sexta-feira, 10 de julho de 2009

O Eterno Marido - Fiódor Dostoiévski - Editora 34

Comprei esse livro porque sempre quis ler Dostoiévski e (olha a sinceridade!) também porque ele estava mega baratinho na feita do livro, na USP, ano passado

A história é ótima e gira em torno de uam dúvida. Pavlovitch era um antigo amigo do personagem principal, Veltchaninov. A mulher do amigo era amante de Veltchaninov e, quando ele reencontra seu amigo, depois da morte da ex amante, vê que eles têm uma filha e logo começa a cogitar a hipótese de ser o pai da menina.

O amigo traído mantém um tom irônico durante toda a trama, que faz a vontade de ler a próxima linha crescer, para tentar descobrir se ele já sabia de tudo ou não.

Os aspectos psicológicos dos personagens, os diálogos fortes, bem contruídos e inteligentes, bem como o suspense que vai crescendo com o decorrer da história são os pontos fortes da obra. O humor negro, sempre presente nos escritos do autor, está também presente em O Eterno Marido.

Sobre o Livro

Foi escrito em 1870, em plena maturidade do autor. Muitos criticos, como André Gide , consideram-no uma dos mais bem acabados romances curtos de Dostoiévski.

Sobre o Autor

Fiódor Mikhailovich Dostoiévski (1821 - 1881), foi um dos maiores escritores da literatura russa. Epilético, teve sua primeira crise depois de saber que seu pai fora assassinado. Sua primeira produção literária, aos 23 anos, foi uma tradução de Balzac ("Eugénie Grandet").

No ano seguinte escreveu seu primeiro romance, "Pobre Gente", que foi bem recebido pelo público e pela crítica.
Em 1849 foi preso por participar de reuniões subversivas na casa de um revolucionário, e condenado à morte. No último momento, teve a pena comutada por Nicolau 1o e passou nove anos na Sibéria, quatro no presídio de Omsk e mais cinco como soldado raso.

Descreveu a terrível experiência no livro "Recordações da Casa dos Mortos" e em "Memórias do Subsolo".
Entre suas obras destacam-se: "Crime e Castigo", "O Idiota", "O Jogador", "Os Demônios", "O Eterno Marido" e "Os Irmãos Karamazov". Publicou também contos e novelas.

Criou duas revistas literárias e ainda colaborou nos principais órgãos da imprensa russa.
Seu reconhecimento definitivo como escritor universal surgiu somente depois dos anos 1860, com a publicação dos grandes romances: "O Idiota" e "Crime e Castigo". Seu último romance, "Os Irmãos Karamazov", é considerado por Freud como o maior romance já escrito.

10 comentários:

  1. Oi, Carla!
    Eu também tenho muita vontade de ler Dostoiévski, mas sempre acabo lendo outros livros e deixando para depois. E o fato de um livro estar barato agiliza esse processo. haha
    Beijos,
    Mari

    www.rosas.nadiapag.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla! De Dostoiévski, sempre quis ler Crime e Castigo, um dia quase comprei mas vi outro livro que me interessava mais e acabei comprando ele, mas quem sabe um dia acho outro barato de novo, né?
    Olha só, tem um meme com selo pra vc no meu blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Adorei o blog. Parabéns.
    Até.

    ResponderExcluir
  4. Olá Carla,

    de Dotoiévski comcei e ainda não tive 'tempo' para terminar a leitura de Os Irmaos Karamazovi e a Casa dos Mortos.
    Inclusive estava pensando em postar sobre o assunto.
    Recordacao da casa dos mortos é muito bom, porem imagine a intesidade de falar sobre a vida dentro da prisão na Sibera naquela época, entao, até!

    ResponderExcluir
  5. olha só, o primeiro q vc leu dele e esse eu não li. crime e castigo é fácil achar em sebos. os karamazov tb, mas é um pouco mais caro pq o livro é extenso. eu adoro memórias do subsolo. mas meu preferido ainda é o karamazov q comprei na banca há vários anos. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla...
    achar livros baratos sempre me motivam a ler.

    Uma vez entrei num sebo sem querer tava fugindo da chuva, entrei e dei de cara nos livros...!
    Claro que eu saí de lá com um livro. Me segurei pra não comprar muitos {mentira, é que eu tava sem dinheiro!}.

    Eu queria até falar do livro, vou ver se faço uma resenha e mando pra você.
    Quem sabe eu não ganho um espacinho no seu blog...

    Beijooos mil!

    ResponderExcluir
  7. Eu já li alguns Dostoiévski, mas esse ainda não. Vai pra minha listinha.
    Eu gosto muito da literatura de Dostoiévski e de Tólstoi tb. Já leu Ana Karenina? É um dos meus favoritos.
    Bjão

    ResponderExcluir
  8. Oi gatona! Eu adoro ver vc no meu blog. Me orgulho de ter uma leitora tão inteligente.
    Mas nem ando tendo tanto tempo para ler, por isso nem sempre posso opinar aqui.
    Mas hj vou aproveitar para indicar a um amigo que adora livros...

    Bjão.

    ResponderExcluir
  9. Olá Carla!
    Gostaria de acrescentar a leitura de um clássico por mês à minha saga de book addict!!!
    Pensei até em acrescentar um marcador no blog, tipo: "O cult do mês..."
    Na verdade, já comecei até a organizar a coisa...fiz umas comprinhas na Estante Virtual, mas ainda faltam algumas aquisições. Dostoievski está na minha lista, mas pensei em ler Crime e Castigo.
    Enfim....tudo isso para te perguntar: Vc gostou da leitura? Fluiu legal?
    bj

    ResponderExcluir