quinta-feira, 7 de maio de 2009

Televisão: a Vida Pelo Vídeo - Ciro Marcondes Filho - Ed. Moderna

O livro trata do papel da televisão na comunicação de massa do Brasil. Sabe-se que o conteúdo transmitido via televisão (porque o coitado do aparelho de tevê só transmite imagem e som, não é culpado de nada) tem uam capacidade imensa de persuação e penetração na sociedade brasileira.

Para quem estuda jornalismo, pretende estudar ou simplesmente gosta do assunto e quer saber mais sobre crítica da mídia televisiva, a publicação é indispensável. Com muitas ilustrações e linguagem fácil e agradável, o livro me ensinou algumas coisas, outras eu já sabia, mas o balanço foi bom. Li durante a faculdade, acho que em 2001. Gostei bastante e recomendo. O livro não fala nada de novo nem de extraordinário, mas talvez eu tenha essa impressão porque eu já fazia jornalismo e convivia com aquelas informações por várias horas, todos os dias. Para quem ainda não sabe muito sobre televisão, mas é louco para saber, o livro é a escolha certa.

O capacidade de fascínio da TV é realmente impressionante e o livro aborda muito bem o tema. Tem gente que odeia ficar em casa sozinho, ou que simplesmente vive de maneira extremamente solitária. Aí, a tlevisão acaba ocupando esse espaço vazio na vida das pessoas. Tanto é que, comumente, pessoas ligam a televisão de casa assim que chegam, só para ouvir o som e ter a sensação de que não está sozinho. Muitas vezes, o espectador está em outro cômodo e nem sabe em que canal está, mas o fato de saber que ela está ali, conforta e diminui a angústia.

Esse fato, somado ao poder de persuasão do meio (ouviu na tevê, é verdade) faz com que o poder do emissor perante o receptor seja imenso e perigoso. 

Hoje, acho que o livro poderia ser atualizado com informações recentes sobre a internet e a mudança da relação dos receptores com a televisão depois da chegada dessa nova mídia. Na época do lançamento do livro, a internet ainda não estava popularizada no Brasil. Essa observação é importante porque, em uma parte do texto, o autor faz um apanhado dos meios de comunicação e da reação das pessoas à chegada de cada um deles.

O autor fala também sobre os mais variados gêneros de programação, mostrando como tudo acontece na TV: telejornalismo, programas de auditório, dramaturgia, programas de humor,  entrevistas, os esportivos, musicais e publicidade. 

Sobre o Autor

Ciro Marcondes Filho, sociólogo e jornalista pela USP, mestre pela FFLCH-USP, doutor pela Universidade de Frankfurt (RFA), pós-doutor pela Universidade Stendhal de Grenoble (França), titular da Cátedra Unesco de Divulgação Científica no Brasil, foi livre docente, professor adjunto e é professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP desde 1987. 

Tem atuado como conferencista pelo país e no exterior, debatendo sua proposta de construção no Brasil de uma teoria própria da comunicação, adaptada à era tecnológica. Já publicou cerca de 30 livros nas áreas de comunicação, jornalismo, política, filosofia, psicanálise. 

Foi coordenador do Núcleo José Reis de Divulgação Científica, da USP, editou várias revistas (Comunicação e Artes, Comunicação & política, Atrator estranho), traduziu recentemente Niklas Luhmann para ao português, já formou 12 doutores e número igual de mestres. Já exerceu o jornalismo (editor do Jornal da USP), foi colaborador do jornal LEIA, e de outros jornais e revistas. Produziu na Rádio USP 57 programas da série O Teatro do Mundo - A Canção.

4 comentários:

  1. A televisão é mágica! Ela contagia as pessoas de uma forma impressionante e rápida! A prova é essa novela caminho das indias... Num é que tem pernambucano falando "hare baba"... hauahauahau Não sei nem se sabem falar português direito, ou o significado de tal expressão, mas passa na nnovela, está na "moda"... É coisa da danada da televisão!!! O importante é não engolir tudo que ela nos oferece sem escolher direitinho!

    Xerus
    =***

    ResponderExcluir
  2. ah carla...

    http://cache1.asset-cache.net/xc/200477891-001.jpg?v=1&c=NewsMaker&k=2&d=79D94D7195D79F82524BE4F6FE51AC9BCA62DE5246472DD0


    http://cache2.asset-cache.net/xc/83291326.jpg?v=1&c=NewsMaker&k=2&d=E7CB748BC2B07D7489C6202A1992A856E30A760B0D811297

    deixei o link das duas fotos dos Açores que colokei no blog, ve se vc consegue abrir por eles!


    em relaçao a televisao, eu nunca gostei muito de televisão, mas por causa dos programas, acho que eh um meio de comunicaçao incrivel, por causa da facilidade de propagaçao de uma informaçao e amplitude que essa inforemaçao percorre.
    se fosse bem utilizada, seria muito bom!
    naum só por quem oferece a programaçao, mas tbm por quem assiste!
    mas o livro me parece bom!!

    é isso aí!!

    beijoo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cá

    Topo sim....pode ser semana que vem? Me lembra na segunda ok???

    bjoooooooooos

    ResponderExcluir
  4. parece bastabte interessante heim??? eu sou bastante curiosa qnt a esse fascinio q a tv nos proporciona. beijos

    ResponderExcluir