terça-feira, 16 de junho de 2009

Longe Daqui - Amy Bloom - Nova Fronteira

Demorei um pouco mais de tempo para terminar esse livro do que normalmente. A leitura não é fácil, os diálogos ora recebem travessão, ora são separados apenas com vírgula do resto de um parágrafo. E, por falar em parágrafo, aquela regra que aprendi no Jornalismo de fazer parágrafos curtos, sempre que possível, para favorecer o visual da matéria e facilitar a leitura não se aplicam, definitivamente, à Longe Daqui.

Os parágrafos são longos, grandes, densos.
A linguagem é rebuscada, bem elaborada, mas, no meio de uma frase, quando menos se espera, um palavrão ou uma gíria pode aparecer como se fosse uma intrusa em uma família requintada que não lhe pertence.

Longe Daqui é assim, pesado, direto, um tapa na cara dos romances com final feliz e pequenas vitórias da heroína ao longo da obra. Aqui, a heroína tem, sim, vários fracassos, vários desafios, várias amostras de onde a dignidade pode se enconder, de onde a condição humana pode chegar e quanto o ser homano pode aguentar.

Como surgiu a idéia do livro?

A autora partiu de uma notícia que ouviu no rádio quando tinha 11 anos para elaborar a história. Ela lembra que a notícia contava a saga de uma mulher que percorreu o caminho de Nova Iorque ao Alasca a pé.

Nossa caminhante, Lilian Lyeb, vai mais longe na história, até a Sibéria, com o único objetivo que faria realmente uma mulher passar por tudo aquilo: o amor pela filha.

O livro já começa forte, tenso, cheio de emoções, com o massacre a sangue frio de todos os familiares de Lilian Lyeb, personagem principal do drama.

Depois, sangue, sexo, amor, luta, coragem e amizade são ingredientes que não faltam à Longe Daqui, envolvendo o leitor do começo ao fim da trama.

A pergunta


"Será que Sophie está mesmo viva ou é tudo mentira?" é a pergunta que não sai da cabeça até a última página. E a história é escrita de maneira a acharmos, em alguns momentos, que sua filha está mesmo viva e, em outros, de que tudo vai ser em vão e que a criança foi mais uma vítima da maldade humana.

Tem humor também

O mais engraçado de tudo é que, mesmo durante uma história tão triste, é fácil rir em alguns momentos. E chorar, sentir raiva, torcer e sentir pena em outros. Se você gosta de fortes emoções, leia Longe Daqui. mas, antes, saiba mais sobre o livro no site oficial (recomendo a leitura das matérias contidas na seção Virou Notícia).

Sobre a Autora

Amy Bloom é autora de dois romances e dois livros de contos. Foi indicada ao National Book Award e ao National Book Critic Award e teve contos foram publicados em diversas antologias. Colaborou com revistas como a New Yorker, a New York Times Magazine e a Atlantic Monthly, entre outras. Vive em Connecticut e leciona na Universidade de Yale.

13 comentários:

  1. Vou ler,obrigado por mais essa sugestão.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Vou registar, gostei do seu comentar e ... ficou a vontade de ler.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Essa regra dos parágrafos realmente parece não se aplicar a certos escritores, rsrsrsrs.
    bjins

    ResponderExcluir
  4. valeu a dica!!! bem diferente! beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu li o livro e a escrita da autora, a primeira vista, me chocou. Mas, depois de habituada, a leitura fluiu bem ainda que a densidade da trama me desse algumas bordoadas às vezes. Adorei o seu comentário e, de fato, a escrita de Bloom é criativa até demais...hehehe

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Já anotei a dica! Acho que vou gostar. A forma como surguiu a ideia do livro é bem interessante e gosto de personagens com momentos de fracasso e desafios.

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla!Enviei seu livro hoje...desculpa a demora, mas a correria é muita...
    Espero que vc goste! Depois me fala!
    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Olá Carla...

    Obrigada pelo comentário!
    Ah eu gosto bastante de mudar, e olha que blog tem 1 semana, rsrsrsrs... mas eu queria deixar ele com a cara mais cute, mas acaba que perde o ar cultural então tive que me policiar!! rsrs..
    Uma boa tarde pra vc...

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. O Compartilhando Leituras está de visual novo. Faça uma visitinha, participe da enquete e dê o seu voto. Sua opinião é muito importante para sempre fazermos blogues com qualidade e conteúdo. Obrigadaaaaaa!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. É engraçado você ter falado dos páragrafos curtos que aprendemos na faculdade de Jornalismo. Lembro que antes de entrar na faculdade, lia esses páragrafos enormes com a maior facilidade. Depois, tive que reaprender porque me cansava. Agora, já voltei ao normal. hahaha
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas é uma boa dica.

    Beijos,
    Mariana
    (rosas.nadiapag.com)
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. nossa, leituras cansativas e com palavras dificeis me cansam, demoro meses pra terminar de ler...

    hihihi...

    vi que vc está lendo gabriel garcia marques, eu jah li partes desse livro, era da minha amiga e eu pegava pra ler quando ela se distraia...
    mas naum consegui ler tudo porque o cusro que faziamos acabou!
    =s

    mas acho que vou procurar ele por aqui porque quero terminar...!

    beijo carlinha!

    ResponderExcluir
  12. http://yasminmantsoni.blogspot.com/
    Olá
    virei sua seguidora quando puder
    da uma passada no meu???
    vlw
    parabéns pelo blog

    ResponderExcluir