quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A Cidade do Sol - Khaled Hosseini - Nova Fronteira

Comprei o livro com 50% de desconto em uma feira de livros da Universidade de São Paulo (USP). Li A Cidade do Sol um tempinho depois de ter lido O Caçador de Pipas, com o intevalo de um livro entre as duas leituras. Depois que terminei, fiquei tentando decidir, por horas, de qual eu havia gostado mais.

O Caçador de Pipas, sobre o qual já comentei aqui no blog, veio cheio de expectativas, por já ser um sucesso mundial e ter sido recomendado por vários amigos. Mesmo assim, minha expectativa, que já era alta, foi superada pelo brilhantismo com que o autor descreve as cenas, os personagens, os pensamentos e os sentimentos ao longo da história.

Já A Cidade do Sol veio sem expectativas, apenas com a certeza de ser uma história muito bem escrita, porque já conhecia o dom do autor. Fiquei simplesmente viciada no livro. Senti raiva, pena, dor, ódio, revolta, todos os sentimentos misturados numa experiência única que me envolveu pelos poucos dias que demorei pra "engolir" a publicação.

Para as mulheres, a identificação acontece logo nas primeiras páginas e serve para avaliarmos e pensarmos sobre nossa condição, nosso papel na sociedade e sobre como a cultura pode mudar a visão de mundo e o sentido de certo e errado das pessoas. Incrível!

Entenda porque é tão especial


A maneira com que o livro foi construído, separado por capítulos que levam o nome ora de uma, ora de outra personagem (o livro gira vem torno de duas mulheres, as pesonagens centrais da história), faz com que nos alternemos no mundo de cada uma, aumentando o envolvimento e a curiosidade para saber o que acontece a seguir. Até que, então, as duas se cruzam na história e, aí, o envolvimento fica maior ainda.

Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rasheed, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as coisas nem sempre seguem o curso que deveriam...

Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as coisas nem sempre seguem o curso que deveriam...

Os leitores se manifestam

No submarino, que quase nunca tem comentários nas páginas de livros, enconotrei quase quatro páginas de comentários sobre A Cidade do Sol. O fato reflete o quanto o livro mexe com os leitores. Copiei os melhores, para ilustrar a importância, qualidade e potência da obra:

  • Se há uma palavra para descrever Mariam e Laila, neste livro, está é DIVINDADE. Duas mulheres que sofrem e vivem intensamente sob a opressão de um país e de um marido louco. Um livro que te faz viajar ao Oriente Médio e te faz entender por que aquela região e porque aquele povo é o que é nos dias de hoje. Uma lição de amor, superação, espiritualidade e acima de tudo, de cultura. Este livro é simplismente maravilhoso!
  • Khaled Hosseini sem dúvida é o melhor escritor da atualidade. É um livro simplesmente maravilhoso que me fez chorar por horas e refletir durante dias em como nós mulheres, temos conflitos em comum mesmo em distantes partes do mundo e pensar em tudo que uma mulher abre mão sem pedir absolutamente nada. Há uma Mariam em cada uma de nós.
  • Não tem como avaliar de outra forma, é realmente um dos melhores que já li. Um passeio não tão agradavel pelas ciades do oriente, porém incrivelmente envolvente pelo seu cunho histórico. Um homem retratando a opressão feminina que mesmo sendo vivida em uma cultura diferente da ocidental, não tem como não se identificar. A ostentação masculina é universal e não importa a nacionalidade as mulheres sempre sofrerão a opressão dela. É o pater erguendo a lei, e ai de quem tentar burla-la.
  • Li em cinco dias pois a história é extremamente instigante. Apesar de ser um livro de ficção, nos faz refletir sobre vários temas reais como a submissão e humilhação a que as mulheres de radicais afegãos são submetidas, a difícil vida num país em guerra, a importância da amizade verdadeira e a dura realidade de que a vida nem sempre é como gostaríamos ou tem um final feliz. Apesar de muito triste e impossível de não se emocionar, é uma ótima leitura.
Sobre o Autor

Hosseini nasceu em Cabul, capital do Afeganistão. Sua mãe era professora de uma escola de segundo grau para garotas em Cabul. Seu pai se envolveu com o Ministério do Exterior afegão. Em 1970, o Ministério do Exterior enviou sua família para o Teerã, no Irã, onde seu pai trabalhou para a Embaixada Afegã. Em 1973, Hosseini e sua família retornam à Cabul. Em Julho de 1973, na mesma noite em que nasce o irmão mais jovem de Hosseini, o reino do Afeganistão muda de mãos através de um golpe sem derramamento de sangue.

Em 1976, Khaled Hosseini e sua família se mudam para Paris por conta do novo emprego do seu pai. Eles não voltam ao Afeganistão porque, enquanto estavam em Paris, comunistas tomaram o poder do país por meio de um golpe cruel. Deste modo, foi consentido à família Hosseini asilo político. Suas propriedades foram todas deixadas no Afeganistão e eles foram forçados a sobreviver com ajuda governamental por um curto período.

Hosseini formou-se na escola secundária e inscreveu-se na Universidade de Santa Clara, onde ganhou título de Bacharel em Biologia. Após alguns anos, ele ingressou na escola de Medicina na Universidade da Califórnia, onde recebeu o título de Doutor em Medicina. Khaled Hosseini continua praticando medicina, é casado com Roya Hosseini e tem dois filhos, Haris e Farah.

O que você acha: será que esse vira filme também?

23 comentários:

  1. hj em dia qqr coisa vira filme, a primeira coisa q alunos pensam qdo devem ler um livro é se tem filme sobre ele, rsrsrs. Parece ótimo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com muita vontade de ler este livro.
    Bom blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. já li o caçador de pipas e me disseram q a cidade do sol é bem melhor.... bjks

    ResponderExcluir
  4. CArilinha, quase comprei esse livro e o Caçador de pipas...... promoção de 9,90!
    :) + vai ficar na listinha :)

    bjss, e adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com imensa vontade de ler esse livro!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do livro. E gostei também do blog, bastante. Parabéns,
    tati cavalcanti

    ResponderExcluir
  7. Ola

    Deixei um miminho no blogue chuva de livros para você.

    Beijinho e boas leituras

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é incrível.
    Gostei muito dele.
    BjOss

    ResponderExcluir
  9. Olá! Agora estou convencida em ler o livro!
    E obigada pela visita.
    beijis

    ResponderExcluir
  10. Oi, Carla,
    Sinceramente nunca tive vontade de ler os livros desse autor, mas acho q é provável que Cidade do SOl vire filme tb sim !
    Bjos,
    Paulinha

    ResponderExcluir
  11. Esse livro está em oferta por R$ 9,90 na Saraiva, acho que vou comprar então. Tenho o Caçador de Pipas, mas li dois capítulos e larguei. Tenho que retomar... Beijosss!
    Ahh vou colocar o link do teu blog lá no meu! Agora sim, fuiii. :p

    ResponderExcluir
  12. Minha irmã vive insistindo para que eu leia este livro e O caçador de pipas, mas depois do filme eu criei uma resistência enorme!!! Não consigo nem começar a ler!

    Xerus
    =***

    ResponderExcluir
  13. Oiii!
    Passando para conhecer novos blogs, novos pensamentos, novas pessoas!
    Amei seu post!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  14. Carla, vc representou no post o que senti quando li a Cidade do Sol....identificação, raiva, pena, indignação...tanta coisa junta!
    Adorei o livro, mais que o Caçador de Pipas, talvez pelos personagens femininos terem um apelo especial junto à nós mulheres.
    Excelente resenha, me fez ficar com saudade de Marian e Laila!
    Bj

    ResponderExcluir
  15. oi Carla!!!obrigada pela visita...e volte sempre...

    Simplismente adorei este livro, é imossível se manter indiferente ao sofrimento daquelas mulheres...realmente é uma leitura que vale a pena..

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Oii,
    Eu tô aqui ainda com o caçador de pipas mas ainda não começei a ler pretendo comprar este só quando terminar o caçador de pipas,ou pelo menos começar rsrs
    Adorei sua passadinha lá no meu blog,obrigada pelo coment fique a vontade para linkar meu blog (propaganda a gt não dispensa rs)
    Sério fiquei mt feliz com a sua visita,você será sempre Bem Vinda lá!
    Beeijo =)

    ResponderExcluir
  17. Olá

    Deixei um miminho no meu blog para ti!

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  18. É verdade sim, o primeiro sentimento que experimentamos ao ler o livro é de indignação. Não sei como ainda no século XXI mulheres podem viver assim...
    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Oi Carla, eu adorei o livro e tive os mesmos sentimentos que você e chorei muito. Já leu Princesa A história real da vida das mulheres Árabes por trás dos negros véus?
    É da Jean P. Sasson, se não leu, leia, pois você vai amar.
    Também li o Caçador de Pipas e me emocionei demais, mas não gostei do filme, embora tenha sido muito fiel ao livro achei que os atores não conseguiram passar emoção, os achei muito frios.
    Beijos querida e parabéns pelo teu espaço é bom demais!!!

    ResponderExcluir
  20. Carla...

    Em primeiro lugar, meu Deus, suas resenhas são perfeitas, adoro todas as informações que você posta sobre o livro. No Submarino esse livro está 9,90 e eu estou, compro, não compro, depois de ler sua resenha VOU COMPRAR, parece ser uma história especial...

    Obrigada por compartilhar tanta coisa boa...
    Adoro seu blog =D

    Bom final de semana...

    Bj

    ResponderExcluir
  21. Carla, esse é o próximo livro da minha fila. Estou ansiosa para lê-lo porque minha amiga e meu namorado amaram e falm sempre bem. Mas todos nós nos interessamos por sermos fãs de "O Caçador de Pipas". Perfeito!
    Beijos,
    Mari
    www.rosas.nadiapag.com

    ResponderExcluir