quinta-feira, 4 de junho de 2009

O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder - Cia. das Letras

Enfim terminei de ler O Mundo de Sofia! O livro é enorme e, apesar de ser um romance que conta a história da filosofia de uma maneira muitos didática, precisa ser lido com bastante atenção e concentração, para que todo o conteúdo seja assimilado de forma satisfatória. Sofia (que significa sabedoria) vive uma vida normal na Noruega até que, sem explicação, começa a receber cartas em sua caixa de correio, com perguntas como “quem é você?” e “de onde veio o mundo”?
A partir daí, Sofia e Alberto (seu professor de filosofia) vão viajando pela história da filosofia e dos principais pensadores desde a antiguidade até os dias atuais. Paralelamente, o enigma sobre quem é Hilde e sobre o porquê de suas vidas serem ligadas vai sendo desvendando aos poucos, até que o leitor percebe que existem muito mais realidades do que se podia imaginar. Mas você só conseguirá se envolver mesmo com a história se ficar na ponta da pelugem do coelho branco tirado da cartola. :)


Você aprende, diverte-se e ainda lê um livro muito bem elaborado. Mas, o melhor de tudo é você começar a levantar questões filosóficas e tentar responder as questões com que Sofia se depara. Quando você menos percebe, está pensando alto sobre como tudo começou, porque a realidade que vivemos pode não ser realmente a realidade absoluta, para onde nós vamos e até que ponto nosso subconsciente interfere na nossa vida. Recomendo!

Nesse site há mais detalhes sobre o livro e sua relação com a história da Filosofia.

Sobre o Autor

O autor
é um escritor norueguês, nascido em Oslo, à 8 de agosto de 1952, que escreve livros infanto-juvenis mesclando filosofia com linguagem de fácil entendimento aos jovens.

O seu trabalho mais conhecido é O Mundo de Sofia, publicado em 1991. Este livro foi traduzido para 53 línguas, existem 26 milhões de cópias impressas, sendo que três milhões delas foram vendidas só na Alemanha. Com isso, passa a ter grande renome internacional, fazendo-o, a partir de 1993, a se dedicar integralmente à produção literária.

20 comentários:

  1. Acredita que eu já tentei ler esse livro várias vezes, mas chega numa certa etapa que eu travo... estranho isso! rssr

    beijos

    ResponderExcluir
  2. menina, esse eu tbm já lí... tava na facul, peguei pelo nome, achei lindo..pensei q fosse uma cosia mas era outra, mas msm assim gostei mto!!! bjkssss

    ResponderExcluir
  3. oi moça....arrumei uma confusão aki menina comentei de um blog no outro... esse blog unijovem ibv é la da minha igreja, num precisa de responder nao, eu tava logada em um respondendo comentarios de outro kkkk bjus

    ResponderExcluir
  4. oi carla!

    jah falaram desse livro pra mim...

    vou colocá-lo na minha lista de proximas leituras..hihi!

    tenho tres livros na espera enkuanto leio dois!

    viciada? nada!hihi!

    bom final de semana!

    beijo grandee!

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse livro! Faz tanto tempo que já está na hora de reler.
    No mês passado li outros do mesmo autor: O Dia do Curinga e o infantil Viagem a um Mundo Fantástico.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é polêmico. É tipo aquele me ame ou me odeie!

    Levei muitos meses para ler, nunca fiquei tanto tempo com um livro rs

    Carla, em compensação adorei seu comentário. E fico agora pensando, que talvez tenha lido num momento inoportuno. Quem sabe um dia tente de novo...Não descarto!

    Beijos e parabéns!
    Lili

    ResponderExcluir
  7. Nunca li, acredita?
    Pois é... rs!
    Mas soube que é muito bom...

    ResponderExcluir
  8. eu não gostei desse livro. achei superficial e equivocado. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  9. ei carla.... passando pra desejar um lindo findi! beijoss

    ResponderExcluir
  10. Já li e recomendo. Maravilhoso!
    Bjão

    ResponderExcluir
  11. oi passando rapidinho, nao vim mais cedo pq tava dodoiiiii :(
    bom fds
    bjs

    depois eu volto com mais calma

    ResponderExcluir
  12. É amanhã que vc entrega seu plano de ensaio!
    Depois conta tudo :o)

    Mudei meu blog para:

    luaith.wordpress.com

    Te espero lá!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  13. Olá, Carla!
    Estou por aqui sempre te visitando.
    Ja tentei ler O mundo de Sofia anos atraz, mas tive que devolve-lo ao dono, amo filosofia que prestei ate vestiba. Vou le-lo quando tiver tempo e puder desfrutar com calma e refletir com vc fez.

    Eu li do mesmo autor ATRAVES DO ESPELHO, chorei, amei, indico, as questoes abordadas sao relacionadas a vida apos a morte e a criaçao do mundo. Separe o lencinho ao chegar proximo ao fim!!
    Bijoss

    ResponderExcluir
  14. Oi, Carla :) Foi uma surpresa muito boa chegar até o seu blog: você fala de uma forma incrível sobre a preciosidade da leitura. Será um prazer você linkar meu blog, com certeza. Aliás, já estou seguindo o seu, se não se importa :)
    Obrigada pela visita - estarei de volta por aqui, tudo bem? ;**

    ResponderExcluir
  15. Cá!!!!
    tem selinho para vocÊ no meu blog!!!

    bjossssssssssss

    ResponderExcluir
  16. Poxa..comecei a ler este livro "numa" temporada na casa da minha tia,tava amando,só que vim embora...
    Vou dar um jeito de cacabar de ler...bjs!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Carla

    Eu amoo esse livro, devorei super rápido e já li um monte de outros do Jostein Gaarder. Adoro o jeito simples dele falar de filosofia. O último que eu li foi agora, Vita Brevis. Também é muito bom. Mas meu preferido é o Dia do Curinga.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Esse livro está ha imenso tempo na minnha wishlist, agora fiquei ainda com mais vontade de o ler!

    ResponderExcluir
  19. Li este livro... a alguns anos e confesso que me surpreendi! O Mundo de Sofia é um livro envolvente que, de forma natural e didática, introduz a História da Filosofia dando rápidas pinceladas sobre o seu desenrolar no Ocidente. Aborda as principais questões estudadas pelos pensadores de todos os tempos, vivo exemplo da inquietude humana e da instintiva busca por referenciais de conduta: Deus, o Universo, o Homem, a Sociedade e a História.

    ResponderExcluir
  20. Li este livro a alguns anos e me surpreendi! O Mundo de Sofia é um livro envolvente que, de forma natural e didática, introduz a História da Filosofia. Aborda as principais questões estudadas pelos pensadores de todos os tempos, vivo exemplo da inquietude humana e da instintiva busca por referenciais de conduta: a Religiao, o Homem, a Sociedade e a História.

    ResponderExcluir