segunda-feira, 1 de junho de 2009

O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini - Nova Fronteira

Mais que uma ótima aula de história, O Caçador de Pipas é uma lição de vida. O livro faz você mergulhar na cultura árabe e viajar para o Afeganistão sem sair do lugar. Todas as descrições dos ambientes, das expressões e dos sentimentos que parecem ultrapassar as páginas do livro são feitas na medida, na linguagem e no momento perfeitos para cativar o leitor sem cansá-lo.

Para nós, que só temos como base a cultura ocidental, é incabível aceitar certos acontecimentos e comportamentos típicos da cultura islâmica. Mas, para eles, os estranhos somos nós. Com todas as guerras e mortes que assolam o país, o povo afegão é sofrido demais, resignado e tem a revolta abafada pelo medo e pela fé na religião e em dias melhores.

No meio de tudo isso, O Caçador de Pipas trata de sentimentos como crueldade, traição, covardia e preconceito de uma maneira chocante. Mas também fala de lealdade, arrependimento, amor e amizade de forma explêndida.

O livro faz chorar, e muito. Não tem jeito. É lindo, mas é triste demais. E é real, infelizmente. Apesar de a história ser uma ficção, é triste pensar que há um monte de Hassans e Sohrabs pelo mundo a fora.

Leia o livro , emocione-se a cada página, aprenda com cada capítulo e faça mil vezes tudo de bom a quem você ama!

Estou sensível, eu sei. E a culpa é do livro! :)

O Filme

O livro virou filme em 2007. Fui ao cinema com muitas expectativas. E adorei! Apesar de o livro ser infinitamente melhor, o filme também emociona, ainda mais a quem leu o livro, porque aí o que faltava no longa metragem era preenchido pelas lembranças do livro. Levei o maridão, que não leu o livro, e ele chorou também. Está provado que o filme, sem ser comparado à publicação, tem seu valor. Confira o trailer:




E depois veio A Cidade do Sol

Depois do sucesso de O Caçador de Pipas, o autor lançou, em 2007, A Cidade do Sol. Comprei correndo, li e fiquei completamente tocada pela história. O dom que o autor tem de envolver o leitor e fazê-lo ficar preso ao livro mesmo dias depois de já tê-lo terminado é incrível! Nem sei dizer de qual deles gostei mais, mas isso e assunto para um outro post...

Sobre o Autor

Hosseini nasceu em Cabul, capital do Afeganistão. Sua mãe era professora de uma escola de segundo grau para garotas em Cabul. Seu pai se envolveu com o Ministério do Exterior afegão. Em 1970, o Ministério do Exterior enviou sua família para o Teerã, no Irã, onde seu pai trabalhou para a Embaixada Afegã. Em 1973, Hosseini e sua família retornam à Cabul. Em Julho de 1973, na mesma noite em que nasce o irmão mais jovem de Hosseini, o reino do Afeganistão muda de mãos através de um golpe sem derramamento de sangue.

Em 1976, Khaled Hosseini e sua família se mudam para Paris por conta do novo emprego do seu pai. Eles não voltam ao Afeganistão porque, enquanto estavam em Paris, comunistas tomaram o poder do país por meio de um golpe cruel. Deste modo, foi consentido à família Hosseini asilo político. Suas propriedades foram todas deixadas no Afeganistão e eles foram forçados a sobreviver com ajuda governamental por um curto período.

Hosseini formou-se na escola secundária e inscreveu-se na Universidade de Santa Clara, onde ganhou título de Bacharel em Biologia. Após alguns anos, ele ingressou na escola de Medicina na Universidade da Califórnia, onde recebeu o título de Doutor em Medicina. Khaled Hosseini continua praticando medicina, é casado com Roya Hosseini e tem dois filhos, Haris e Farah.

12 comentários:

  1. Eu gostei muito dos dois.
    Valem a pena!
    beijão

    ResponderExcluir
  2. Tem selinho para você no meu blog.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Oi Carlinha...menina cometi uma gafe horrível... no post q eu fiz falando de amigos eu falei de vc, mas escrevi Márcia...pense?!
    Confundi Carla Martins como Márcia!! Só eu tapada mesmo, rs

    bjs

    ResponderExcluir
  4. No post: Filosofia sobre a morte 2, onde tem Márcia era p ter Carla...kkk
    me confundi toda....rs

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Ai Cá, eu já li os dois, o filme do caçador sinceramente achei decepcionante, não tem nada do livro, não me passou emoção. Mas o livro amei.
    Mas posso dizer que a cidade do sol eu solucei de chorar, o livro triste gente, eu amei amei mesmo.

    Já te falei que minha irmã é sua xará? minha cunhada tb kkkk e olha as duas chamam Carla Andrea, só na minha familia mesmo hehe

    Vc achou legal sobre o livro? ah Carlinha se puder então posta aqui no seu blog, eu ficarei felicissima

    bjssss

    ResponderExcluir
  6. Cara, sabe que eu peguei birra desse livro e nunca quis ler?
    Igual a Marley e Eu. Era uma febre tão grande que eu me neguei a comprar ou pegar emprestado pra ler. Mas ai, um amigo me deu de aniversário. Li, amei, chorei, me apaixonei ei ei.
    Quem sabe com esse não acontece a mesma coisa né?
    Ai, ai...

    Ah, Roberto Ca

    ResponderExcluir
  7. Deveriam ser mais metas por mês, mas conseguir cumprir uma ou duas já está bom!!!!

    Quero ler esses livros. Só assisti ao filme "O Caçador de Pipas" e esperava mais. Outro dia vi "Às Cinco da Tarde", outra história bem triste e real sobre o Afeganistão.

    ResponderExcluir
  8. esse eu já li.. lindo amei e quero ver o filme agora! beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu já li os dois livros e são ótimos mesmo..mas eu esperava mto maisssssssssss do filme. ;)


    Bjosssssssssssss.

    ResponderExcluir
  10. Terminei semana passada o "Cidade do Sol"... é interessante e ao mesmo revoltante imaginar que isso aconteceu a poucos anos atrás e com certeza continua até hoje. É um livro para ler e refletir.
    bjinhos

    ResponderExcluir
  11. Li um dos livros deste autor: Mil Sóis Resplandencentes e tocou-me imenso. A opinião está no meu blog e também deixei no post a indicação de outras opiniões como a da canochinha. Em relação a este livro, hei-de ler mais tarde. :)

    P.S. _ que tal estás a achar do livro que estás lendo?

    ResponderExcluir
  12. Olá! Li primeiro a Cidade do Sol e gostei muito mais que O Caçador de Pipas....talvez por ser um universo mais feminino....realmente não sei. Mas ambos são bons!
    Um abraço!
    http://alelasorciere.blogspot.com/

    ResponderExcluir