quarta-feira, 29 de julho de 2009

Design para a Internet: Projetando a Experiência Perfeita - Felipe Memória - Elsevier

O livro é bem legal e é indicado tanto para profissionais de internet experientes quanto para os iniciantes. Memória dá dicas preciosas para quem está começando, mas também apresenta cases e pesquisas que são de grande valia para quem já atua no mercado, seja como designer, como arquiteto de informação (meu caso!), como programador ou como redator.

O livro trata do design centrado no usuário e fala muito da Globo.com, onde o autor do livro trabalhava na época em que escreveu a obra. É interessante, bem escrito, gostoso de ler. Sou suspeita para falar, porque sempre me espelhei no Memória, desde que comecei minha carreira de AI. Para me fazer entender melhor, peguei uma parte da introdução, com a qual fica mais fácil entender os temas abordados no livro e a linguagem fácil e coloquial utilizada:

Se alguém me perguntar “Felipe, sobre o que é o seu livro?”, a resposta será que é sobre pontos importantes que devemos pensar na hora de projetar produtos de Internet.

Falaremos aqui sobre o processo de projeto de uma forma geral, sobre design de interfaces e testes de usabilidade. São questões fundamentais, que merecem toda a atenção. No entanto, vamos abordar também características que vão além do projeto do “objeto” e da facilidade de uso. São aquelas que mais importam para o produto, ou seja, que são capazes de proporcionar uma experiência agradável, fazendo com que as pessoas sintam-se felizes por usar aquilo tudo.

É este o ponto a que quero chegar: não basta projetar um site bonito e funcional para ter um produto de sucesso. O conceito do produto é a grande sacada. É a experiência que ele proporciona que conta mais do que qualquer outra coisa. Para que isso aconteça, é preciso explorar a característica que mais diferencia a Internet das outras mídias: a enorme quantidade de pessoas conectadas.

Contudo, para chegar aí, precisamos passar por questões que são a base de tudo na hora do projeto. Atualmente, a criação de um produto eficiente em geral começa com o envolvimento de diferentes especialistas, de equipes multidisciplinares. Veremos também como grandes empresas trabalham sua metodologia de projeto, como vêem a tão importante questão da inovação e como criam a documentação, necessária quando se trabalha com grandes equipes.

As soluções aqui mostradas são baseadas na minha experiência acadêmica e profissional, adquirida não só em projetos, mas principalmente no convívio e na troca de idéias com pessoas mais experientes. Baseiam-se também em exemplos e estudos de caso sobre grandes empresas do mercado como Yahoo!, Google, Ideo, BBC, Amazon.com, Globo.com, America Online, entre outras.


Se você adora internet, trabalha com ela ou simplesmente é um curioso da área, o livro está mais do que recomendado!

Sobre o Autor

Felipe Memória trabalha com internet desde 1997 e, em 2003, passou a ser Interaction Designer da Globo.com. Hoje atua na Huge, em Nova Iorque.

É Mestre em Design com ênfase em Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-Computador e, quando ainda morava aqui no Brasil, lecionava na PUC Rio, onde formou-se em 2000 e onde, depois, tornou-se mestre.

Publicou seu único livro em 2005 e, em 2007, escreveu na quarta-capa do último livro do Jakob Nielsen, grande nome da sua (e da minha!) área.

Leia mais sobre Felipe Memória. E, aqui, é possível saber mais sobre seu livro.

11 comentários:

  1. Oi Carla!
    Este livro é totalmente o oposto do que eu espontâneamente procuraria para ler, mas ultimamente estou querendo fugir do lugar-comum...então por que não tentar?
    Suas resenhas são sempre ótimas!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. é uma profissão importante. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. adorei a dica.. mto interessante e mto atual...
    sobre os livros eu vou até postar lá no blog esses dias pq achei mto mara... bjjks

    ResponderExcluir
  4. Carla,muito obrigado pela dica!Vou ver se o encontro por aqui.Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. é o tipo de livro que eu jamais abriria...rsrsrsrs

    bjz

    ResponderExcluir
  6. Hummm... essa dica de leitura caiu como uma luva para mim! Estou terminando minha pós de Design Instrucional, e estou louca para mudar de área, abandonar meus empregos e cair de cara na internet!rs.

    Sobre o teste, os resultados foram a minha cara! Super teve td a ver! Adorei!

    Bjo Carla!

    ResponderExcluir
  7. Uau... vou recomendá-lo para meu noivo que adora internet e afins...

    Ah, pode pegar o selinho, viu?

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. bem legal amiga, estou lendo um livro otimo - Poderosas Rainhas, depois vou fazer um post
    bjsss

    ResponderExcluir
  9. Carla, coloquei hoje seu livro no correio...desta vez mandei registrado...não é possível que não chegue! Me avisa tá? Beijão

    ResponderExcluir
  10. Nada com um bom livro para nos ajudar em algumas dúvidas ou ideias. =]
    Beijos,
    Mari
    www.rosas.nadiapag.com

    ResponderExcluir