sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O que achei da Bienal do Livro 2014

 
Meu saldo da bienal foram quatro títulos: VIP, Amante Renascido, Amante Finalmente e Encontrada.


É claaaaaaaro que eu não ia deixar de dar uma passadinha na Bienal, néam? Resolvi ir ontem, uma quinta-feira, para tentar encontrar um Anhembi um pouco menos lotadaço cheio do que tenho visto na cobertura da imprensa. Nos finais de semana, é praticamente intransitável e uma visita de 2h leva, no mínimo, o dobro, pensando no tempo que se perde para entrar no local, ir até lá, conseguir chegar até os estandes e tudo mais.

Por ser uma quinta-feira à tarde, fiquei surpresa com a quantidade de pessoas. E, principalmente, com a quantidade de adolescentes e de crianças. Isso foi uma surpresa extremamente positiva, porque canalizar a energia e o fogo adolescente para os livros é uma ótima pedida. Rezando desde já para o meu filho ir pelo mesmo caminho. Calma, Carla, o menino nem fez 3 anos ainda. Aloka.

Estava bem cheio, mas deu pra andar tranquilamente. Percebi, primeiro, que estou ficando velha. Sim, porque aquele gritos esganiçados e escândalos sem motivo das adolescentes no auge dos hormônios me irritou profundamente. Tenho paciência não, minha gente! Entendo que rola uma felicidade por estar ali com todos os seus livros preferidos, mas não precisa ter chilique e sair urrando insandecidamente. Vale pensar que, em um lugar com milhares de pessoas, se todas as adolescentes resolverem dar gritinhos, nossos tímpanos estouram facinho, facinho.

Mas adorei ver a galerinha de 12, 13, 14, 15 anos com sacolas e mais sacolas de livros. Só acho que alguns, principalmente os romances de fantasia eróticos estão sendo consumidos por jovens que realmente não têm idade nem maturidade para entender e separar o que está escrito da realidade. Acho BEM perigoso.

Sobre os livros em si, fui lá eu com uma listinha, achando que encontraria obras baratíssimas. Também fui com a esperança de achar algumas que estão esgotadas nas livrarias. Mas, nesse ponto, fiquei um pouco decepcionada. Nem todos os títulos que eu estava procurando estavam disponíveis nos estandes. Os esgotados não estavam na Bienal e os preços não estavam nada vantajosos. 


Vou dar um exemplo: o lançamento da série Irmandade da Adaga Negra, O Rei, que é o 12º livro da série, estava por R$40,00 no estande da editora Universo dos Livros. Não comprei porque achei caríssimo. Hoje fui pesquisar na internet e achei o mesmo livro por R$ 28,00 no Extra.com.br. Comprei na hora!

Algumas editoras estavam estimulando a quantidade, com desconto de 30% para mais de três livros adquiridos. Só que dava pra perceber claramente que o desconto estava com o valor embutido no preço do livro, porque eles estavam bem carinhos.

De qualquer maneira, foi uma experiência legal e estar num lugar enorme com taaaaaanto livro em volta, para alguém como eu, é quase como estar no paraíso. :)

2 comentários:

  1. Oi Carla,
    Entendo perfeitamente o que diz em relação ao histerismo adolescente. Teve uma hora que surtei, mas foi um surto rápido, talvez devido ao cansaço do dia inteiro batendo pernas na Bienal. Mas o lado bom de estar lá, poder desfrutar de tudo aquilo, tapou meus ouvidos...
    Um beijos!
    Monika - Blog Os Literatos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Monika

    Ir na bienal é tomar um banho de cultura, né? E apesar de tudo, adorei ver tantos adolescentes e crianças por lá. :)

    ResponderExcluir