segunda-feira, 4 de maio de 2009

O Menino do Pijama Listrado - John Boyne - Ed. Cia. das Letras



Essa resenha veio da Karin Althuon. Ela também é apaixonada por livros e foi ela que me emprestou a trilogia da Corinne Hoffmann. Leia sobre isso aqui, no meu primeiro post. Depois de saber que ela gostou, estou LOUCA para ler também!

Vale lembrar que o livro virou filme em 2008. Veja a análise do Omelete.


Sinopse

Bruno é um menino de nove anos que mora em Berlim com a família e sabe muito pouco da vida além do que acontece fora de sua casa e escola. O que ele descobre logo no ínicio do livro é que ele e a família terão que se mudar de Berlim, por conta do emprego do pai e ordens de seu chefe. Contextualizando, estamos na década de 40, em plena segunda guerra mundial o pai de Bruno é um militar alemão que responde diretamente a Hitler e a família muda para a casa vizinha ao campo de concentração de Auschwitz. Com o passar do tempo Bruno vai se adaptando a nova situação descobrindo mais sobre a família, sobre a Alemanha e sobre os vizinhos que moram do outro lado da cerca e só vestem a mesmo traje. E é por acaso que em uma exploração das redondezas, Bruno faz amizade com um menino do outro lado da cerca que sempre veste um curioso pijama listrado. E essa amizade mudará a vida de ambos.

Sobre o Autor

John Boyne (nascido em 30 de abril de 1971) é um romancista Alemão. Ensinou língua inglesa no Trinity College, e Literatura Criativa na Universidade de East Anglia, onde foi galhardoado com o prêmio Curtis Brown. Já escreveu cinco romances e está escrevendo (em 2007) o sexto, assim como uma quantidade de contos que foram publicados em várias antologias e transmitidos por rádio e televisão. Seus romances foram publicadas em 29 idiomas. The Boy in the Striped Pyjamas é um "mais vendido" em Nova York e uma adaptação para o cinema começou a ser filmada em abril de 2007. Boyne reside em Dublim.


O que Karin achou do livro

Após receber uma idicação comprei e terminei no domingo "O Menino do pijama listrado". Ao terminá-lo, fiquei com o livro na cabeça por algumas horas, pensando e discutindo com o meu namorado que já havia lido.

É um assunto delicado, que sempre me causa arrepios, mas fiquei impressionada com o jeito inocente em que o autor descreve os fatos visto que é uma criança o personagem principal. Achei bem interessante, e recomendo!

Depois, no msn, ela me falou o seguinte:
**Karin*va bene diz:
gostei bastante do livro, no inicio realmente vc pensa "será que vai acontecer alguma coisa ou ele vai ficar falando da casa o livro inteiro"

9 comentários:

  1. Já li e adorei...

    http://florestadasleituras.blogspot.com/2009/03/o-rapaz-do-pijama-as-riscas.html

    ResponderExcluir
  2. bem, bem, obrigada pela visita.

    este assunto é muito polêmico e controverso, não o discuto. Mas é sempre bom ver as histórias. Acho válido pelo caráter artístico.

    Sobre auto-ajuda, tbm não gosto, mas prefiro ler um desses, do que ficar sem ler, saca? rsrsrs

    E olha que até me surpreendo com alguns, como este por exemplo.
    Estava jogado, no fim de tudo... e gostei muito.

    Claro que vc filtra o que te convém, porém se não te fizer bem, mal não vai fazer. Leia-o qdo puder e ou tiver vontade. (ou mesmo contra vontade, como eu) e depois me fale o que achou.

    Se quiser, add.

    bjz

    ResponderExcluir
  3. Eu li o livro e tb baixei o filme da net. Realmente vale mto a pena. Uma boa sugestão.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei especialmente deste livro. Depois de ler tantos livros sobre a temática da 2.ª Guerra Mundial, penso que este primou pela diferença mostrando a Guerra aos olhos de uma criança, filho de um militar de Hitler, mas que nada sabia sobre o racismo, sobre o ser-se diferente, sobre as diferentes religiões. Depois disso vi ainda o filme, que também recomendo. Muito intenso.

    ResponderExcluir
  5. este livro parece ser muto bom, estou esperando ele entrar em promoção hehe
    bjss

    ResponderExcluir
  6. Estou louca para ler esse livro!!! Li uma resenha sobre ele me encantei, mas ainda não tive a oportunidade (leia-se falta de $$)...
    Ah, obrigada pelo convite a escrever uma resenha para ser publicada aqui!
    Xerinhus
    =***

    ResponderExcluir
  7. eu sempre quis ler de tanto que elogiam. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  8. Moça tu passastes no meu blog e perguntastes se podia linkar. Fique a vontade.
    Um abraço e até a próxoma.

    ResponderExcluir
  9. Já tinha reparado no filme, mas ainda não tive tempo de o ver. E agora também o livro... a história tem grandes hipóteses de ser um grande livro.

    Gostei do blog, volto cá mais vezes. :)

    ResponderExcluir