segunda-feira, 3 de agosto de 2009

As Filhas da Princesa - Jean P. Sasson - Record

As Filhas da Princesa é o segundo livro da trilogia escrita pela talentosíssima Jean P. Sasson. Adorei o livro, mas eu já tinha uma empatia antes mesmo de começar, por ter me envolvido tanto com o primeiro, sobre o qual já escrevi aqui. Além de escrever super bem, as histórias são tão revoltantes que ajudam a dar dinâmica e ação à narrativa.

O livro não é tão fabuloso quanto o primeiro, na minha opinião, mas também traz informações reveladoras e revoltantes, e acaba sendo outra ótima experiência. É tão agradável de ler que, mesmo terminando um capítulo e precisando interromper a leitura por algum motivo, acabamos pensando: "só mais uma página" e, quando percebemos, já lemos o livro praticamente inteiro.
O começo da narrativa já ganha alta tensão porque Sasson nos conta que a família real saudita descobre que Sultana (o nome é falso, claro) contou segredos íntimos de sua família para uma escritora, e que o livro faz sucesso em todo mundo. Os relatos enviados via correio e todo cuidado para que a identidade da princesa não fosse descoberta foram em vão. A opressão sobre as mulheres no mundo islâmico ainda é o assunto central do livro que, assim como o primeiro, possui um viés literário.
Nessa obra a atenção sai um pouco da vida da própria Sultana para dar lugar aos acontecimentos envolvendo as duas filhas adolescentes da família. A história conta a reação de cada uma apresenta insconscientemente à opressão e ao meio em que vivem. As filhas de Sultana, Maha e Amani, são sufocadas por um ambiente hostil e restritivo e acabam reagindo a isso de maneiras peculiares, mostrando que riqueza, ostentação e poder não suprem a falta de liberdade e de dignidade.

Além das duas filhas, Sultana conta detalhadamente o sofrimeto da irmã, molestada pelo próprio marido. Porém, muda alguns detalhes da história para tentar manter a identidade dos envolvidos em segredo. Só pela coragem que Sultana tem em tentar, com suas palavras, mudar a vida das suas semelhantes, bem como pelo talento de Sasson, o livro merece ser lido e guardado para que nossas filhas e netas também possam conhecer essa realidade.
Sobre a autora

Jean P. Sasson é autora da trilogia best-seller "Princesa", "As Filhas da Princesa" e "Princesa Sultana", que mostraram ao Ocidente a realidade sobre a vida das mulheres na Arábia Saudita. Seu primeiro livro, o sucesso editorial "The Rape of Kwait", vendeu mais de um milhão de cópias e alcançou o segundo lugar na lista do jornal norte-americano "The New York Times". Sempre envolvida com temas ligados às mulheres, Jean Sasson é americana, viveu na Arábia Saudita e viajou por todo o Oriente Médio.

Há ainda os Livros "Mayada" e "Amor em Terra de Chamas", da mesma autora. Eu já comprei os dois, como vocês podem ver aqui e, assim que tiver lido, publico a resenha. Espero que sejam tão bons quanto a trilogia.

17 comentários:

  1. Essa trilogia é muito boa....recomendo!!!

    bjokasss

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia esa autora.... mas gostei da resenha...pelo que li outro dia, vc adora livros mulçumanos,arábes :) legal isso, eu confesso que ainda não li nada do gênero... apenas romances que tem xeiques lindos e muitooo ricos, bjs e ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Ola

    Também tenho na minha estante estes livrinhos "Mayada" e "Amor em Terra de Chamas" mas ainda não os li. Acho que vou ficar a espera primeiro da sua opinião.

    ResponderExcluir
  4. aiai.. deve ser bom mesmo o livro...
    só de ler esse pokinho jah kero pegar o livro.

    muito petulante mesmo o sujeito do comentário... mas o palácio é bem democrático, cada um que arque com as consequencias do que diz!huhuuhu!

    boa semana pra vc carlinha!

    beijo grandee!

    ResponderExcluir
  5. Passando rap-10 pra desejar uma semana abençoada.
    depois volto tá.
    bjsss

    ResponderExcluir
  6. Poxa, muit legal um blog que busca indicar livros as pessoas, muito boa as análises da história, autor e tudo mais. Amei ^^

    ResponderExcluir
  7. Olá Carla!

    Não conheço a autora e nem essa trilogia, mas me interessei. Fico chocada com as atrocidades cometidas contra as mulheres no oriente, onde nem ser princesa salva...

    Beijo e ótimo dia! :)

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros que retratam a cultura islâmica no tocante à opressaõ que as mulheres sofrem....adorei A Morada do Sol....fiquei com vontade de ler esse, vou conferir seu primeiro post sobre a trilogia!
    BJ

    ResponderExcluir
  9. Gostei da dica Carla... eu ainda não li nada dessa autora, mas pelas suas resenhas fiquei intrigada...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Carla!Tudo bom?
    Carla o livro"As Filhas da Princesa"
    (Jean P. Sasson)é bom?Nunca li!Bjo!

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla...

    Estou ansiosa aguardando seu post sobre o livro que está lendo, Memórias do Livro... como li o Senhor March da mesma autora quero ler esse...bjos!!!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia!!!

    Para começar o dia bem tem um selinho lá no Compartilhando Leituras pra vc com carinho!!!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  13. Li todos os livros sobre a princesa Sultana. Fiquei muito triste e revoltada. Por outro lado, fiquei admirada com a coragem e a garra de Sultana. Que mulher! Às vezes, me pergunto como está a princesa Sultana nos dias atuais. Como estarão suas filhas, irmãs e outros personagens da triologia? Também li "Mayada" sobre uma mulher da Arábia Saudita, igualmente sofrida numa sociedade hostil. Por causa da sua citação sobre o livro "Amor em Terra de Chamas", você me lembrar que ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Me interessei por esses livros...

    Já leu "O Livro de Salema" de Arlete Castro? É sobre uma menina muçulmana que se converte ao cristianismo. Lindo! Já li duas vezes e me derramei em lágrimas no final.
    Nos agradecimentos ela faz referência a uma princesa Sultana.
    Gostaria muito de ler + sobre esse tema e, principalmente, se o livro for baseado em fatos reais, queria saber o que aconteceu com os personagens.

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho muito interesse em histórias do mundo mulçumano e você está me convencendo a ler coisas sobre as mulheres desse mundo. rsrs
    Beijos,
    Mari
    www.rosas.nadiapag.com

    ResponderExcluir
  16. Também li as filhas da Princesa há muito tempo e adorei!:)

    ResponderExcluir