quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Amor de Salvação - Camilo Castelo Branco - Martin Claret



Li esse livro na adolescência, antes de ler Amor de Perdição. Eu tinha o livro vira-vira, que trazia as duas obras em uma só. Sempre achei que Amor de Salvação tinha sido escrito antes do Amor de Perdição. Mas, estava errada. Este livro foi escrito em 1864. O outro, dois anos antes.

Amor de Salvação conta a história de Afonso, prometido e apaixonado por Teodora. Porém, o casamento do casal acaba não acontecendo e Teodora casa-se com o primo de Afonso, que fica revoltado e acabado, obviamente. Teodora acaba fazendo Afonso sofrer mais de uma vez, até que ele descobre o seu amor de salvação, que sempre esteve ao seu lado e que traria paz e conforto ao seu coração.

O legal desse livro é que o final não é óbvio. Então, a gente sente que valeu a pena ter continuado a leitura. Mas, se for comparar os amores, eu preferi o de Perdição.


Apesar da linguagem utilizada pelo autor, típica daquela época, a leitura é fácil e a história é super bem amarrada, prendendo o leitor do início ao fim. É um clássico que , com certeza, é leitura mais que obrigatória!

Sobre o Autor

Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco nasceu em Lisboa a 16 de Março de 1825. Camilo foi registrado como filho de mãe incógnita, pelo que se diz, porque o seu pai e a sua avó não queriam que o nome Castelo Branco estivesse envolvido com alguém de tão humilde condição. A morte do pai obrigou-o a ir viver em Trás-os-Montes.

Como era uma criança sensível e muito inteligente, vai sofrer grandes perturbações com todos os acontecimentos da sua infância. Ao longo da sua existência revelou-se um fracassado nos estudos e nos amores. As vicissitudes da vida fazem-lhe crer que a fatalidade e a desgraça são destinos dos quais não pode escapar.

Foi um profissional das letras multifacetado, cuja obra o posicionou com uma das figuras mais eminentes da literatura portuguesa. Suicidou-se a 1 de Junho de 1890, na freguesia de Ceide, Vila Nova de Famalicão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário