quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Quem é Você, Alasca? - John Green - Ed. WMF Martins Fontes


Comprei esse livro durante minhas férias 2013 na Bahia e no Recife. Já pode chorar de saudade? Tinha levado 2 livros e acabei ambos na metade da viagem. Aí, corri até uma livraria para comprar mais duas opções. Escolhi: Quem é você, Alasca? e Precisamos falar sobre o Kevin. O primeiro eu terminei ainda na viagem. O segundo ficou para ser lido em 2014. Quer ler o post em que conto sobre essa aquisição? Clique aqui.

E com minha lista de mais de 70 livros desejados, qual o motivo para eu escolher esse? Claro que (1) eu estava louca para saber se essa obra seria tão boa quanto o meu xodó A Culpa é das Estrelas, do mesmo autor, e (2) a atendente da livraria falou que tinha PREFERIDO esse ao meu xodó. Aí, já era, fiquei louca. Tudo bem que pensei que (1) a atendente tava saindo da adolescência agora, logo o gosto dela podia ser bem diferente do meu e (2) dificilmente eu ia gostar mais desse, visto que já tinha lido a sinopse e não tinha ficado sequer interessada.

E o que SEMPRE (oh god...) acontece quando fico com uma expectativa grande demais em cima de um livro? De-cep-ção. Snif...

Não é que o livro seja ruim. Ele é bom, tenta ser bem humorado e leve, mas não tem uma história tão original quanto A Culpa é das Estrelas. Além disso, os personagens não me tocaram tanto, também. A personagem principal é a independente e fascinante Alasca, uma adolescente cheia de segredos que encanta Miles, o protagonista da história.

O livro é dividido em Antes e Depois. Desde a primeira página, fiquei curiosa para saber qual o fato que dividia a história desse jeito. Achava que era algo a antes e depois de Miles perder a virgindade, ou algo do gênero. Mas, não é na-da disso! E, obviamente, não vou contar o que é. Bixa má.

Achei a história bem bacana, com algumas surpresas, partes levemente dramáticas e outras um pouco engraçadas. Mas o xis da questão é ler sem comparar com A Culpa é das Estrelas. Sem esperar a mesma qualidade e sem esperar os mesmos personagens extremamente fortes e marcantes. As aventuras são legais e a curiosidade sobre os segredos de Alasca vão só aumentado, mas o romance não desenrola e o enredo é normal, sem a originalidade do outro romance do autor. 

Outro fato que me decepcionou um pouco é que, no fim, o impasse sobre o que realmente aconteceu não chega a um veredicto. Então, o livro fica muito focado nessa dúvida em sua segunda parte e, no fim, a dúvida permanece, porque né, só com psicografia pra gente descobrir. E preciso registrar aqui que A D O R E I a capa do livro. Enfim a foto de uma personagem que retrata exatamente sua descrição na história. :D


Sobre o autor

John Green, autor premiado e best-seller do The New York Times, é formado em língua inglesa e estudos religiosos pelo Kenyon College, em Ohio. Nasceu em 1977 em Indiana, onde vive com a mulher e o filho, e ao longo dos anos morou em Nova York, Illinois, Michigan, Flórida e Alabama.

Atuou como redator na National Public Radio em Chicaco, foi editor assistente e de produção da revista de resenhas literárias Booklist e assinou críticas de livros para o The New York Times.

Personalidade ativa na internet, além do próprio blog, do Twitter e do canal do YouTube Vlogbrothers, John coapresenta os vídeos do projeto “Crash Courses”: canal on-line com aulas gratuitas de história e biologia. 


Ele autografou todos os 150 mil exemplares da primeira tiragem de A culpa é das estrelas nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário