quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O Código da Vinci – Dan Brown - Sextante

Faz um bom tempo que li O Código da Vinci, mas só agora sobrou um tempinho para redigir a resenha. Nesse caso, fiz o oposto do que costumo fazer com livros que viram filmes. Primeiro, assisti ao filme e, depois, li o livro. Tinha um pouco de receio de começar a leitura porque esse estilo de livro não é dos meus preferidos. Tanto é que, só depois de mais de um ano com o livro na minha biblioteca é que eu criei coragem.

Mas, adorei! Adorei a experiência de ter assistido ao filme antes e, depois, lido o livro. Adorei a riqueza muito maior de detalhes da obra. Adorei o jeito como Dan Brown consegue prender a atenção do leitor, deixando-o cada vez mais curioso sobre as revelações do próximo capítulo.
E adorei o fato de a história ter sido embasada em uma pesquisa profunda, que deve ter dado um mega trabalho de fazer!

Achei o livro tão real - talvez pelo seu embasamento histórico e a mistura de locais reais, personagens reais e fatos ficcionais - que às vezes me pegava pensando se tudo aquilo não aconteceu realmente. Pode? Ele foi tão bem escrito que você quase acredita no que sabe que é ficção!

Mais sobre a história

O livro traz um enigma muito bem criado sobre a família de Sophie Neveu, uma criptógrafa da polícia de Paris. A partir de um segredo deixado por seu avô, Jacques Sauniere, as vidas de Sophie e de Rober Langdon, vivido por Tom Hanks no cinema, se cruzam. Nessa jornada em busca de respostas, Sophie e Langdon acabam virando fugitivos da própria polícia de Paris, que atribui a eles a morte de mais 3 pessoas, além de Sauniere. Então, ao mesmo tempo em que precisam desvandar o mistério para entender tudo o que aconteceu e para provar sua inocência, o casal precisa fugir da polícia e dos verdadeiros culpados pelos crimes.

O que eles não sabem é que, além de um segredo de família, Sauniere deixou um enigma que desvanda, também, um segredo que pode mudar totalmente o curso da história da humanidade, o mais sagrado de todos os segredos, aquele guardado durante gerações: a verdadeira história do Santo Graal.

Viajar sem sair do lugar

Todo mundo diz que ler é viajar sem sair do lugar. Eu sempre concordei plenamente e, ao ler O Código da Vinci, isso fica ainda mais evidente. Em diversas passagens do livro eu me sentia dentro do Louvre, daquelas igrejas históricas e nos meios das ruas de Paris.

Obras de arte famosas, espetaculares obras arquitetônicas e nomes como Newton, Botticelli e da Vinci levaram-me a uma viagem proveitosa e muito prazerosa. Recomendo!

Sobre o Autor

Dan Brown é um famoso escritor que, no início de 2004, teve todos os seus quatro livros ("Anjos e Demônios", "O Código Da Vinci", "Fortaleza Digital", "Deception Point") ao mesmo tempo na lista dos mais vendidos do New York Times.

É casado com a pintora e historiadora de arte Blythe, que colabora para as pesquisas de seus livros. Descobri que ela, então, é a responsável pelo que mais me impressionou no livro: a riqueza de fatos históricos.

Residem em New England, nos Estados Unidos. O norte-americano já faz parte da lista de escritores de romances policiais que constam em qualquer estante de livros, ao lado de Agatha Christie e Sidney Sheldon.

Só O Código Da Vinci já vendeu mais de 50 milhões de exemplares em todo o mundo, dos quais 500 mil só no Brasil.

Processos

Dan Brown foi absolvido por falta de provas de um processo movido por plágio. O autor já havia vencido outro processo em 2005, contra o romancista Lewis Perdue, que alegava ter a trama de O Código copiada dos livros O legado de Da Vinci (1983) e A filha de Deus (2000). O surpreendente é que os entraves só serviram para divulgar ainda mais o livro de Brown e aumentar a expectativa pela adaptação para os cinemas.

A fama conquistada após o lançamento de O Código Da Vinci foi o estopim para que as vendas dos outros livros do escritor norte-americano disparassem, com tradução para 40 idiomas.

Dan Brown nasceu na cidade de Exeter, nos Estados Unidos, e é filho de um premiado professor de matemática e uma profissional de música sacra.

31 comentários:

  1. Eu vi o filme Carlinha, mas sinceramente nao gostei hehe
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Li o livro e vi o filme. Amei o filme e gostei do livro, só o fim, q envereda pro lado religioso que não gostei.

    Sobre as musiquinhas, é verdade q pensei q elas inventara, pq nunca imaginei que algum cantor perderia tempo com essas musiquinhas bobinhas, rsrsrsrs

    Bjooo

    ResponderExcluir
  3. Li metade do livro e vi o filme......adorei o filme, porém o livro é sem dúvida muito mais ricos nos detalhes, por isso, que quase sempre gosto + dos livros do q dos filmes.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. eu vi o filme, mas não gostei... já conhecia Dan Brown, até porque já tinha lido "Anjos e Demónios" na altura que o primeiro filme saiu no cinhema.
    Ainda não o comprei pois tenho lido livros mais relacionados com a literatura fantástica mas este é sem dúvida um livro que quero ver na minha estante xD

    obrigada pela visitinha ;)
    bj

    ResponderExcluir
  5. Pirei no livro e decepcionei com o filme. Mas isso é normal comigo. Sempre pior nos livros. Li numa virada de madrugada.

    Beijos
    tati cavalcanti

    ResponderExcluir
  6. Carla,
    Sabe preconceito? Então, é feio mas eu tenho rsrsrs
    Não vi o filme, não verei. Não li o livro, dificilmente lerei.
    Que feio, Elaine rsrsrs
    Beijos, querida.

    ResponderExcluir
  7. Oi linda!
    Aqui está um livro que li pela noite dentro. Dan Brown agarra-me do princípio até fim. Também me senti dentro do Louvre e a ver as obras de Da Vinci. Enfim, mal acabei o livro queria pegar num avião e dar um pulinho à França, a Itália para ver se estava tudo lá como Brown descreve. No futuro lá irei... O filme para mim foi uma decepção, não é que seja mau, mas faltou aquela mística do livro.

    Boa quarta!
    Bjinho*

    ResponderExcluir
  8. Li o livro e assisti ao filme. Pra mim é sempre muito decepcionante assistir a filmes baseados nos livros. Minha imaginação sempre parece muito melhor rsrs
    Bjos e vou levar meu presente, obrigada

    ResponderExcluir
  9. Gostei de todos os livros desse autor. O código é muito bom + prefiro o Anjos e Demônios (acho q vai ser lançado ano que vem em filme!!!)

    bjokas dinda!

    ResponderExcluir
  10. oi carlinhaa!

    eu tbm vi primeiro o filme e gostei de ter lido depois.

    li o ilustrado ainda, que eh show!

    o bom foi que muitos detalhes do filme eu pude acompanhar melhor pelo livro depois!

    eu gostei muito! é muito bom mesmo, quase convence né?!

    beijos mil!

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Amei o jeito como descreveu o livro,eu também já vi o filme mas ainda não li o livro mas depois dessa já anotei o livro em breve lerei!
    Tem um selo pra vc no meu blog é o selo 'esse blog é um doce' pega lá!
    bjoo =)

    ResponderExcluir
  12. Gostei demais do livro. Mesmo.
    Achei que ele teceu um fio interligando os fatos resultantes de uma pesquisa histórica de uma maneira tão convincente que a história parece real. Real no sentido de ser possível.
    Gostei também do fato de ter gerado tanta polêmica. Ele cumpriu seu papel com isso, e se auto-promoveu. O cara é bom, não dá para negar!
    bj

    ResponderExcluir
  13. Carlinha,
    Eu só vi o filme. Não li o livro, mas assim que tiver uma oportunidade, Vou ler sim...
    E se vc não teve oportunidade de ver "Anjos e Demônios", veja!
    Vc vai amar... Eu até achei o filme mais interessante que o próprio "Código de Da Vinci".
    O mistério é mais empolgante, mais instigante...

    bjinhos

    ResponderExcluir
  14. Sem dúvida O código Da Vinci é um clássico moderno. Dan Brown ficou rico e nós pasmos com suas histórias cheias de polêmica!

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Adoro este tipo de livro!
    Estou louca para comprar o "simbolo Perdido", meu marido vai me internar. Pareço louca, todos os dias o correio bate em minha porta...com livros! rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Eu tbm segui esse mesmo processo, assisti ao filme e depois li o livro. O livro é fascinante, muito detalhista, dá mais detalhes à história conhecido pelo filme. Com Anjos e Demôios foi o contrario: li e depois assisti ao filme, e achei este uma meleca, não foi uma adapatção, muita coisa diferente. Em ambos os casos o livro é infinitamente melhor!
    Xerus
    =***

    ResponderExcluir
  17. Carlinha, pra mim foi mais um caso que o filme não chegou nem perto do nível do livro. Você leu os outros do mesmo autor? São bons tb.
    Beijão

    ResponderExcluir
  18. Li o livro faz séculos... E lembro que, como o Dan Brown escreve "filmado" (você se sente vendo um filme de suspense), o livro é inlargável.
    Mas além de ser uma leitura envolvente e divertida, não achei tudo isso não... e nem fiz questão de ler os outros o autor.
    O filme então... o que são aqueles mullets do Tom Hanks, gente??

    Beijos, querida!
    Amo seu blog!

    ResponderExcluir
  19. diaaa Carlinha, que hj aconteçam coisas maravilhosas na sua vida :)
    bjsss

    ResponderExcluir
  20. Passando para retribuir o carinho.
    Quero comprar os livros do Dan, até agora só vi os filmes e já estou encantada.
    Beijocas

    .: Phoenix:.

    ResponderExcluir
  21. Oii!!
    Amoo romances policiais, principalmente os de Dan Brown (todos) e a trilogia Millennium de Stieg Larsson (perfeita) ^^
    Mas claro, sempre prefiro os livros do os filmes :)

    Vou te dar uma dica de livro desse mesmo autor que na minha opinião superou o codigo da vinci, Anjos e demônios (o primeiro que li dele, mas considero o melhor)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. passando para te desejar um ótimo dia
    beijos.
    Maurizio

    ResponderExcluir
  23. Li o livro faz tempo e gostei muito (mas prefiro Anjos e Demônios). O filme não gostei muito...

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá Carla,

    Muito bom o livro!
    Já li esse e também o "Anjos e demónios".
    São ambos bons...o filme não vi, mas normalmente o filme perde sempre em relação ao livro.

    Beijos de Portugal!

    ResponderExcluir
  25. Oi. Gostei de um Livro que li dele (o Código eu ainda não li), nem vi em filme, mas tanto o filme como o livro estão na lista. Abraço.

    ResponderExcluir
  26. Eu achei uma excelente "obra de ficção", muito bem escrita, muito bem montada, pelo inventivo e inteligente casal Brown... Mas é claro, não deve ser discutido à sério, essa história a respeito do Santo Graal é uma lenda, bizarra até em minha opinião, que não tem o menor sentido, o rabino Jesus pouca importância deve ter dado aos talheres (hoiheeuuehe) que lá estavam na última ceia... Como os reis merovíngios queriam parecer os tais, os "Kelsons of Pentauganúrius" da época, e como a matéria sobrepujava o espírito na época deles também, eles inventaram essa história toda, dizendo que descendiam de Jesus, huá huá huá, do mesmo modo na Roma Antiga, os Césares afirmavam serem descendentes de Júpiter, hoiheeuueheuhe, apenas a velha e boa propaganda marqueteira do Homo Sapiens com um pedaço de latão brilhante na cachola... Mas a trama e o estilo do livro realmente empolgam e nos prendem a atenção até a última página, Mr. Brown é um excelente escritor... Não creio que ele tenha plagiado esse outro escritor não... Enfim, adorei e vos deixo uma beijoca nova e um grande abraço! Au revoir! Voei, Flap!flap!flap!

    ResponderExcluir
  27. P.S. A respeito de um relacionamento entre Jesus de Nazaré e Maria Madalena acho improvável que tal tenha ocorrido... Em minha opinião, Jesus era já uma forma de vida terrestre extremamente avançada se comparada as formas de vida terrestres da época, para essas formas de vida extremamente avançadas, a energia sexual é importante sim, mas não fundamental ou extremamente necessária para as missões delas aqui na Terra... Enfim, se Jesus teve ou não um relacionamento com Madalena não vejo importância nisso, o importante são as idéias e exemplos que ele passou e mesmo que ele tivesse tido esse relacionamento, isso em nada macularia seus exemplos e ensinamentos cristãos... Eu acho que o Brown deve ter pego a "Síndrome de NR" (Nélson Rubens) hoiheeuueheuhe, pura fofoca!
    Beijocas novas do conde nesse sábado ensolarado e gostoso! :***

    ResponderExcluir
  28. Do Dan Brown, até hoje só vi o filme "O Código da Vinci". Como não gostei muito do filme, não criei ainda a vontade de ler o livro. Não gosto muito de autores que escrevem livros pensando em transformá-los em filmes. Parecem que só visam ao lucro. Com o seu comentário, já fiquei um pouco interessada, hehe. Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Ola! Do Dan Brown o livro que mais gostei foi o Conspiração, mas o Código e o Anjos e Demónios também são leituras bastante envolventes.
    Boas leituras. Bjs.

    ResponderExcluir
  30. Carla, sou professora e estou 'garimpando' uns textos legais para colocar num livro didático que estou escrevendo. Quero coisas de gente de cabeça jovem e aberta, mas com a marca da inteligência... Gostaria de saber se posso usar um trecho do seu blog. Meu contato: luciadeborah@gmail.com. Por email conto mais sobre o livro e sobre mim. Beijinho!

    ResponderExcluir