segunda-feira, 3 de agosto de 2009

As Filhas da Princesa - Jean P. Sasson - Record

As Filhas da Princesa é o segundo livro da trilogia escrita pela talentosíssima Jean P. Sasson. Adorei o livro, mas eu já tinha uma empatia antes mesmo de começar, por ter me envolvido tanto com o primeiro, sobre o qual já escrevi aqui. Além de escrever super bem, as histórias são tão revoltantes que ajudam a dar dinâmica e ação à narrativa.

O livro não é tão fabuloso quanto o primeiro, na minha opinião, mas também traz informações reveladoras e revoltantes, e acaba sendo outra ótima experiência. É tão agradável de ler que, mesmo terminando um capítulo e precisando interromper a leitura por algum motivo, acabamos pensando: "só mais uma página" e, quando percebemos, já lemos o livro praticamente inteiro.
O começo da narrativa já ganha alta tensão porque Sasson nos conta que a família real saudita descobre que Sultana (o nome é falso, claro) contou segredos íntimos de sua família para uma escritora, e que o livro faz sucesso em todo mundo. Os relatos enviados via correio e todo cuidado para que a identidade da princesa não fosse descoberta foram em vão. A opressão sobre as mulheres no mundo islâmico ainda é o assunto central do livro que, assim como o primeiro, possui um viés literário.
Nessa obra a atenção sai um pouco da vida da própria Sultana para dar lugar aos acontecimentos envolvendo as duas filhas adolescentes da família. A história conta a reação de cada uma apresenta insconscientemente à opressão e ao meio em que vivem. As filhas de Sultana, Maha e Amani, são sufocadas por um ambiente hostil e restritivo e acabam reagindo a isso de maneiras peculiares, mostrando que riqueza, ostentação e poder não suprem a falta de liberdade e de dignidade.

Além das duas filhas, Sultana conta detalhadamente o sofrimeto da irmã, molestada pelo próprio marido. Porém, muda alguns detalhes da história para tentar manter a identidade dos envolvidos em segredo. Só pela coragem que Sultana tem em tentar, com suas palavras, mudar a vida das suas semelhantes, bem como pelo talento de Sasson, o livro merece ser lido e guardado para que nossas filhas e netas também possam conhecer essa realidade.
Sobre a autora

Jean P. Sasson é autora da trilogia best-seller "Princesa", "As Filhas da Princesa" e "Princesa Sultana", que mostraram ao Ocidente a realidade sobre a vida das mulheres na Arábia Saudita. Seu primeiro livro, o sucesso editorial "The Rape of Kwait", vendeu mais de um milhão de cópias e alcançou o segundo lugar na lista do jornal norte-americano "The New York Times". Sempre envolvida com temas ligados às mulheres, Jean Sasson é americana, viveu na Arábia Saudita e viajou por todo o Oriente Médio.

Há ainda os Livros "Mayada" e "Amor em Terra de Chamas", da mesma autora. Eu já comprei os dois, como vocês podem ver aqui e, assim que tiver lido, publico a resenha. Espero que sejam tão bons quanto a trilogia.

16 comentários:

  1. Essa trilogia é muito boa....recomendo!!!

    bjokasss

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia esa autora.... mas gostei da resenha...pelo que li outro dia, vc adora livros mulçumanos,arábes :) legal isso, eu confesso que ainda não li nada do gênero... apenas romances que tem xeiques lindos e muitooo ricos, bjs e ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Ola

    Também tenho na minha estante estes livrinhos "Mayada" e "Amor em Terra de Chamas" mas ainda não os li. Acho que vou ficar a espera primeiro da sua opinião.

    ResponderExcluir
  4. aiai.. deve ser bom mesmo o livro...
    só de ler esse pokinho jah kero pegar o livro.

    muito petulante mesmo o sujeito do comentário... mas o palácio é bem democrático, cada um que arque com as consequencias do que diz!huhuuhu!

    boa semana pra vc carlinha!

    beijo grandee!

    ResponderExcluir
  5. Poxa, muit legal um blog que busca indicar livros as pessoas, muito boa as análises da história, autor e tudo mais. Amei ^^

    ResponderExcluir
  6. Olá Carla!

    Não conheço a autora e nem essa trilogia, mas me interessei. Fico chocada com as atrocidades cometidas contra as mulheres no oriente, onde nem ser princesa salva...

    Beijo e ótimo dia! :)

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros que retratam a cultura islâmica no tocante à opressaõ que as mulheres sofrem....adorei A Morada do Sol....fiquei com vontade de ler esse, vou conferir seu primeiro post sobre a trilogia!
    BJ

    ResponderExcluir
  8. Gostei da dica Carla... eu ainda não li nada dessa autora, mas pelas suas resenhas fiquei intrigada...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Carla!Tudo bom?
    Carla o livro"As Filhas da Princesa"
    (Jean P. Sasson)é bom?Nunca li!Bjo!

    ResponderExcluir
  10. Oi Carla...

    Estou ansiosa aguardando seu post sobre o livro que está lendo, Memórias do Livro... como li o Senhor March da mesma autora quero ler esse...bjos!!!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!!!

    Para começar o dia bem tem um selinho lá no Compartilhando Leituras pra vc com carinho!!!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  12. Li todos os livros sobre a princesa Sultana. Fiquei muito triste e revoltada. Por outro lado, fiquei admirada com a coragem e a garra de Sultana. Que mulher! Às vezes, me pergunto como está a princesa Sultana nos dias atuais. Como estarão suas filhas, irmãs e outros personagens da triologia? Também li "Mayada" sobre uma mulher da Arábia Saudita, igualmente sofrida numa sociedade hostil. Por causa da sua citação sobre o livro "Amor em Terra de Chamas", você me lembrar que ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Me interessei por esses livros...

    Já leu "O Livro de Salema" de Arlete Castro? É sobre uma menina muçulmana que se converte ao cristianismo. Lindo! Já li duas vezes e me derramei em lágrimas no final.
    Nos agradecimentos ela faz referência a uma princesa Sultana.
    Gostaria muito de ler + sobre esse tema e, principalmente, se o livro for baseado em fatos reais, queria saber o que aconteceu com os personagens.

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho muito interesse em histórias do mundo mulçumano e você está me convencendo a ler coisas sobre as mulheres desse mundo. rsrs
    Beijos,
    Mari
    www.rosas.nadiapag.com

    ResponderExcluir
  15. Também li as filhas da Princesa há muito tempo e adorei!:)

    ResponderExcluir