terça-feira, 25 de agosto de 2009

As Memórias do Livro - Geraldine Brooks - Ediouro


Desta vez, vou começar pelo final: completamente útil e extremamente simpático e importante o prólogo do livro, onde Geraldine explica o que é verdade e o que é ficção no livro. Acho que esse tipo de informação aproxima o leitor ainda mais da obra e consegue admirar ainda mais o autor, ao saber de onde ele buscou e os motivos pelos quais algumas passagens aparecem ou não no livro.

Agora, vamos à história.

As Memórias do Livro traz um tema bem original: é um livro que conta a história de outro livro. Conta por onde ele passou, como foi feito e todas as histórias que os personagens, ao longos dos séculos, passaram enquanto estavam de posse da obra. Por ser um mistério que vai sendo solucionado aos poucos e por tratar de crenças relogiosas, o livro lembra muito o estilo do Código da Vinci. Digo estilo porque as histórias de nada se parecem, mas o tom misterioso, somado às idas e vindas do passado para o presente e como as informações vão sendo apresentadas, fora o cunho religioso da história me fizeram lembrar o tempo todo de O Código. E, inevitavelmente, levou a comparações.

Hanna, uma conservadora de livros, é uma australiana contratada pela ONU para trabalhar na preparação do famoso "Hagadá de Sarajevo" para ser apresentado ao público. No livro, hanna é a personagem principal, como Robert Langdon é em O Código. Porém, em As Memórias do Livro os problemas pessoais e as relações conturbadas da personagem central é muito mais explorada, o que torna o livro bem mais interessante, principalmente após o acidente de carro sofrido por sua mãe. Por este ponto de vista, As memórias do Livro me atrai mais que O Código da Vinci.

Porém, as histórias envolvendo o Hagadá, os mistérios e a volta do presente para o passado e do passado para o presente perdem muito para os mistérios de O Código da Vinci. A vontade de continuar lendo e descobrir o que o próximo capítulo desvendaria era muito maior em mim durante a leitura de O Código.

Os Pontos Fortes

Para mim, os pontos fortes do livro são, além da história bem construída e interessantíssima envolvendo Hanna:
  • As informações sobre conflitos religiosos, nazismo, Segunda Guerra e Inquisição.
  • Aprender mais sobre a profissão de conservação de livros.
Eu, que também tenho uma profissão diferente e pouco conhecida, achei demais aprender sobre uma outra ocupação que não está no topo da lista de "O que eu quero ser quando crescer...".

O livro não mudou a minha vida, mas trouxe informações valiosas e interessantes. É bem escrito e vale a pena ser lido.

Aqui, há um vídeo falando um pouco mais sobre a obra e divulgando seu formato em áudio, uma opção acessível para deficientes visuais e para quem não tem o hábito de ler, mas adora ouvir uma boa história:

Sobre a Autora

Geraldine Brooks, escritora australiana, ganhou o Pulitzer em 2006 por seu romance March. Como jornalista, cobriu conflitos e crises na África, nos Bálcãs e no Oriente Médio. De lá coletou dados para seus romances.

Para saber mais, confira o site oficial do livro.

12 comentários:

  1. Carla adorei a história do livro, mais um pra lista imensa ^^

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo me presenteou no meu aniversário (em abril desse ano) com essa livro que até agora não li, mas ele tá na fila, um dia eu leio!
    *_*

    ResponderExcluir
  3. Adorei Carla... todo mundo fala muito bem do livro e da autora!

    Está na listinhaaaaaaaaaa...

    Bj...

    ResponderExcluir
  4. Carla, eu li este livro e foi um dos primeiros que comentei no blog. Gostei demais dele. Entendi sua comparação com o livro de Dan Brown, mas apesar de o Código da Vinci ser muito interessante, achei mais comercialzão, como se Dan Brown já estivesse escrevendo imaginando como ficaria a adaptação para o cinema. Não senti isso lendo As Memórias do Livro. É uma leitura com mais delicadeza, mais cuidado...não sei explicar. geraldine Brooks me conquistou com este livro!
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Oi Carlinha!
    Estou ansiosíssima para ler esse livro e não vai demorar muito para ele subir na pilha!!!

    Faz tempo que eu li um livro também que falava da história de outro livro: Os sete minutos de Irving Wallace, onde um livro com teor sexual era levado a julgamento pq incitara um rapaz a cometer estupro.
    Eu achei bem legal, fica ai a dica, quem sabe vc gosta???

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Deve ser uma leitura valiosa, como vc mesma disse. Fiquei muito interessada. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei este livro! Principalmente a disposição dos capítulos, alternando entre a história de Hanna e a da Hagadá! Muito bom mesmo!

    Xerus
    =***

    ResponderExcluir
  8. OIiiiiii ..eu sempre vejo seus comentarios nos blog das meninas , e nunca tenho tempo para visita-lo como hoje eu tive , to aki visitando .hsuhsus ...muito legal seu blog , vou acompanhar seus post e te seguir ....bjuuuu
    http://ludmilla-ludcat.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    eu tenho este livro na prateleira dos "livros a ler" e deverá ser uma das próximas leituras.

    Continuação de boas leituras.

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei a ideia de mostrar aos leitores o que é ficção e o que é realidade. Gostei bastante dos seus comentários (e comparações) e fiquei interessada em lê-lo.
    Quanto ao livro-áudio, só acho um projeto bacana para quem é deficiente visual. Esse papo de "não perder tempo lendo" só valoriza com a burrice generalizada no nosso país.
    Beijos,
    Mari
    www.rosas.nadiapag.com

    ResponderExcluir
  11. Opa, mais um livro interessante para a minha fila de livros. Gosto de ler livros que tenham o teor religioso. Sempre é bom conhecer as diversas religiões que existem no mundo. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado, Carla

    pelo seu interesse em livros, bem como pela forma bonita como você "convida" os/as que aqui vieram e virão, a lerem este livro e outros.

    Um abraço.
    Darlan M Cunha

    OBS.:
    Quando tiver um tempo, visite-me aqui:
    http://www.flickr.com/photos/aqui-o

    ResponderExcluir