quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O Segredo do Hamas - Rafael M. Palermo - LCTE Editora

O Segredo de Hamas é uma obra policial de tirar o fôlego, como diz a sinopse do livro. E é mesmo! Você lê uma página já pensando nas revelações e desdobramentos que virão na próxima.

A história traz um plano de fundo real, em combinação com fatos ficcionais, o que dá um gosto todo especial à trama. Os capítulos são construídos de maneira irregular. Você termina um capítulo sabendo de um fato que terá toda a sua explicação dada apenas alguns capítulos a frente.

Do mesmo modo, pode começar a ler um capítulo que traz a história do ponto de vista de um outro personagem, mas que acaonteceu exatamente ao mesmo tempo em que os fatos narrados no capítulo anterior.

A maneira com que o livro foi escrito me lembra filmes como Crash e Babel, em que histórias começam a ser contadas separadamente, mas que acabam se juntando no final e dando um sentido perfeito aos fatos.

Imagino o quanto deve ter sido complicado escrever um livro nesses moldes, ainda mais porque aprendemos desde pequenos que uma história deve ter início, meio e fim, sempre nessa rodem. Talvez seja por quebrar esse paradigma que achei o livro tão interessante e instigante. Por ser apenas o segundo livro escrito por Rafael Palermo, não imaginei que fosse gostar tanto. Mas, a história é tão amarrada e tão carregada de realidade que eu adorei a experiência.

Por outro lado, exatamente por ser o segundo livro de sua carreira como escritor, Palermo talvez tenha pecado em alguns pontos. Por exemplo, já que a história é construída de maneira não linear, desafiando o leitor a mergulhar na história para não se perder, fica estranho todos os fatos serem tão bem explicados, às vezes mais de uma vez. Parece que a dúvida de estar sendo claro na narrativa acabou por subestimar o leitor.

Outro ponto que notei foi a repetição de algumas palavras no mesmo parágrafo. A leitura fica mais agradável e o autor passa mais credibilidade quando recheia o livro com um vocabulário rico, abusando de sinônimos ou simplesmente cortando palavras desnecessárias, que não deixam o texto parecer repetitivo.

Porém, esses dois fatos não apagam o brilho da obra, que é uma ótima pedida para quem gosta de adrenalina, história, tramas bem amarradas, ação e um final que mexe com a emoção de qualquer um.

Mas, o livro é sobre...

Um jovem pianista brasileiro decide visitar a terra de seus antepassados – Israel - em novembro de 2004. Tudo começa a dar errado quando, ao desembarcar, ele é assaltado e perde todo seu dinheiro e documentos. Em meio à busca por ajuda, acaba perdendo a memória num atentado à embaixada brasileira e vê em Joseph Sukur, um simpático palestino, sua chance de sobrevivência.

Mas nem mesmo Joseph poderá ajudá-lo quando um segredo de enormes proporções cai em seus ouvidos. O Segredo de Hamas é uma obra de ficção que se passa em uma zona real de conflito, e levanta ironias e questões de uma guerra que parece não ter fim.


Sobre o Autor

Conheci Palermo há alguns anos, quando trabalhamos juntos em uma produtora digital. Na época, ele lançava seu primeiro livro, Estupidez Crônica. Li os dois e é notável a evolução do escritor. Gostei infinitamente mais de O Segredo de Hamas.

Palermo é redator publicitário e, além de esccritor, é músico nas horas vagas. Mora em São Paulo e, aos 28 anos, já tem dois livros publicados. E aposto que o terceiro já está sendo planejado...

16 comentários:

  1. Parece ser interessante.. :)

    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla...bom dia!!!

    Também estou lendo Eu Prisionei das Farc, vamos compartilha depois, hehehe!!!

    Um excelente final de semana querida!!

    Paz!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Opa, parece ótimo! Bem meu tipo!
    Obrigada pelo comentário, realmente somos privilegiadas por sermos amadas e correspondidas! Bjão

    ResponderExcluir
  4. Carla!
    Não pareçe muito o tipo de livro que eu gostaria de ler,acho que eu não iria entender nada,ia ter que ficar voltando no dicionário toda hora!
    Obrigada pelo comentário no meu blog,retribuindo deixei lá dois selos para você!Beijooooooos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carla!
    É tão bacana ver a evolução de um escritor que conhecemos, né?

    P.S.: A série Crepúsculo é para adolescente mesmo. Ah, mas eu adoro! haha

    Beijos,
    Mari
    www.rosas.nadiapag.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Amiga!

    Tenho três coisinhas fofas para te oferecer!

    Excelente fim de semana!

    Beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  7. Parece ser realmente interessante. E nunca tinha ouvido falar =/
    Vou anotar aqui ;)
    Beijinhos
    Lili

    ResponderExcluir
  8. Participe do sorteio no http://daestanteaojardim.blogspot.com/ do livro POBRE NÃO TEM SORTE - Leila Rego!

    Conto com sua participação!
    E boa sorte :D

    Bjos
    Vinha.

    ResponderExcluir
  9. gosto de livros policiais. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  10. Hum... Parece bom! interesei agora ^^
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  11. Eita, Carla, então esse livro deve ser inapropriado para pessoas ansiosas, a não ser que elas tenham todo tempo do mundo para lê-lo de uma vez! rs

    Xerus
    =***

    ResponderExcluir
  12. Adoro livros e filmes ambientados em Israel.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que bacana ler algo de um escritor que vc conhece de fato! Tb já tive essa experiência!
    Postei alguns esclarecimentos sobre o Projeto 12 Livros em 12 Meses, se quiser conferir...
    Bjos e boa semana!
    Paulinha

    ResponderExcluir
  14. Deve ser muito legal conhecer um autor assim...boa dica!
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Carla querida...

    Passando aqui para lhe desejar uma ótima semana!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir