quinta-feira, 30 de abril de 2009

Design para quem não é Designer - Robin Williams - Ed. Callis

"Esse livro se destina a todos que precisam criar páginas mas não têm nenhum tipo de treino formal em design. Não me refiro apenas àqueles que estão criando embalagens incríveis ou folhetos extensos: falo das secretárias cujos chefes, hoje em dia, solicitam que elas criem os jornais informativos (newsletter); dos voluntários religiosos que estão montando materiais com informações sobre suas congregações; dos pequenos empresários que estão criando seus próprios anúncios; dos estudantes que compreendem que trabalhos com uma boa aparência pode significar uma nota melhor; dos profissionais que têm consciência de que uma apresentação interessante conquista mais respeito; dos professores que aprenderam que os alunos reagem de maneira muito mais positiva às ibnformações expostas de maneira mais estética; dos profissionais da área de estatística que estão notando que os números e as porcentagens podem ser organizados de maneira a convidarà leitura e não a dormir".


Livro bom, didático e que serve para todos aqueles que utilizam e/ou trabalham com computadores. Ensina de forma competente o feijão com arroz, prendendo a leitura e o interesse de quem não utiliza esses ensinamentos diariamente. É ideal para designers gráficos, mas acrescenta muitas noções importantes para pessoas de todas as áreas. Eu, que trabalho com internet, aprendi bastante coisas legais que podem acabar interferindo no meu dia-a-dia profissional.

O livro trata da apresentação de conteúdos: alinhamento, fonte, organização, forma, direção. Ensina a fazer cartões de visitas,envelopes, papéis timbrados, convites, newsletters, diagramação de textos...eu achei bem útil e aprendi coisas importantes que desconhecia completamente. Afinal, mesmo que você não trabalhe diretamente com design, quem é que nunca tentou fazer um convite de aniversário para enviar aos amigos por e-mail?

Sobre a Autora
Robin Williams (não, não é o ator e sim, é uma mulher!) vive no alto deserto do México, logo depois de Santa Fé, em uma propriedade de muitos acres. Ela vê o nascer-do-sol todas as manhãs e o pôr-do-sol todas as tardes. Seus filhos cresceram e foram embora e ela escreve sobre vários temas, além de informática. Ela tanbém viaja para lugares pitorescos do mundo, acreditando que a vida contuinua a ser uma grande aventura.

Gemte, essa descrição eu copiei do próprio livro, que tenho aqui na minha humilde biblioteca de casa, e não lembro de ter lido uma descrição que cause mais inveja nos leitores, que acordam cedo todo dia, vão trabalhar e perdem tanto o nascer quanto o pôr-do-sol. Conhecer lugares pitorescos do mundo, então, fica mais difícil ainda. Humpf!

7 comentários:

  1. Ca, hj estou passando rapidinho so pra te desejar um otimo fds
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla!
    Tem um selinho para você lá no meu blog!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla! Cheguei aqui por indicação da Janna! E adoro blogs que falem sobre livros, acho que são uma grande ajuda para próximas aquisições! Sempre que possivel retornarei!
    Xerus
    =***

    ResponderExcluir
  4. Olá. Obrigado por passar pelo Livreo. Pode linkar o meu blog claro, é sempre uma honra, posso também linkar o seu?
    Bjs e boas leituras

    ResponderExcluir
  5. Oie.
    Obrigada pela visita.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi

    Claro que podes adicionar o meu blog!

    Boa semana!!!

    Beijnhos!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Sim, podes adicionar o meu blog.
    Boas leituras

    Beijoca

    ResponderExcluir