Memórias de uma Gueixa é um livro bem complexo. A leitura não é fluida, porque o livro acaba sendo mais um documentário escrito do que uma história de ficção. Li cada página cuidadosamente, com muita atenção, e por isso mesmo demorei bastante pra terminar esta leitura.
O livro disseca a vida das gueixas do Japão, cada detalhe, toda a rotina, todos os perrengues que elas passam e como a vida delas se resume a servir e a aceitar seu destino resignadamente.
Paralelamente, há uma história de amor platônico entre a protagonista e um homem anos mais velho, que ela leva consigo durante toda a sua vida. Li todo o livro com a expectativa de que eles ficassem juntos, porque você vai se apaixonando pela inocência e pela resignação de Sayuri, que chama a atenção por ter nascido com olhos azuis, mesmo sendo japonesa. Com tanto sofrimento e tantas provações, esse amor que ela nutre pelo "presidente" acaba sendo, muitas vezes, o motivo pela qual ela levanta todos os dias para seguir em frente.
Sobre o Autor
Arthur Golden (Chattanooga, Tennessee, 1956) é um escritor
norte-americano e autor do bestseller Memórias de uma Gueixa, livro que
foi adaptado ao cinema em 2005 com interpretações de Ziyi Zhang e Ken
Watanabe e dirigido por Rob Marshall.
Arthur Golden formou-se em Harvard em 1978 em História de Arte,
especializando-se em arte japonesa. Em 1980 fez um mestrado em Artes dedicado à história japonesa, na Universidade de Columbia, onde
também aprendeu mandarim. Depois de um Verão na Universidade de Pequim,
foi trabalhar para uma revista em Tóquio. Em 1988 fez um M.A. sobre
Inglês na Universidade de Boston.
Viveu e trabalhou no Japão, e desde essa época tem ensinado escrita
criativa e literatura na área de Boston. Vive em Brookline,
Massachusetts, com a mulher e os filhos.
Fonte: Skoob
De Mim para Nós
Há 13 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário