gostamos muito fluiu legal durante todas as páginas.....existem tropeços que devem ser mencionados.
    Este não é o estilo de livro que eu curto, mas está TODO MUNDO falando bem, então, acho que devo dar uma chance!
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Carla primeiramente gostaria de dizer que é a segunda vez que aqui venho e tem me agradado. Desta vez leio sobre o autor de Marley. Ainda não vi o filme, nem li o livro; por hora também não li este livro De Volta para casa. Gostei da resenha, passa bem o que você acha do livro. Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla,

    Sua resenha ficou ótima... parabéns e obrigada pelo carinho frequente...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  12. Oi Carla,
    Não vou ler seu post, pois estou terminando a leitura dele, assim que fizer minha resenha venho para ler a sua.
    bjinhos.
    Michele

    ResponderExcluir
  13. Eu li Marley e eu, e foi uma ótimo surpresa, pq eu geralmente não li esse tipo de livros, mas acredita que eu chorei lendo?? dai fui ver o filme, e decepção!
    E pela sua resenha esse livro parece ser bom.

    bjsss

    ResponderExcluir
  14. Sou como vc... Não julgo a capa pelo conteúdo do livro. Para eu escolher um livro tenho que ler a sinopse. Se me agradar, eu o leio...
    Mas vc fala mto bem desse livro, e li no site do livro uma pequena parte dele. Achei interessante... Talvez o leia algum dia...

    bjinhos

    ResponderExcluir
  15. Carla!
    Acompanho o blog da Tathy, "Os livros da minha estante" e vi seu post lá. Fiquei curiosa e acessei. Gostei muito do que vi, principalmente por compartilhar da mesma paixão pelos livros. Agora está nos meus favoritos.
    Também tenho um blog sobre o assunto. Se quiser visitar, será bem-vinda.

    ResponderExcluir
  16. Oi Carla!
    Acompanho o blog da Tathy, "Os livros da minha estante", e vi seu comentário lá. Fiquei curiosa e acessei seu blog. Gostei muito do que vi e li, principalmente por compartilharmos da mesma paixão por livros. Já está nos meus favoritos.
    Também tenho um blog, se quiser visitar, será bem-vinda.

    ResponderExcluir
  17. Carla,

    Tanto comentários positivos desse livro...
    Vou ter que ler mesmo...
    Só nao gostei de ter que passar por 18 capitulos antes da estoria engrenar...

    Bjos,

    ResponderExcluir
  18. Confesso que não tive curiosidade de ler esse livro mesmo sendo de um autor tão badalado. Fiquei pensando se valeria a pena ler sobre uma vida comum. rsrs
    Acho que biografia só vale de pessoas que, de certa forma, mudaram um pouco o mundo
    Beijos,
    Mari
    www.rosas.nadiapag.com

    ResponderExcluir
  19. Adorei a parte em que você diz ser a sua vida mais emocionante do que a do autor. Muito espirituoso!

    Beijos

    ResponderExcluir