sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A Outra Vida de catherine M. - Catherine Millet - Agir

Essa resenha foi enviada por Karina Nishioka. Ela estava louca para ler esse livro e mergulhou de cabeça na obra. Confira a opinião de Karina:

Meu interesse pela autora Catherine M. Surgiu quando li uma entrevista que ela deu para uma Playboy de 2001, época do lançamento de seu 1º livro autobiográfico: "A Vida Sexual de catherine M.".

Totalmente voltada para a vida sexual permissiva da autora, a entrevista explorou muito do que eu poderia encontrar neste livro. As perguntas guiavam Catherine a confirmar e relatar brevemente suas aventuras eróticas, que chegavam a envolver 20, 30 ou 40 pessoas em uma mesma noite.

Pronto, curiosidade ativada, fui atrás do livro; Tudo que consegui foi "A Outra Vida de Catherine M.", uma espécie de continuação do primeiro livro. Ansiosa, não o subestimei, e confesso que terminei voando minha leitura.

Fui Surpreendida

Catherine Millet nasceu em 1948 e é fundadora e diretora de uma das mais influentes revistas de arte francesas,a Art Press. Especialista na obra de Salvador Dali e Yves Klein, escreveu conceituados livros de arte, quandoconquistou milhares de leitores revelando pela primeira vez ao mundo, de um jeito sóbrio e elegante, uma trajetória sexual completamentelivre de privações.

O Livro

Ouso dizer, mesmo sem ter lido "A vida Sexual...", que Catherine revela tanto ou muito mais de si em "A Outra Vida de Catherine M.". Isso porque ela não se atenta mais em trazer ao leitor os
detalhes de suas experiencias e parceiros, mas sim em se situar diante de tudo aquilo. Ela revela como era sua relação familiar, como foi sair de casa, seus anseios e medos e a grande dificuldade em lidar com a sensação de não ser a única de seu grande amor, o atual marido, Jaques.

Catherine certamente é uma pensadora habituada a escrita dos livros de Arte, e durante todo o texto não deixa de demonstrar essa delicadeza. Faz comprações que por vezes soam infantis, mas que sem elas talvez fosse impossível mergulhar no seu universo.

Uma das passagens que mais me marcou, sem motivo especial, apenas pela sutileza com que consegui absorver a idéia, foi quando ela comparou o fato de ter descoberto que seu marido a traía, com a situação de chegar a uma festa, confiante de si, e receber um aceno. Você imediatamente retribui o aceno e segundos depois percebe que na verdade o aceno foi pra pessoa que estava logo atrás de você. Simples, mas potencialmente real.

Ela ainda diz que, naquele momento, você se sente quase ridículo por ter imaginado que entre todas aquelas possoas você, cheio de si, seria a única que poderia conhecer o autor do aceno. E deixa a moral da hitória para nós. Caterine vai se ruindo à medida em que as páginas avançam, e a personagem que bem no início parecia um ser intocável que se desprendeu das pequenices humanas e descobriu o sexo livre, se tranforma numa mulher enlouquecida e possuída por um ciúmes silencioso, comum a tantas mulheres.

Ela relata delicadamente como era revirar as coisas do marido colocando cada papel no lugar ao qual pertencia, visitar cada lugar em que descobriu que ele esteve na companhia de outra, ao mesmo tempo que sustentava as práticas sexuais libertinas que ele, o marido, reprimia.

Nem tudo são flores

O terço final do livro é tão paranóico e pesado que Catherine deixa de lado as comparações que antes agraciavam a leitura, e relata apenas sua doença. Ela vai muito mais a fundo e finaliza o livro revelando que ainda padece do mesmo ciúmes que tanto a corroeu, mas agora, apenas como
reflexo, hábito, e não medo. Foi a parte mais sofrida da leitura, e deixa a sensação de que faltou o final feliz.Catherine, ao que se sabe, ainda é casada com Jaques, e muito apaixonada.

Mas eu gostaria de ler algo mais incisivo sobre sua superação. De qualquer forma me surpreendeu, e indico como leitura (mais que) obrigatória para mulheres. Confira o site do livro.

Sobre a Autora

Nascida em 1948 na França, Catherine Millet é fundadora e diretora da Art Press, uma das mais influentes revistas de arte francesas, além de autora de Arte contemporânea na França(1987) e Arte contemporânea: história e geografia (2006), entre outros livros. É especialistana obra do pintor espanholSalvador Dalí e do artista plásticoYves Klein. Conquistou milhões deleitores com o polêmico A vida sexual de Catherine M. (2001), marco na escrita feminina sobre sexo.

Onde Comprar

Os lugares mais baratos que encontrei foram: Cia dos Livros, por R$ 29,93 e Submarino, por R$ 30,50.

Mande a sua resenha!

Se você também quer participar da Resenha do Leitor, entre em contato pelo carla.martins16@gmail.com. Vou a-d-o-r-a-r! :)

7 comentários:

  1. uhh quero participar com minha resenha tmb ..shushuhsusush..
    vou mandar um email ..b
    jokasss

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu li o primeiro livro e fiz uma resenha também. Posso enviar com prazer.
    Parabéns Karina, gostei bastante da sua descrição do segundo livro.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  3. Olá Carlinha linda!

    Espero que estejas bem!

    Desculpa a minha ausencia!

    Infelizmente, agora estou na cama com uma gripe terrível que me impede de me aproximar do meu sogro, mas o lado positivo, é que me sobra tempo para visitar os amigos...!

    Assim, no meu portátil, cá estou eu a retribuir os gestos de carinho e a tua amizade.

    O livro não conheço, mas tenho e já li "A Vida Sexual de catherine M." e gostei bastante.
    Esse é mais um que vai para a minha, já extensa, lista de livros a ler...

    Uma sugestão de leitura é o que te faço hoje também, só que em forma de blog.

    É de um Amigo meu argentino que também escreve em português, além do espanhol, obviamente.

    E escreve como poucos, em minha opinião. Mas tu como profissional que és, gostaria muito de saber a tua opinião. Ficava-te muito grata, porque ele merece. Além disso, seguramente, não te vais arrepender!

    http://serpai-acerca-de.blogspot.com/

    Deixo-te um beijo enorme e votos de um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Olá Carla,
    Gosto muito do seu blog, acompanho sempre pelo meu leitor de RSS.
    A Karina disse aí na resenha que não achou "A vida sexual..." em nenhum lugar pra vender. Eu achei pra ela no Estante Virtual. :)

    Http://www.estantevirtual.com.br é só pesquisar pelo nome da autora e lá tem muitos livros dela.

    ResponderExcluir
  5. Estou dentro!!
    Adoroooo resenhas...
    Feliz 2010
    com muita inspiração e aspiração!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Comece a semana feliz, agradecendo a Deus por ter aberto os olhos no dia de hoje!!
    boa semana

    bjss

    ResponderExcluir