terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Ensaio Sobre a Cegueira - José Saramago - Companhia das Letras


Eu sou suspeita, porque fiquei fascinada por Saramago depois de ler esse livro. Fascinada.

O livro é perturbador, de qualidade única, tão bem escrito que chegou a provocar reações físicas enquanto eu o lia. Cheguei a ficar enjoada, um dia, enquanto lia a descrição do estado do local onde os cegos estavam abrigados.
A narrativa é realmente singular, a cegueira que aflige o mundo inteiro - e que é branca, e não preta, como normalmente - pode significar várias coisas, dependendo do entendimento de cada leitor. O mesmo ocorre para o fato de apenas uma mulher não ficar cega e para o final do livro. Então, o livro é, ao mesmo tempo, objetivo e subjetivo.
Ao mesmo tempo, o livro trata de um assunto praticamente irreal, mas trata também da alma humana, tal qual ela é, trazendo uma dose maciça de realidade. Na realidade, Ensaio é uma metáforo do mundo em que vivemos, onde enxergamos, mas somos todos cegos. Onde somos todos iguais, mas estamos sempre segregando, fazendo diferenças.

E a forma única - e marca registrada - de Saramago escrever, sem pontuação alguma, incomodou muita gente, mas a mim não interferiu em nada. Porque a narrativa tem tanta qualidade, mas tanta, que é fácil se envolver e acostumar com a forma com que o livro foi escrito.

Outro detalhe muito legal é a falta de nomes dos personagens. Para que nomes, se os cegos tornam-se todos iguais, sem diferenças de imagem e posses?


Ensaio sobre a Cegueira foi um dos livros que mais me marcou. Um dos livros que, certamente, lembrarei para sempre. É lindo, é intenso, é pura verdade.


O filme


O livro, de 1995, inspirou muito cineastas a adaptarem a história para as telas. mas, Saramago nunca permitiu. Até que Fernando meirelles conseguiu a façanha. Por conta disso, a pressão era grande e Meirelles estava muito ansioso e receoso de provocar uma reação negativa no autor, ao assistir ao filme.

Acompanhei o blog do cineasta durante as filmagens e, quando ele postou esse vídeo, chorei demais. Olha que linda a reação de Saramago! Certamente esse foi o momento mais especial da carreira de Meirelles.



E, realmente, o filme foi um feito e tanto. Costumo me decepcionar muito com adaptações, sempre as acho muito inferiores aos livros, mas Ensaio ficou ótimo! E meu marido, que foi comigo ao cinema e não tinha lido o livro, saiu de lá emocionado e completamente mexido. Então, se mexeu com quem leu e com quem não leu, cumpriu seu papel, e de forma louvável.

Em nome da literatura e para seu próprio bem, leia Ensaio sobre a Cegueira. Você não vai se arrepender.


Sobre o Autor


José Saramago nasceu na aldeia ribatejana de Azinhaga, concelho de Golegã, no dia 16 de Novembro de 1922, embora o registo oficial mencione o dia 18. Seus pais emigraram para Lisboa quando ele ainda não perfizera três anos de idade. Toda a sua vida tem decorrido na capital, embora até ao princípio da idade madura tivessem sido numerosas e às vezes prolongadas as suas estadas na aldeia natal. Fez estudos secundários (liceal e técnico) que não pôde continuar por dificuldades econômicas.
No seu primeiro emprego foi serralheiro mecânico, tendo depois exercido diversas outras profissões, a saber: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, editor, tradutor, jornalista. Publicou o seu primeiro livro, um romance ("Terra do Pecado"), em 1947, tendo estado depois sem publicar até 1966. Trabalhou durante doze anos numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção. Colaborou como crítico literário na Revista "Seara Nova".
Em 1972 e 1973 fez parte da redacção do Jornal "Diário de Lisboa" onde foi comentador político, tendo também coordenado, durante alguns meses, o suplemento cultural daquele vespertino. Pertenceu à primeira Direcção da Associação Portuguesa de Escritores. Entre Abril e Novembro de 1975 foi director-adjunto do "Diário de Notícias". Desde 1976 vive exclusivamente do seu trabalho literário.
Onde Comprar
Os lugares mais baratos que encontrei foram: Cia dos Livros, por R$ 29,00 e Saraiva, por R$ 29,30.

22 comentários:

  1. Ainda não li Ensaio sobre a Cegueira mas estas a deixar-me com curiosidade e acho k o vou por a fazer-me companhia na mesa de cabeceira por uns tempos lol
    Bjinhos *

    ResponderExcluir
  2. Tenho a maior curiosidade com esse livro, um dia ainda quero lê-lo. ;)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Uma das grandes obras da nossa época.Fantástico.Aliás,estou lendo "A Viagem do Elefante" e literalmente,viajando.Saramago merece Nobel e tudo mais que vier.
    Abraços,querida.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho o pé atrás com Saramago... Acho que justamente por ver muita gente reclamando da narrativa dele!
    Se o livro cair na minha mão, eu leio, com certeza! Mas não compro não!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga!
    Eu gostei imenso deste livro.É um livro intensamente verdadeiro.
    Ainda não vi o filme.

    Bjinhos*

    ResponderExcluir
  6. me deixou muito animada a sua resenha ... vou te que comprar este .. bjokasss

    ResponderExcluir
  7. Para mim, este é um dos melhores livros de Saramago, senão o melhor.
    O filme de Fernando Meirelles, além de não deturpar o livro, valoriza a história. Duas obras excepcionais, o filme e o livro.

    ResponderExcluir
  8. Quando vi o título do post tive que vir correndo comentar, pois esse livro é simplesmente um dos melhores que já li! Profundo, envolvente, escrita perfeita. Amei! Já o filme, não gostei muito... é fraco comparado ao livro. Mas, ao menos conseguiu passar a msg contida no livro. Desde que o Saramago escreveu o livro, ele obteve muitas propostas para a criação do filme baseado em sua obra. Mas, ele nunca aceitou, argumenta que os filmes estragam a imaginação. E eu concordo com ele. A única pessoa que ele deu permissão para criar um filme foi o Meirelles. Muito legal! Até hj não li mais nenhum livro do Saramago, mas quero ler. Bjssss!

    ResponderExcluir
  9. Demorei um pouco para acostumar com o estilo de escrita do autor, mas depois que entrei no ritmo, não larguei mais.
    E vc não foi a única a ficar "enojada" em determinadas partes... Saramago escreve tão bem que quase dá pra sentir o cheiro. O livro é mesmo incrível.

    ResponderExcluir
  10. Oi Carla,
    Eu li o livro e assisti ao filme no ano retrasado, eu gostei bastante do livro, fui assistir no cinema e depois comprei o filme, rsrsrs, realmente o filme não fica atrás mesmo.
    Bj.

    ResponderExcluir
  11. Poxa, esse livro sempre me 'intrigou'. Quero muito o ler.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Carlinha,

    Morri de rir de sua lista lá no blog...

    Ah sobre o fato das azeitonas serem engordantes?
    Segundo a lista "As azeitonas são boas fontes de gorduras monossaturadas, compostos fenólicos e vitamina E, que são importantes para a saúde das artérias e para garantir uma vida mais longa."

    E se vc gosta de feijão preto e feijoada então gosta de feijão né?

    Qto ao seu post... Não curto Saramago.
    Não li nem para um trabalho na faculdade e fiquei com Zero!
    Acho q é pq ele não usa sinais de pontuação em seus livros...
    mas será q o filme é bom?
    Vc viu?

    A propósito vc leu a lista?

    bjão

    ResponderExcluir
  13. Oie, eu não li o livro, mas vi o filme.... e que filme viu!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Hmm... Já ouvi falar muito desse livro e do filme, mas acho que não é muito o meu estilo, não. Pelo menos, não neste momento, rs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Carla!

    Li um livro dele há muito tempo atrás, ainda na escola - Memorial do Convento - e lembro de ter gostado. Não me incomodou nem um pouco também a falta de acentuação. É meio que como ouvir a fala de alguém reproduzida na escrita.
    Lendo sua resenha agora, sinto-me tentada a arriscar quando tiver chance.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Carla!
    Isso é que é revew, parabens.
    Eu esto ensaiando a tempos para ler este livro, mas preciso estar preparada para assimilar o conteudo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito desse livro, foi o único do Saramago que consegui ler (e gostar!) até agora. Tentei ler "As Intermitências da morte" mas não consegui. Achei o filme bem fiel ao livro, é raro eu gostar de adaptações. Parabéns pela resenha, muito boa mesmo

    ResponderExcluir
  18. ensaio sobre a cegueira me incomodou muito, chegava a deixar longe o livro e demorar pra voltar a ler tão enojada com o q podemos vir a ser em um momento de extrema privação. fiquei com vergonha da humanidade e de mim. eu amei o filme. eu não costumo comparar artes tão diferentes como a escrita e a por imagens que é o cinema. cada uma trabalha com uma linguagem para relatar então são incomparáveis. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  19. Oi! Me deixaste curiosa à cerca deste livro!
    Deve ser excelente mesmo.

    ResponderExcluir
  20. Desse ano não passa... eu preciso ler alguma coisa do Saramago...
    Adorei a resenha... muito boa mesmo... só não sei se tenho muito estômago para o livro...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  21. Preciso criar vergonha na cara por nunca ter lido uma obra do José Saramago. Houve uma tentativa há muitos anos atrás com um livro dele que nem lembro mais qual é. O estilo da narrativa me incomodou e não consegui ler até o fim. De qualquer forma, quero ler uma obra completa dele e vai ser com o "Ensaio sobre a cegueira". Você me convenceu! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  22. Sem dúvida esse foi o melhor livro que já li (e amo ler, leio muito). Assim como vc tive reacoes fisicas, passei mal (tive palpitacoes) ao ler um trecho do que eles passam no confinamento - nao vou especificar pra nao estragar pra quem nao leu).
    O fato dos paragrafos enoooooorrrmes no começo eu estranhei, mas não estragou nada, e os personagens nao terem nome para mim facilitou.
    Acho dificil algum livro superar este em minha lista.

    ResponderExcluir