quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Memórias de uma Gueixa - Arthur Golden - Ed. Imago

Memórias de uma Gueixa é um livro bem complexo. A leitura não é fluida, porque o livro acaba sendo mais um documentário escrito do que uma história de ficção. Li cada página cuidadosamente, com muita atenção, e por isso mesmo demorei bastante pra terminar esta leitura.

O livro disseca a vida das gueixas do Japão, cada detalhe, toda a rotina, todos os perrengues que elas passam e como a vida delas se resume a servir e a aceitar seu destino resignadamente. 


Paralelamente, há uma história de amor platônico entre a protagonista e um homem anos mais velho, que ela leva consigo durante toda a sua vida. Li todo o livro com a expectativa de que eles ficassem juntos, porque você vai se apaixonando pela inocência e pela resignação de Sayuri, que chama a atenção por ter nascido com olhos azuis, mesmo sendo japonesa. Com tanto sofrimento e tantas provações, esse amor que ela nutre pelo "presidente" acaba sendo, muitas vezes, o motivo pela qual ela levanta todos os dias para seguir em frente. 

Sobre o Autor

Arthur Golden (Chattanooga, Tennessee, 1956) é um escritor norte-americano e autor do bestseller Memórias de uma Gueixa, livro que foi adaptado ao cinema em 2005 com interpretações de Ziyi Zhang e Ken Watanabe e dirigido por Rob Marshall.

Arthur Golden formou-se em Harvard em 1978 em História de Arte, especializando-se em arte japonesa. Em 1980 fez um mestrado em Artes dedicado à história japonesa, na Universidade de Columbia, onde também aprendeu mandarim. Depois de um Verão na Universidade de Pequim, foi trabalhar para uma revista em Tóquio. Em 1988 fez um M.A. sobre Inglês na Universidade de Boston.

Viveu e trabalhou no Japão, e desde essa época tem ensinado escrita criativa e literatura na área de Boston. Vive em Brookline, Massachusetts, com a mulher e os filhos. 


Fonte: Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário