skip to main |
skip to sidebar
O livro foi escrito em 1862 e continua sendo um exemplo do puro romance que agrada mulheres de todas as idades. Cheio de tragédia e sofrimento, o livro é leitura obrigatória para quem vai prestar vestibular ou para quem quer conhecer melhor os clássicos da literatura portuguesa.
Ao pesquisar sobre a obra, soube que, segundo Castelo Branco, o livro foi escrito em 15 dias em 1861, quando ele estava preso na cadeia da Relação, na cidade do Porto, por ter se envolvido em questões de adultério. Ou seja, dom é dom! :)
O livro trata de um assunto muito recorrente nos clássicos românticos: dois jovens apaixonados que pertencem a famílias rivais. O livro é narrado por um sobrinho do personagem principal.
A história se passa em Viseu, no século XIX. Lá, as duas famílias, os Albuquerques e os Botelhos, tornam-se inimigos por conta de um litígio em que o corregedor Domingos Botelho deu ganho de causa contrário aos interesses dos Albuquerques. Simão é um dos cinco filhos do corregedor e apaixona-se por Teresa, filha do inimigo de seu pai.
A partir daí, Simão, que começa a história como um jovem explosivo, encrenqueiro e que chegou até a ser preso torna-se um herói, com nobres atitudes e temperamento perfeito, tudo por causa do amor que sente por Teresa.
O drama começa quando as famílias descobrem o namoro. Aí entram em cena o sofrimento, as correspondências, a obrigação de Teresa casar-se com um pretendente ou ir para um convento e até uma apaixonada por Simão que, de tanto amor que sente, prefere ajuda-lo a ficar com Teresa do que vê-lo infeliz.
Não vou contar detalhes da história, mas o nome já diz que o amor, pelo menos no livro, leva somente à perdição de todos que o sentem. É drama da maior categoria, exagerado ao extremo, carregado de dor e desespero. Mas, eu adorei! Adorei me transportar para aquela época e lembro que, quando comecei a ler, não consegui desgrudar do livro até chegar à última página.
Sobre o Autor
Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco nasceu em Lisboa a 16 de Março de 1825. Camilo foi registado como filho de mãe incógnita, pelo que se diz, porque o seu pai e a sua avó não queriam que o nome Castelo Branco estivesse envolvido com alguém de tão humilde condição. A morte do pai obrigou-o a ir viver em Trás-os-Montes.
Como era uma criança sensível e muito inteligente, vai sofrer grandes perturbações com todos os acontecimentos da sua infância. Ao longo da sua existência revelou-se um fracassado nos estudos e nos amores. As vicissitudes da vida fazem-lhe crer que a fatalidade e a desgraça são destinos dos quais não pode escapar.
Foi um profissional das letras multifacetado, cuja obra o posicionou com uma das figuras mais eminentes da literatura portuguesa. Suicidou-se a 1 de Junho de 1890, na freguesia de Ceide, Vila Nova de Famalicão. Onde comprarOs lugares mais baratos que encontrei foram: Americanas,
por R$ 9,49 e Submarino, por R$ 9,90.
que bom voltar aqui...
ResponderExcluirMaurizio
Oi querida:)
ResponderExcluirEu li este livro na escola há muuuuitos anos e não gostei. Era desgraça demais para a menina que lia na época. Será que vale uma releitura?
Bjks
Alê
Camilo foi realmente fantástico! Escreveu muito e com muita qualidade! Praticamente viveu para escrever e escreveu pare viver! E só se suicidou porque uma cegueira decorrente de sífilis o impediu de continuar escrevendo...
ResponderExcluirEle foi grande!
eu adoro esse livro. eu passei um tempo no interior com minha tia e o livro estava lá. devorei-o. depois vi a novela paixões proibidas q foi ambientada no romance. livremente, é claro, mas uma bela. novela. inclusive os dois atores q fizeram o casal protagonista lembravam bem a imagem que tive do casal no livro. beijos, pedrita
ResponderExcluirTípico livro que a tia Cotinha da escola força vc a ler e vc já o olha com cara feia sem ao menos abri-lo..rsrs..
ResponderExcluirParece ser um livro emocionante. Daqueles que não são esquecidos tão facilmente. Obrigada pela dica! bjos
Oi querida!
ResponderExcluirAinda não li esse livro, mas é um dos clássicos que eu ainda tenho de ler!!!
Bjs
Depois dá uma forcinha lá na promoção que está rolando no blog!!!!!!!
http://amormisterioesangue.blogspot.com/2010/04/primeira-promocao-do-amor-misterio-e.html
acho que ja vi um filme com este nome Carlinha.
ResponderExcluireu emagreci 5 kilos, mas te falo, vale a pena tomar pq tudo fica melhor na vida.rsrs e não tem gosto ruim não viu? vai firme rsrs
bjsss
Olá Carlinha linda!
ResponderExcluirHá um presente no meu blog que quero partilhar contigo... dessa forma quero que participes da minha alegria... se o desejares leva-o... ficaria muito feliz...!!!
Um beijo.
Alma Inquieta
Esse ainda não li. Em geral gosto bastante da literatura portuguesa.
ResponderExcluirA promoção tá no endereço abaixo:
ResponderExcluirhttp://amormisterioesangue.blogspot.com/2010/04/primeira-promocao-do-amor-misterio-e.html
Obrigada flor!
Esse eu li pro vestibular! Li com tanta atenção que mal reconheci o resumo! hahaah Acho que vale uma segunda chance!
ResponderExcluirBeijo e saudades!!
Mais um livro que não li e a sua resenha despertou o meu interesse por ele. Fiquei estupefata que o autor escreveu "Amor de Perdição" por apenas 15 dias! Incrível! Beijos e bom domingo!
ResponderExcluirAinda não li. Mas antes de lê-lo está na frente da fila dos clássicos "Madame Bovary". Depois quem sabe... "Amor de perdição" e "Amor de salvação" já estão aqui na estante esperando por mim...rs.
ResponderExcluirParece ser boa, a história... gostei! :) Ótima resenha ^^
ResponderExcluirBeijos
Camilo Castelo Branco é um dos escritores portugueses que quero mesmo ler, ainda que saiba que é provável eu não gostar. Tinha uma ideia diferente dele, mas depois de ler a tua opinião, já me encontro mais motivada!
ResponderExcluirComeçei o hábito de ler na adolescência
ResponderExcluireste foi o meu primeiro livro de literatura portuguesa, a trajetória da menina á marcante! Parabéns pelo Blog.
http://manunatureza.blogspot.com/