quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Desonrada - Mai Mukhtar e Marie-Thérèse Cuny - Best Seller

Tinha lido sobre esse livro há muito tempo e fiquei com ele na cabeça. Estava louca pra ler e, quando chegou o natal do ano passado, pensei comigo: "Em um dos 384857472362761 amigos secretos dos quais sempre participo, vou pedir esse livro de presente para quem me tirar!".

Dito e feito! Pedi e ganhei! Uhu!!! E estava tão, mas tão, mas tão curiosa que comecei a ler no mesmíssimo dia. E valeu a pena! O livro é muito bem escrito, muito emvolvente e super chocante, até para mim, a "louca dos
livros sobre muçulmanas" (sim, eu amo, já li mais de 15 sobre o tema).

Desonrada, por quê?

O nome não poderia ter sido melhor. Isso porque Mai Mukhtar foi desonrada de todas as formas possíveis. E o mais incrível é ela ter conseguido transformar toda a sua dor em força para lutar por um amanhã diferentes para as suas semelhantes.

Virei fã de carteirinha de Mai!

Sobre o livro

O livro começa contando um pouco sobre a vida de Mai e sua família, pessoas simples e de bem, que só queria levar suas vidas em paz. Mas, por causa de uma acusação contra seu irmão (veja bem, contra seu irmão, não contra ela), Mai ouviu, na presença de mais de 100 homens da sua aldeia, a sentença de estupro coletivo a que ela estava condenada para livrar a vida de seu irmão. Porque lá é assim: as mulheres, seres considerados inferiores, têm até que pagar pelos erros dos homens da família.

No momento em que ela termina seu depoimento sobre tudo o que sofreu, eu já estava revoltada, enojada, acabada. Mas aí começa a outra parte do livro, a narração da sua história de renascimento, quando ela relata sua luta contra os absurdos de sua própria cultura.

Quando você começar a ler, não vai mais conseguir parar.

Nas minhas buscas pela internet, enconotrei essa matéria bem legal do Uol sobre o livro.

Sobre a Autora

Mukhtar Mai é paquistanesa e foi condenada a estupro coletivo pelo conselho de sua tribo, como punição por um crime que teria sido cometido por seu irmão. A acusação era falsa. Mukhtar, analfabeta e pertencente a uma casta inferior, tornou-se personalidade internacional quando decidiu viver e lutar para mudar o destino das mulheres de seu país.
Em março de 2007, o Conselho Europeu outorgou a Mukhtar Mai o North-South Prize de 2006 por contribuição notável aos direitos humanos. Marie-Thérèse Cuny é jornalista especializada em direitos humanos e direitos da mulher e escreveu ou co-escreveu mais de 50 livros. Mora em Paris.

17 comentários:

  1. eu estou lendo infiel e é bem semelhante. ela diz que se o irmão estupra a irmã, a família culpa a menina, não o homem. e a família é maltratada por todos pelo erro da menina. terrível. e pior, eles reforçam todos esses exageros com textos do alcorão. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Carla querida,gostei muito da indicação.Obrigado.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Pra ser sincera, não consigo ler esses livros. O meu asco e a indignação superam a coragem de ler, sabia?
    Eu não me conformo quando dizem que isso é cultura, que precisa ser respeitada (ah, é assim mesmo, é a cultura deles!) etc. Pra mim qualquer cultura que cerceie o livre arbítrio de um ser humano e não o respeita não deveria ser considerada como tal.
    E mudando de assunto, comofas pra entrar em contato com a sua amiga que faz banners? Entrei no blog dela e não tem email de contato... =/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. OI baby
    A foto do urubu é pra justamente espantar o azar. Sai de mim uruca.

    Eu sou arquivista. Se vc souber de algo, me avise.
    Bjs e obrigada

    ResponderExcluir
  5. Hmmm... não duvido que esse livro seja mesmo bom. Eu não leio muito esse tipo de coisa, pesada e séria, mas de vez em quando é bom para fazer a gente pensar e refletir.. :)

    Bjs! :)

    ResponderExcluir
  6. Oi,

    Passei aqui para uma visitinha e gostei muito.
    Bela indicação, já está na minha lista.

    Abraço,

    Clau

    ResponderExcluir
  7. Carla, eu já tinha ouvido falar desse livro, e conheço a história, mas não cheguei a ler. Fiquei curiosa depois do seu comentário. Uma boa dica. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Carlinha, eu também adoro livros com esse tema. Já anotei aqui e vou comprar para eu ler.
    Valeu a dica!
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. uaau, carla, apavorei.
    realmente deve ser uma historia linda, acompanhar tudo oq ela sofreu pelo amor a familia e oh, eu choro lendo livros, não ri :p

    besos, aguardo uma visitinha.

    http://meyfuchter.com

    ResponderExcluir
  10. Carla, eu também adoro os livros sobre as mulheres muçulmanas. Sofro ao ler, mas gosto.
    Fiquei interessadíssima em ler este! Fiquei boquiaberta com a condenação ser estupro coletivo....nunca tinha ouvido falar sobre esta barbárie (mas já tinha ouvido falar de outras....)
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla,
    Eu tbm adoro ler sobre mulher mulçumana, já li A Princesa e Mulheres de Cabul, esse último é muito bom, vc já leu?
    Esse que você citou deve ser muito bom...
    Um bj,

    ResponderExcluir
  12. E a intimidade com o Chico buarque, hein?! hehehe

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Adorei a dica. O livro é forte, mas parece ser muito esclarecedor.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  14. Carla

    Não conhecia esse livro, mas me interessei! Também gosto dessa temática - acho que tem de ser divulgado! Pode seu cultural, mas é errado! Não entendo como essas organizações de Direitos Humanos não lutam contra esses absurdos!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Já vi alguns comentários sobre esse livro e quero lê-lo assim que puder. Estou lendo a trilogia Princesa, de Jean P. Sassom, já viu? Triste demais saber que essas coisas acontecem e são consideradas naturais em alguns lugares.

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. QUERIDA NOVA AMIGA, TAMBÉM SEMPRE FUI SÚPER MEGA A FIM DE LER ESSE LIVRO, JÁ LI AS PRINCESA E AS FILHAS DA PRINCESA E PUDE VER REALMENTE O QUÃO AS MULHERERS DO AFEGANISTÃO SÃO SUBMISSAS E INFERIORIZADAS. E VENDO O SEU RELATO QUE PEDIU DE AMIGO SECRETO, EU DEI DE AMIGO SECRETO PARA UMA AMIGA,QUE SEMPRE GOSTOU DESSE TIPO DE ESTÓRIA, SENDO QUE FOI ELA QUEM ME EMPRESTOU ESSES OUTROS, INCLUSIVE O CAÇADOR DE PIPAS E A CIDADE SOL,MAS ACREDITA QUE ELA TROCOU? ME DISSE QUE BÃO QUERIA ESSE.
    MAS AINDA SIM COMPRAREI PARA MIM.
    JÁ ME DISSERAM QUE PAIXÃO ÍNDÍA É LINDO TAMBÉM,MAIS OU MENOS PARECIDO E AS MULHERES SOFREM TAMBÉM.
    BJS QUERIDA, SOU SUANOVA SEGUIDORA,PARA DOBRART SEU NUMERO DE SEGUIDORES, E TE CONVIDO A PARTICIPAR DOS MEUS DOIS O ANONIMAESCREVE EO PROEZAS DE CONDOMÍNIOS,
    E PARTICIPE TAMBÉM DA MINAH ÚLTIMA ENQUETE, SOBRE MÚSICAS, BJS COM MEL!

    ResponderExcluir
  17. Carla, nunca li nenhum livro com essa temática. Você poderia me indicar algum para eu começar a ler? priscila.carrariesl@gmail.com

    No aguardo! beijos!

    ResponderExcluir