sexta-feira, 25 de julho de 2014

Não conte para a mamãe - Toni Maguire - Ed. Bertrand Brasil


Que livro doído de ler! Quase parei com a sensação ruim que apertava meu peito durante a leitura. Acho que, me colocando apenas no lugar da vítima já me sentiria mal, mas agora que sou mãe, me coloco também no lugar da mãe e, por isso mesmo, foi revoltante ao quadrado ver a submissão e a omissão que uma mãe prefere ter ao invés de encarar a realidade e defender uma criança que só podia contar com ela.

O título do livro, como já deu pra perceber, é uma frase que o pai de Toni sempre falava para ela depois dos abusos. Ele dizia para ela não contar nada para a mamãe porque, se contasse, ela não a amaria mais.
Acima de tudo, admiro a coragem da autora, que escreveu um livro autobiográfico contando o inferno dos anos que passou sendo abusada pelo seu pai e ignorada por sua mãe. É triste e revoltante demais!

Para mim, o livro perturbou bastante. Talvez porque eu sempre leia antes de dormir, confesso que enquanto não terminei a leitura ia dormir todo dia com um aperto no peito, uma sensação de inquietude que não me deixava até eu pegar no sono. Que o pai era um doente, isso é claro. Mas confesso que a mãe de Toni foi quem mais me indignou, bem como a reação da família e das pessoas a sua volta quando a história veio à tona. A atitude que Toni teve para tentar acabar com sua dor é totalmente compreensível.


O bom é que a autora, aparentemente, conseguiu se livrar de todos os fantasmas do seu passado e, hoje, deve encher sua conta bancária escrevendo livros sobre isso. Tá aí o dom de transformar uma coisa horrível em lucro, no fim das contas. Não que isso apague tudo o que ela sofreu, mas já que aconteceu mesmo, que se tire proveito disso.

Tirando o peso da história verídica, a leitura flui facilmente e o livro é muito bem escrito, prendendo o leitor e trazendo-o pra perto da autora. Recomendo! Mas, respire fundo e tente abstrair a história quando fechar o livro. Senão vai ser melancolia do início ao fim.


Sobre a Autora

Toni Maguire é inglesa. Depois de 20 anos vivendo em Londres, ela agora divide seu tempo entre Norfolk, Inglaterra, e Cidade do Cabo, África do Sul.  Não conte para a mamãe é seu primeiro livro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário