O livro trata do design centrado no usuário e fala muito da Globo.com, onde o autor do livro trabalhava na época em que escreveu a obra. É interessante, bem escrito, gostoso de ler. Sou suspeita para falar, porque sempre me espelhei no Memória, desde que comecei minha carreira de AI. Para me fazer entender melhor, peguei uma parte da introdução, com a qual fica mais fácil entender os temas abordados no livro e a linguagem fácil e coloquial utilizada:
Sobre o Autor
Felipe Memória trabalha com internet desde 1997 e, em 2003, passou a ser Interaction Designer da Globo.com. Hoje atua na Huge, em Nova Iorque.
É Mestre em Design com ênfase em Ergonomia, Usabilidade e Interação Humano-Computador e, quando ainda morava aqui no Brasil, lecionava na PUC Rio, onde formou-se em 2000 e onde, depois, tornou-se mestre.
Publicou seu único livro em 2005 e, em 2007, escreveu na quarta-capa do último livro do Jakob Nielsen, grande nome da sua (e da minha!) área.
Leia mais sobre Felipe Memória. E, aqui, é possível saber mais sobre seu livro.
Se alguém me perguntar “Felipe, sobre o que é o seu livro?”, a resposta será que é sobre pontos importantes que devemos pensar na hora de projetar produtos de Internet.Se você adora internet, trabalha com ela ou simplesmente é um curioso da área, o livro está mais do que recomendado!
Falaremos aqui sobre o processo de projeto de uma forma geral, sobre design de interfaces e testes de usabilidade. São questões fundamentais, que merecem toda a atenção. No entanto, vamos abordar também características que vão além do projeto do “objeto” e da facilidade de uso. São aquelas que mais importam para o produto, ou seja, que são capazes de proporcionar uma experiência agradável, fazendo com que as pessoas sintam-se felizes por usar aquilo tudo.
É este o ponto a que quero chegar: não basta projetar um site bonito e funcional para ter um produto de sucesso. O conceito do produto é a grande sacada. É a experiência que ele proporciona que conta mais do que qualquer outra coisa. Para que isso aconteça, é preciso explorar a característica que mais diferencia a Internet das outras mídias: a enorme quantidade de pessoas conectadas.
Contudo, para chegar aí, precisamos passar por questões que são a base de tudo na hora do projeto. Atualmente, a criação de um produto eficiente em geral começa com o envolvimento de diferentes especialistas, de equipes multidisciplinares. Veremos também como grandes empresas trabalham sua metodologia de projeto, como vêem a tão importante questão da inovação e como criam a documentação, necessária quando se trabalha com grandes equipes.
As soluções aqui mostradas são baseadas na minha experiência acadêmica e profissional, adquirida não só em projetos, mas principalmente no convívio e na troca de idéias com pessoas mais experientes. Baseiam-se também em exemplos e estudos de caso sobre grandes empresas do mercado como Yahoo!, Google, Ideo, BBC, Amazon.com, Globo.com, America Online, entre outras.
Sobre o Autor
Felipe Memória trabalha com internet desde 1997 e, em 2003, passou a ser Interaction Designer da Globo.com. Hoje atua na Huge, em Nova Iorque.
É
Publicou seu único livro em 2005 e, em 2007, escreveu na quarta-capa do último livro do Jakob Nielsen, grande nome da sua (e da minha!) área.
Leia mais sobre Felipe Memória. E, aqui, é possível saber mais sobre seu livro.
Oi Carla!
ResponderExcluirEste livro é totalmente o oposto do que eu espontâneamente procuraria para ler, mas ultimamente estou querendo fugir do lugar-comum...então por que não tentar?
Suas resenhas são sempre ótimas!
Bj
é uma profissão importante. beijos, pedrita
ResponderExcluiradorei a dica.. mto interessante e mto atual...
ResponderExcluirsobre os livros eu vou até postar lá no blog esses dias pq achei mto mara... bjjks
Carla,muito obrigado pela dica!Vou ver se o encontro por aqui.Um abraço.
ResponderExcluiré o tipo de livro que eu jamais abriria...rsrsrsrs
ResponderExcluirbjz
Hummm... essa dica de leitura caiu como uma luva para mim! Estou terminando minha pós de Design Instrucional, e estou louca para mudar de área, abandonar meus empregos e cair de cara na internet!rs.
ResponderExcluirSobre o teste, os resultados foram a minha cara! Super teve td a ver! Adorei!
Bjo Carla!
Uau... vou recomendá-lo para meu noivo que adora internet e afins...
ResponderExcluirAh, pode pegar o selinho, viu?
Bjs
bem legal amiga, estou lendo um livro otimo - Poderosas Rainhas, depois vou fazer um post
ResponderExcluirbjsss
Carla, coloquei hoje seu livro no correio...desta vez mandei registrado...não é possível que não chegue! Me avisa tá? Beijão
ResponderExcluirPassando para te deixar um bom dia...
ResponderExcluirMaurizio
Nada com um bom livro para nos ajudar em algumas dúvidas ou ideias. =]
ResponderExcluirBeijos,
Mari
www.rosas.nadiapag.com