O Segredo de Hamas é uma obra policial de tirar o fôlego, como diz a sinopse do livro. E é mesmo! Você lê uma página já pensando nas revelações e desdobramentos que virão na próxima.
A história traz um plano de fundo real, em combinação com fatos ficcionais, o que dá um gosto todo especial à trama. Os capítulos são construídos de maneira irregular. Você termina um capítulo sabendo de um fato que terá toda a sua explicação dada apenas alguns capítulos a frente.
Do mesmo modo, pode começar a ler um capítulo que traz a história do ponto de vista de um outro personagem, mas que acaonteceu exatamente ao mesmo tempo em que os fatos narrados no capítulo anterior.
A maneira com que o livro foi escrito me lembra filmes como Crash e Babel, em que histórias começam a ser contadas separadamente, mas que acabam se juntando no final e dando um sentido perfeito aos fatos.
Imagino o quanto deve ter sido complicado escrever um livro nesses moldes, ainda mais porque aprendemos desde pequenos que uma história deve ter início, meio e fim, sempre nessa rodem. Talvez seja por quebrar esse paradigma que achei o livro tão interessante e instigante. Por ser apenas o segundo livro escrito por Rafael Palermo, não imaginei que fosse gostar tanto. Mas, a história é tão amarrada e tão carregada de realidade que eu adorei a experiência.
Por outro lado, exatamente por ser o segundo livro de sua carreira como escritor, Palermo talvez tenha pecado em alguns pontos. Por exemplo, já que a história é construída de maneira não linear, desafiando o leitor a mergulhar na história para não se perder, fica estranho todos os fatos serem tão bem explicados, às vezes mais de uma vez. Parece que a dúvida de estar sendo claro na narrativa acabou por subestimar o leitor.
Outro ponto que notei foi a repetição de algumas palavras no mesmo parágrafo. A leitura fica mais agradável e o autor passa mais credibilidade quando recheia o livro com um vocabulário rico, abusando de sinônimos ou simplesmente cortando palavras desnecessárias, que não deixam o texto parecer repetitivo.
Porém, esses dois fatos não apagam o brilho da obra, que é uma ótima pedida para quem gosta de adrenalina, história, tramas bem amarradas, ação e um final que mexe com a emoção de qualquer um.
Mas, o livro é sobre...
Um jovem pianista brasileiro decide visitar a terra de seus antepassados – Israel - em novembro de 2004. Tudo começa a dar errado quando, ao desembarcar, ele é assaltado e perde todo seu dinheiro e documentos. Em meio à busca por ajuda, acaba perdendo a memória num atentado à embaixada brasileira e vê em Joseph Sukur, um simpático palestino, sua chance de sobrevivência.
Mas nem mesmo Joseph poderá ajudá-lo quando um segredo de enormes proporções cai em seus ouvidos. O Segredo de Hamas é uma obra de ficção que se passa em uma zona real de conflito, e levanta ironias e questões de uma guerra que parece não ter fim.
Sobre o Autor
Conheci Palermo há alguns anos, quando trabalhamos juntos em uma produtora digital. Na época, ele lançava seu primeiro livro, Estupidez Crônica. Li os dois e é notável a evolução do escritor. Gostei infinitamente mais de O Segredo de Hamas.
Palermo é redator publicitário e, além de esccritor, é músico nas horas vagas. Mora em São Paulo e, aos 28 anos, já tem dois livros publicados. E aposto que o terceiro já está sendo planejado...
Tia Virginia
Há um dia
Parece ser interessante.. :)
ResponderExcluirbjs!
Oi Carla...bom dia!!!
ResponderExcluirTambém estou lendo Eu Prisionei das Farc, vamos compartilha depois, hehehe!!!
Um excelente final de semana querida!!
Paz!
Bjs
Opa, parece ótimo! Bem meu tipo!
ResponderExcluirObrigada pelo comentário, realmente somos privilegiadas por sermos amadas e correspondidas! Bjão
Carla!
ResponderExcluirNão pareçe muito o tipo de livro que eu gostaria de ler,acho que eu não iria entender nada,ia ter que ficar voltando no dicionário toda hora!
Obrigada pelo comentário no meu blog,retribuindo deixei lá dois selos para você!Beijooooooos!
Oi, Carla!
ResponderExcluirÉ tão bacana ver a evolução de um escritor que conhecemos, né?
P.S.: A série Crepúsculo é para adolescente mesmo. Ah, mas eu adoro! haha
Beijos,
Mari
www.rosas.nadiapag.com
Olá Amiga!
ResponderExcluirTenho três coisinhas fofas para te oferecer!
Excelente fim de semana!
Beijinhos!!!!
Parece ser realmente interessante. E nunca tinha ouvido falar =/
ResponderExcluirVou anotar aqui ;)
Beijinhos
Lili
Participe do sorteio no http://daestanteaojardim.blogspot.com/ do livro POBRE NÃO TEM SORTE - Leila Rego!
ResponderExcluirConto com sua participação!
E boa sorte :D
Bjos
Vinha.
gosto de livros policiais. beijos, pedrita
ResponderExcluirHum... Parece bom! interesei agora ^^
ResponderExcluirBeijos :)
Eita, Carla, então esse livro deve ser inapropriado para pessoas ansiosas, a não ser que elas tenham todo tempo do mundo para lê-lo de uma vez! rs
ResponderExcluirXerus
=***
valeu a dica , muito interessante
ResponderExcluirbjs
Adoro livros e filmes ambientados em Israel.
ResponderExcluirNossa, que bacana ler algo de um escritor que vc conhece de fato! Tb já tive essa experiência!
ResponderExcluirPostei alguns esclarecimentos sobre o Projeto 12 Livros em 12 Meses, se quiser conferir...
Bjos e boa semana!
Paulinha
Deve ser muito legal conhecer um autor assim...boa dica!
ResponderExcluirbjs
Carla querida...
ResponderExcluirPassando aqui para lhe desejar uma ótima semana!!!
Bjs...