terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Vou chamar a polícia - Irvin Yalom - Agir


Depois de ter lido Quando Nietzsche Chorou, foi a vez de cair de cabeça em outro livro do autor, o Vou Chamar a Polícia. Gostei muito mais desse do que do anterior. Me envolvi muito mais, achei a leitura mais dinâmica e adorei as histórias contadas por Yalom.

A história sobre seu amigo - a que abre o livro - e a última delas - que fala sobre uma parte de outro livro seu, sobre uma jovem paciente que se envolve com seu médico idoso - são excelentes! Além disso, adorei a análise e as explicações dadas para algumas passagens de Quando Nietzsche Chorou. Elas foram mega neriquecedoras.

O ideal mesmo é ler esse livro depois de já ter lido toda a obra do autor, já que ele cita todos os seus livros neste exemplar. Mas, mesmo para quem é novato na literatura de Yalom, Vou chamar a Polícia vale a pena!

Eu sou suspeita, porque sempre fui fascinada pela mente humana, seus mistérios e peculiaridades. Outra coisa que me fascina é a capacidade que esses profissionais têm de "investigar" e "descobrir" a causa para alguns maus que aparentemente não possuem relação nenhuma entre si.


É muito legal ler um livro em que o autor abre completamente sua profissão, seu dia-a-dia, questões éticas e complexas para o mundo conhecer. Eu, que não sou dessa área, mas sou mega curiosa, achei bárbara a possibilidade de me aproximar mais dessa realidade.

Para saber mais, confira o site do livro.

Sobre o Autor

Irvin D. Yalom nasceu em 1931, em Washington, d.c. Seus pais eram imigrantes russos que se estabeleceram nos Estados Unidos em busca de uma vida melhor. Desde criança, Yalom demonstrava profundo interesse pelos livros. Talvez tenha vindo daí sua paixão pela escrita e a vontade de transformar em narrativa o precioso material que seu trabalho como psiquiatra lhe daria. Atualmente é professor emérito de Psiquiatria na Universidade de Stanford.

Onde comprar

Os lugares mais baratos que encontrei foram: Americanas, por R$ 29,80 e WallMart, por R$ 29,90.

14 comentários:

  1. Me encanta livros sobre psicologia ou psiquiatria.
    A mente humana é fantástica quanto complexa. E eu adoro isso.

    Amei o banner do teu blog, muito fofinho. *-*
    Mas amei mais ainda o conteúdo. ;)

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla, tudo bem??? Tivemos um problema de edição e esquecemos de incluir umas regrinhas importantes, que já está visível no blog do Chá. Por favor, dá uma passadinha no blog para acrescentar os seus dados, só assim a sua frase poderá estar concorrendo.

    Desculpa o transtorno querida.
    Obrigada
    Beijossss
    Lili

    P.S: EStou esperando sua visita no meu blog Nossos Romances. Tem uma surpresa especialmente pra vc lá!!!!

    ResponderExcluir
  3. hellouuuu Carlinha, o unico livro que li deste autor é Mamãe e o sentido da vida, leu? são historias sobre psicoterapia, gostei pouco rss
    bjssss

    ResponderExcluir
  4. Gostei de todos os livros dele e estou querendo muito ler esse. O que mais gostei foi "A cura de Shoppenhauer"; é um livro muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Como sempre ótima resenhaa... o livro não faz muito meu estilo, mas muito interesante o diferente o livro...

    Boa semana Carla...bjos!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Carlinha,
    A resenha está perfect, gosto tbm de saber mais sobre a mente humana, é um assunto muito interessante..
    Um bj.

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla! Eu li este livro, apesar de não ser bem a "mnha praia", gostei muuuito!! Ele escreve bem, desvenda alguns conceitos da psicanálise de maneira simples, mas não simplória. Realmente uma leitura que me surpreendeu!
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Oie flor! Saudades das suas dicas de livro!!!
    Pode deixar que logo conto a história do abacaxi hahaah.
    Bjo bjo :)

    ResponderExcluir
  9. Nossa, fiquei super feliz com o seu comentário! Você tem um blog super bacana, passo por aqui direto e sempre vejo opiniões interessantíssimas!

    Sobre Yalom, só li Mentiras no Divã por enquanto. Quando Nietzsche Chorou está na minha pilha de não lidos ainda :)

    Beijo e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  10. Também gosto de ler sobre a mente humana e nunca li um livro do Irvin Yalon. Antes de ler o livro deste post, pretendo ler os anteriores desse autor. Afinal, você disse que ele cita os outros livros que escreveu em "Vou chamar a polícia". Gosto de estar por dentro de tudo. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla, passei pra te dar um alôzinho. Pela resenha, o livro parece interessanter. Li Quando Nietzsche Chorou e gostei muito. Vamos ver se mais para frente leio este outro. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Carla!!!

    Eu te mandei um e-mail (no seu gmail).

    Mas aqui está o meu:


    nossosromances@gmail.com

    Aguardo seus dados ;)


    bjssss

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante!! Acho q eu ia gostar desse! Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Carlinha...
    Genial esse blog... adorei...
    Sobre os Livros do Dr IRV eu sou apaixonada...
    Ja li Qdo Nietzche chorou... mamae e o sentido da vida... os desafios da terapia, o carrasco do amor, mentiras no divã e a cura de Shoppenhauer
    Amei tdos... mas cura de Shoppenhauer
    foi o que mais mecheu comigo...
    me fez pensar sobre a finitude da vida... e a maneira como estou desperdiçando a minha...
    bom, é isso PAARAAAABENS!!!!!!!

    ResponderExcluir