segunda-feira, 15 de junho de 2015

Nunca mais Rachel - Lisa Genova - Ed. Nova Fronteira


Nunca mais Rachel é o segundo livro da autora que eu li. O primeiro foi seu romance de estreia, Para Sempre Alice, que está na minha lista de livros favoritos ever. Tenho um carinho muito especial pela história porque me tocou profundamente.
Nunca mais Rachel tem alguns pontos parecidos com o romance de estreia de Lisa: também retrata a vida de uma mulher forte e profissionalmente ativa, também fala de uma doença que muda a vida de uma mãe de família e também aborda como a família toda lida com isso e quais os impactos que uma mudança radical de vida causada por uma condição especial trazem para todos os que cercam a protagonista.

Porém, a história é completamente diferente: Rachel é uma workaholic que, junto com seu marido, busca status, conforto e bens materiais a custo de uma média de 80 horas por semanas dedicadas ao seu trabalho como vice presidente de RH de uma multinacional. E, indiretamente, foi esse lugar de destaque que o trabalho tem na vida dessa mulher que fez com que ela sofresse um acidente que a fez perder parte da sua massa encefálica do lado direito do cérebro  e acordar dentro de um hospital com uma sequela chamada Negligência Esquerda.

Essa doença existe realmente e eu nunca tinha ouvido falar. O livro foi ótimo para que eu a conhecesse e entrasse no mundo das pessoas que precisam conviver com ela diariamente.

Mas, além de retratar a vida de Rachel pós acidente, retrata também os valores que realmente importam, no fim das contas, e a descoberta desses valores muitas vezes perdidos no meio da correria do dia a dia, da cobrança que fazemos a nós mesmos e das escolhas erradas de vida que acabamos tomando. Rachel, para mim, foi até beneficiada por ter adquirido a Negligência, pois teve uma segunda chance para viver realmente. Viver de maneira plena e intensa. Além disso, a obra trata também de mágoas familiares, crises em relações disfuncionais e perdão.



Como era de se esperar, é um livro sensível, intenso, lindo e muito bem escrito. Cativante desde a primeira página, fiquei encantada também pelos três filhos de Rachel: Lucy, Charlie e Linus. Por falar em Charlie, ele é diagnosticado com Déficit de Atenção e Hiperatividade, outro assunto abordado que é muito rica, principalmente para quem é mãe.

Sobre a Autora

Lisa Genova é ph.D. em neurociência pela Universidade Harvard e escreve uma coluna virtual para a Associação Nacional de Alzheimer. Ela vive com sua família em Massachusetts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário