quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O Guardião de Memórias - Kim Edwards - Sextante

Esse foi mais um livro que li voando e que me fazia pensar na história várias vezes por dia, ansiando pelo momento em que eu voltaria a ler. A história é envolvente, super polêmica e bem escrita. Tem como tema central a Síndrome de Down e conta a história de um médico que faz o parto de seus filhos gêmeos. Um nasce saudável e outro com a doença.

Por motivos que vão desde a sua experiência como médico até traumas familiares de infância (que vocês vão descobrir durante a leitura), o homem pede à enfermenira que o ajudou no parto a levar a filha doente para uma instituição.

Para piorar, decide dizer à esposa que um dos gêmeos nasceu morto.
A partir daí, tanto David Henry
quanto sua esposa e seu filho saudável vivem à sombra dessa decisão, que mudou a vida de todos para sempre. Porque a vida é feita de escolhas e, dependendo das que você tiver, vai ter que conviver com as suas consequências.

Um livro lindo que discorre sobre amor, preconceito e, principalmente, sobre lei de causa e efeito. Não foi à toa que o livro vendeu mais de três milhões de exemplares nos Estados Unidos. Desde que eu tinha lido a sinopse, tive vontade de ler. Assim que surgiu a chance, comprei o livro e já emprestei para a família inteira. :)
Síndrome de Down
A síndrome de Down é a forma mais freqüente de retardo mental causada por uma aberração cromossômica microscopicamente demonstrável. É caracterizada por história natural e aspectos fenotípicos bem definidos. É causada pela ocorrência de três (trissomia) cromossomos 21, na sua totalidade ou de uma porção fundamental dele.
A síndrome de Down, uma combinação específica de características fenotípicas que inclui retardo mental e uma face típica, é causada pela existência de três cromossomos 21 (um a mais do que o normal, trissomia do 21), uma das anormalidades cromossômicas mais comuns em nascidos vivos.
É sabido, há muito tempo, que o risco de ter uma criança com trissomia do 21 aumenta com a idade materna. Por exemplo, o risco de ter um recém-nascido com síndrome de Down, se a mãe tem 30 anos é de 1 em 1.000, se a mãe tiver 40 anos, o risco é de 9 em 1.000. Na população em geral, a freqüência da síndrome de Down é de 1 para cada 650 a 1.000 recém-nascidos vivos e cerca de 85% dos casos ocorre em mães com menos de 35 anos de idade.
As pessoas com síndrome de Down costumam ser menores e ter um desenvolvimento físico e mental mais lento que as pessoas sem a síndrome. A maior parte dessas pessoas tem retardo mental de leve a moderado; algumas não apresentam retardo e se situam entre as faixas limítrofes e médias baixa, outras ainda podem ter retardo mental severo.
Existe uma grande variação na capacidade mental e no progresso desenvolvimental das crianças com síndrome de Down. O desenvolvimento motor destas crianças também é mais lento. Enquanto as crianças sem síndrome costumam caminhar com 12 a 14 meses de idade, as crianças afetadas geralmente aprendem a andar com 15 a 36 meses. O desenvolvimento da linguagem também é bastante atrasado.
Algumas das características físicas das crianças com síndrome de Down são:
achatamento da parte de trás da cabeça,
inclinação das fendas palpebrais,
pequenas dobras de pele no canto interno dos olhos,
língua proeminente,
ponte nasal achatada,
orelhas ligeiramente menores,
boca pequena,
tônus muscular diminuído,
ligamentos soltos,
mãos e pés pequenos,
pele na nuca em excesso.

Virou filme
Em 2008, o livro deu origem ao filme de mesmo nome, com Dermot Mulroney no papel do Dr. Henry, Emily Watson no papel da enfermeira e Gretchen Mol no papel da esposa.

Ficha técnica do filme
-->
Título no Brasil: O Guardião de Memórias
Título Original: The Memory Keeper's Daughter
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 88 minutos
Ano de Lançamento: 2008
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.: Sony Pictures
Direção: Mick Jackson

Eu não vi ainda, mas fiquei com vontade. Será que é bom?

Sobre a Autora

Kim Edwards é autora da coleção de contos intitulada The Secrets of the Fire King, indicada para o Prêmio PEN/Hemingway de 1998, e recebeu o Prêmio Whiting e o Prêmio Nelson Algren. Pós-graduada do Seminário de Escritores de Iowa, ela é professora assistente de inglês na Universidade de Kentucky.

"Kim Edwards, uma romancista estreante, escreveu um livro de cortar o coração, alternadamente luminoso e sombrio, literário e cheio de suspense." - Library Journal

15 comentários:

  1. Olá!
    Adorei o teu novo visual!

    Também li este livro e adorei! Se tiveres oportunidade de ver o dvd, não deixes de o fazer.

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  2. OiÊ! Olha eu aqui! hihihi
    Olha, já tinha ouvido falar desse livro, parece muito legal! Não foi feito um filme baseado nele?
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. oiee...

    ai... que legal... eu quero ler tbm... me emprestaa!?!??!
    huhuhu!

    eu gosto desse tipo de livro que faz agente pensar nas que tudo tem consequencia e tudo deve ser pensado...!

    ah, o layout tah lindoo!

    beijo grande carlaa!

    ResponderExcluir
  4. Hum, pela sua excelente resenha, agora fiquei com vontade de ler também! Eu sou um pouco reticente quanto a best-sellers...Mas, fiquei interessada!!

    Beijos
    Lili

    ResponderExcluir
  5. Carla gosto muito de suas resenhas. Você sempre explica sobre o autor, se tem um tema principal discorre sobre ele, acho isso perfeito! Esse livro desde Julho que está na minha lista de desejos e com certeza depois de ler o seu post ele foi para primeiro lugar, será minha próxima aquisição!!!

    Abraços...

    Ótima tarde!

    ResponderExcluir
  6. Dicas, amo-as haha Já anotei na lista... gigamonster por sinal.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oii,
    Eu tÔ lendo Para Sempre Alice e tô adorando!
    Mas eu já comprei esse livro e ele vai furar fila,vou lê-lo depois de Para sempre alice.
    P.s.:Se ele não fosse furar fila não ia lê-lo nunca de tãaao grande que a fila é!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tinha passado na minha cabeça ler esse livro, pois não sou muito chegada nos populares... mas parece interessante. :)
    Adorei conhecer o seu blog! Vou te seguir... rsss
    Bjsss!

    ResponderExcluir
  9. Oi Carla...

    Há tempos eu queria ler esse livro, mas fiquei com receio de ser fraco... depois dessa resenha a vontade voltou com tudo... vou rever meus conceitos...rss..

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  10. Carla, enquanto lia seu post, lembrei da novela "Páginas da Vida" que teve um caso bem parecido com esse. É muito importante lidar com esse tema para abrir a mente das pessoas.
    Beijos,
    Mari
    www.rosas.nadiapag.com

    ResponderExcluir
  11. Li este livro que está publicado em Portugal sob o Titulo "Segredos de Familia". Também gostei muito, a história comoveu-me muito. Escrevi a opinião no meu blog: http://viagemnasleituras.blogspot.com/search/label/Kim%20Edwards
    Não sabia que tinha sido adapatado para o cinema, gostava muito de ver mas não sei se encontra ou se já passou em Portugal.
    Um grande beijinho :)*

    ResponderExcluir
  12. Carla, muito bom falar deste livro que ainda não li. Também não vi ainda o filme. Já tinha lido uma sinopse do livro e do filme há tempo atrás. Com o seu post, me fez lembrar que devo ler este livro. A minha irmã mais nova tem Sindrome de Down e o preconceito é muito grande. Vai ser bom ler este livro, mesmo que seja ficcional.

    ResponderExcluir
  13. Esse é um dos melhores livros que li. A história em si, se mostra muito comovente, e nos mostra a realidade, ao qual não podemos fugir.

    ResponderExcluir
  14. Pouco tempo depois que eu havia encomendado esse livro, num fórum de uma comunidade, li comentários nada amistosos sobre ele. Fiquei na dúvida à respeito de sua qualidade e pensei em desfazer-me do livro. Mas quando ele chegou, resolvi dar uma chance. Honestamente,não me arrependi de o ter comprado. "O Guardião de memórias" é um excelente livro! Eu recomendo.

    ResponderExcluir
  15. olá flor!!!
    minha linda eu simplismente achei muito mediano esse livro não vou mentir, achei que faltou algo!!
    vou sempre vir aki no teu blog, amo livros tambem, estou na coleção do rr martin, cronicas de gelo e fogo, estou gostando muito,
    bejinhos no coração

    ResponderExcluir