terça-feira, 12 de maio de 2009

Minha briga com o Islã - Irshad Manji - Francis

O livro é uma carta aberta que revela toda a coragem da muçulmana e lésbica Irshad Manji, inteligente o suficiente para ler o Alcorão e interpretá-lo de maneira lógica e longe do fanatismo e da cegueira que parece pairar sobre seus semelhantes.

Com sinceridade e acidez, a autora revela todas as injustiças e condutas duvidosas praticadas supostamente em nome do Islã. A condição das mulheres é um tema bastante abordado no livro. Bem escrito, o livro é uma ótima referência para quem quer de conhecer melhor os fundamentos do islamismo e ter esclarecimentos sobre a guerra entre palestinos e israelenses.

Como ela cita muitas vezes a realidade dos muçukmanos no Canadá, local onde mora, bem como detalhes aprofundados do Islã, algumas vezes a leitura, para mim, ficou meio cansativa, porque o livro não foi feito pensando nos estrangeiros que vivem de modo completamente diferente daquela realidade. Para nós, acho que o livro poderia ter sido escrito com outra abordagem e dando mais relevância a fatos que, no livro, foram tratados de forma superficial.

Eu me interesso particularmente por livros que tratam da vida dos muçulmanos, principalmente da vida das mulheres. Já li um monte deles e tenho mais um monte na fila. Talvez por ser um livro que junta linguagem jornalística com dados biográficos, o livro traz muitas informações relevantes, mas não tem o apelo emocional que encontrei em outras publicações.

Sobre a Autora

Irshad Manji é jornalista e comentarista de rádio e televisão, escritora, conferencista e empresária de mídia. Nascida em Uganda, foi criada na costa oeste do Canadá. Produziu e apresentou o premiado programa QueerTelevision e atualmente está à frente do programa Big Ideas, além de presidir a VERB TV, um canal que está sendo criado para ajudar os jovens a serem cidadãos do mundo. Confira seu site oficial.

11 comentários:

  1. Amore, há quanto tempo você lê o blog?
    Dá uma olhada nos posts a partir do dia 04 de abril. Você vai saber da história toda.
    O meu namorado de três anos terminou comigo do nada. Tem dias que estou bem, outros que estou no limbo. Mas o tempo vai resolver tudo. O tempo irá me ajudar.
    Bjusss e obrigada pela preocupação

    ResponderExcluir
  2. q mulher corajosa.. parece bem interessante! bjks

    ResponderExcluir
  3. Cáaaaaaaaaaa

    Tb tem aqueka trilogia da Princesa!!! É ótimo!!!
    Estou te devendo aqueles outros livros...estou um pouco atrapalhada mais assim que abrir um espacinho escrevo ok?
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Já me falaram mto bem desse livro. Próximo passeio na siciliano, eu procuro por ele.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Tava faltando pra nós um Alcorão em português. Pelo visto isso vai demorar...
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode adquirir um exemplar do Alcorão em uma mesquita do seu estado. Se onde vc mora, não existe uma mesquita, envie um pedido para uma Associação islãmica que encontra na internet mais proxima de vc. Eles costumam doar o Alcorão.
      Boa sorte.

      Excluir
    2. Ligue para uma associação islâmica mais próxima do seu estado , que eles costumam enviar um exemplar para vc. Ex: Associação beneficiente muçulmana do rio de janeiro.

      Excluir
  6. Oi Carla, tem um selo para vc no meu blog ;)
    Pega lá e faça a sua listinha...

    http://nossosromances.blogspot.com/

    bjsssss
    Lili

    ResponderExcluir
  7. Ah, talvez a história ficasse mais interessante se fosse escrito como romance... Mas deve ser uma grande história a da vida dessa mulher!
    Xerus
    =***

    ResponderExcluir
  8. Oi Carla...

    Deixei um selinho pra você no meu blog... mas pelo que vi a Lili já chegou primeiro... mas valeu a intenção, né??

    bjs
    Dé...

    ResponderExcluir
  9. Vim conhecer teu blog, e gostei daqui. Inteligente e bem escrito. Muito bom,
    Maurizio

    ResponderExcluir