segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O Castelo de Vidro - Jeannette Walls - Nova Fronteira

O Castelo de Vidro é um livro admirável. Na verdade, a coragem e a transparência da autora em expor as intimidades tristes e frustrantes da sua infância já valem a compra do livro.

Eu, no lugar dela, teria muita dificuldade para contar tantos detalhes da minha vida, dos problemas peculiares (e, no caso dela, bota peculiares nisso!) que toda família tem e reviver tudo de novo, até as lembranças que ela sempre tentou esquecer, para reunir em uma obra biográfica. Se qualidade inquestionável e capacidade singular de envolver o leitor emocionalmente são consolos, valeu a pena toda a dificuldade que a autora diz ter passado ao doar a sua vida do jeito que ela fez, porque o livro é imperdível!

E a criança suja, com pais sem noção, cheia de fome e de sonhos ter se tornado uma escritora de sucesso mundial é praticamente um milagre, o que torna a história real ainda mais incrível. E, mesmo sendo ela a personagem principal, conseguiu escrever um livro quase imparcial, falando dos absurdos cometidos pelo pai e pela mãe, quando necessário. Diferente de muita biografia por aí, a família não era perfeita, o clima não estava sempre ensolarado e a vida não era sempre (na verdade, não era quase nunca) um mar de rosas e, mesmo assim, ela não se faz de coitada, consegue ser até engraçada e não exagera no drama.

Tirando a história fenomenal, ainda tem a leveza e a maestria com que o livro é escrito, fazendo com que o leitor leia metade do livro em um único dia, sem nem se dar conta. Depois de ler O Castelo de Vidro virei, de verdade, fã de Jeanette Walls. Acabamos gostando até do seu pai que, apesar de ser um sonhador sem um pingo de responsabilidade, amava demais seus filhos. Em uma passagem especial do livro, o pai oferece um presente à filha, já que não tinha dinheiro para comprar nada material:

— Escolhe a tua estrela favorita — disse ele naquela noite. Ele disse que eu podia ficar com ela para mim. Ele disse que era o meu presente de Natal.
— Você não pode me dar uma estrela! — falei. — Ninguém é dono de uma estrela.
— É isso aí — disse ele. — Nenhuma outra pessoa tem uma estrela. Basta você declarar que tem antes dos outros, que nem aquele carcamano do Cristóvão Colombo, que declarou que a América era da rainha Isabel. Declarar que uma estrela é tua tem a mesma lógica.

Com esse gostinho, você vai resistir a O Castelo de Vidro?


Resumo da Ópera

Durante duas décadas, Jeannette Walls, uma conhecida jornalista nova-iorquina, bonita, brilhante e bem sucedida, escondera as suas raízes. Crescera com pais cujos ideais e inconformismo foram ao mesmo tempo uma bênção e uma maldição para eles e para os filhos. Rex e Rose Mary Walls tiveram quatro filhos. No princípio, viviam como nômadas, mudando de uma cidade para a outra, habitando velhos armazéns abandonados ou acampando nas montanhas.

Jeannette, as duas irmãs e o irmão tinham de sobreviver sozinhos, tentando arranjar comida, limpando a casa e encorajando os pais a trabalhar, enquanto se amparavam mutuamente e procuravam dar alguma normalidade à vida errática a que eram forçados. Foi assim que O Castelo de Vidro foi considerado uma das 50 melhores obras publicadas em 2005 nos Estados Unidos
.

Entrevista

Quando enconotrei essa entrevista com a autora, em que sua mãe também aparece, quase não acreditei. É por isso que eu amo a internet.

Confiram:




Acesse também o hotsite do livro.


Sobre a Autora


Jeanette Walls nasceu em 1960, na cidade de Phoenix, Arizona. Formou-se pela Universidade de Columbia e foi repórter da New York Magazine, Esquire, USA Today e MSNBC.com, onde trabalha atualmente. Também aparece com freqüência na TV, incluindo The Today Show, CNN e Prime Time Live. Ela é casada com o escritor John Taylor.

30 comentários:

  1. Qee lindo seu amor!! Vc parece tão novinha, sabia? 5 anos de namoro ou casamento?

    ResponderExcluir
  2. Uma boa semana para ti também!

    Bjinho português :)

    ResponderExcluir
  3. oi queridaa!

    que legal né... que coragem dela de dividir tudo isso. de relembrar pra escrever.

    fikei com vontade de ler.

    boa semana flor!
    beijos mil!

    ResponderExcluir
  4. Oii... Dá para acreditar que já tem um ano que esse livro está na minha sacola de compras, mas sempre fui passando outros na frente? ^^
    Acho que eu precisava de uma motivação, e sua resenha me ajudou :)
    Adorei, deve ser ótimo mesmo!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei realmente interessada nesse livro. Fique tocada com o trecho que colocou.
    Beijos,
    Mari
    www.rosas.nadiapag.com

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Estou pra comprar esse livro já faz muito tempo, mas não tinha muita certeza.
    Agora estou certa. Amei.
    BjOss

    ResponderExcluir
  7. Oii,
    Eu tenho esse livro aqui em casa meu pai que está lendo e demorando muito porque ele não gosta/não tem tempo de ler.
    Mas agora estou certa de que vou ler assim que ele terminar!
    Bjoo =)

    ResponderExcluir
  8. Estive com esse livro tantas vezes na mão e sempre deixei =/ Ficava meio encanada por ser biografia...Mas só ví excelentes opiniões a respeito deste livro.
    Sua resenha ficou ótima Carla e obrigada pela indicação!

    Beijos
    Lili

    ResponderExcluir
  9. Eu simplesmente AMEI este livro! bjs

    ResponderExcluir
  10. Carlinha, eu li e adorei esse livro também. Fiquei curiosa com o vídeo,mas esta dando erro! Beijão

    ResponderExcluir
  11. Hum... fiquei curiosa com esse livro! Até não vou ler muito o post para não estragar a surpresa. Bjsss, boa semana!!

    ResponderExcluir
  12. Olá!!! Este livro está em minha lista, já tinha lido um post com uma boa impressão sobre ele também. Bjs :)

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia esse livro, mas amei sua resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Confesso que ando sem tempo para livros.
    Mas fiquei bem curiosa quanto a esse.
    Mesmo sem conhecer a autora, adoro biografias.
    Adooooooooro.
    Bjão.

    ResponderExcluir
  15. Eu li esse livro. No final queria matar com as próprias mãos os pais dela. Affe.
    Baby, quanto a sua pergunta. Tudo fica em R$ 50,00. Ainda te mando brindes...rss
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola

      Também tive essa vontade, de trucidar os pais dela, em especial a mãe.
      Quando sugiro esta leitura a nossos alunos sempre digo q no começo a gente quer matar a mãe dela, no fim tirem essa mulher da nossa frente pq o assassinato é quase inevitável.. rs

      certamente um livro que vale cada página...
      abraço

      Excluir
  16. eu já pensei sobre isso qd lia alguns livros. como alguém poderia escrever tão tranquilamente sobre um tema q eu tinha dificuldade de ler. um livro que me fez sentir isso foi ensaio sobre a cegueira. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  17. Oi Carla,
    Eu li esse livro no mês passado, eu simplesmente adorei.
    Bjos e boa semana para vc!!
    Michele

    ResponderExcluir
  18. Olá!!!!

    Já faz um tempinho que estava interessada neste livro, mas sempre acabava deixando ele para depois, com seu comentário acho que ele irá furar a fila

    beijos

    ResponderExcluir
  19. Carla,

    Nao gosto mto de biografias. Costumo me decepcionar mas essa me deixou curiosa.

    Bjos,

    ResponderExcluir
  20. Um dos melhores livros que eu já li... não paro de pensar nas situações passadas pela família.

    O tipo de livro que desperta vários sentimentos do leitor: raiva, compaixão, dó e inveja.

    Vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  21. Ao contrário do que você diz, não me surpreende que ela tenha se tornado escritora. Apesar da vida que levava, era uma criança culta, com um universo imenso de informações. E os pais, embora fracassados, possuíam veia artística. Normal, portanto...

    ResponderExcluir
  22. Olá Carla. Assim como vc, li O Castelo de Vidro. Na verdade, terminei de ler hoje. A primeira coisa que pensei foi: Preciso escrever no meu blog sobre isso ! Na verdade naõ foi a primeira.. A primeira foi : Que livro fantástico. Pesquisei mais um pouco no google pra tirar alguns trechos interessantes como esse da estrela. Li seu post e confesso que ele ficou mtoooo melhor do acho que vai ficar o meu.

    Não quero copiar. Gosto de ler, sob outros pontos de vista, um assunto que penso em discutir ou colocar no blog. Mas não vai ter como. Preciso copiar esse vídeo pro meu blog. Na verdade enquanto escrevo isso ainda nem conferi se o vídeo ainda funciona. Espero que sim.

    Depois de ler todo seu post não preciso nem perguntar se gostou do livro néé ? Rs.

    Parabéns por sua postagem. Parabéns pelo blog que é bem legal !

    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Olá Carla. Assim como vc, li O Castelo de Vidro. Na verdade, terminei de ler hoje. A primeira coisa que pensei foi: Preciso escrever no meu blog sobre isso ! Na verdade naõ foi a primeira.. A primeira foi : Que livro fantástico. Pesquisei mais um pouco no google pra tirar alguns trechos interessantes como esse da estrela. Li seu post e confesso que ele ficou mtoooo melhor do acho que vai ficar o meu.

    Não quero copiar. Gosto de ler, sob outros pontos de vista, um assunto que penso em discutir ou colocar no blog. Mas não vai ter como. Preciso copiar esse vídeo pro meu blog. Na verdade enquanto escrevo isso ainda nem conferi se o vídeo ainda funciona. Espero que sim.

    Depois de ler todo seu post não preciso nem perguntar se gostou do livro néé ? Rs.

    Parabéns por sua postagem. Parabéns pelo blog que é bem legal !

    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Olá Carla. Assim como vc, li O Castelo de Vidro. Na verdade, terminei de ler hoje. A primeira coisa que pensei foi: Preciso escrever no meu blog sobre isso ! Na verdade naõ foi a primeira.. A primeira foi : Que livro fantástico. Pesquisei mais um pouco no google pra tirar alguns trechos interessantes como esse da estrela. Li seu post e confesso que ele ficou mtoooo melhor do acho que vai ficar o meu.

    Não quero copiar. Gosto de ler, sob outros pontos de vista, um assunto que penso em discutir ou colocar no blog. Mas não vai ter como. Preciso copiar esse vídeo pro meu blog. Na verdade enquanto escrevo isso ainda nem conferi se o vídeo ainda funciona. Espero que sim.

    Depois de ler todo seu post não preciso nem perguntar se gostou do livro néé ? Rs.

    Parabéns por sua postagem. Parabéns pelo blog que é bem legal !

    Abraços.! ;D

    ResponderExcluir
  25. Oi, estou lendo esse livro, e como achei maravilhoso resolvi pesquisar a respeito,amei a sua resenha, digna do livro. Esse livro está entre os melhores que já li, e olha que não foram poucos. Bjs, e obrigada por presentear aos internautas com a resenha de um livro tão gostoso de se ler.

    T+ ;D

    ResponderExcluir
  26. Este livro é simplesmente fantástico, a autora consegue transpor sentimentos nas páginas, impossível não se emocionar ou se apaixonar pela história.

    ResponderExcluir
  27. Simplismente MARAVILHOSO! Uma mistura de sentimentos para o leitor...super indico!

    ResponderExcluir
  28. Por coincidência, acabei de comentar sobre este livro no meu blog. Leitura comovente e imperdível!

    ResponderExcluir
  29. Eu penso que os filmes por que são muito interessantes, podemos encontrar de diferentes gêneros. De forma interessante, o criador optou por inserir uma cena de abertura com personagens novos, o que acaba sendo um choque para o espectador, que esperarava reencontrar de cara as queridas crianças. Desde que vi o elenco de O Castelo de Vidro imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos, Pessoalmente eu irei ver por causo do actriz Naomi Watts, uma atriz muito comprometida (Os Filmes de Naomi Watts para Eles são uma ótima opção para entreter), além disso, acho que ele é muito bonito e de bom estilo. Não posso esperar para ver a nova temporada, estou ansiosa.

    ResponderExcluir