segunda-feira, 25 de maio de 2009

Princesa - Jean P. Sasson - Best Seller

Li esse livro no primeiro ano da faculdade, por indicação da professora de Antropologia. Não lembro o nome dela e nem sei também o que a matéria tinha a ver com a vida de uma mulher árabe. O que sei é que ela nem deve imaginar, mas foi essa leitura que fez nascer em mim uma verdadeira PAIXÃO por livros que retratam e documentam o sofrimento de mulheres que não têm direitos e vivem sob ameaça, julgamentos inconcebíveis e costumes machistas bárbaros.

E a desculpa é sempre religião.
Quem me conhece sabe o quanto gosto desse tipo de livro, compro vários e pego emprestado outros tantos, já nem sei mais quantos li sobre o tema. E continuo me indignando e admirando a coragem que essas mulheres têm de expor sua vida cheia de humilhações, em prol de tentar salvar outras mulheres de uma vida tão infeliz quanto as suas. E quanto mais esses livros fizerem sucesso e forem traduzidos para outras línguas, atravessando o mundo e atingindo todo tipo de gente, as chances de algo ser feito para melhorar essa triste realidade aumenta. A informação e o grito de socorro que essas mulheres transformam em livros são, talvez, as únicas maneiras de fazer a diferença.

E foi por isso que uma princesa árabe, que no livro foi chamada de Sultana por segurança, resolveu contar tudo o que sabe para uma escritora americana. Na tentativa de mudar a realidade na qual está inserida, ela arriscou sua vida relatando todos os segredos da família real. Apesar de ter nascido na Arábia, Sultana sabe muito bem que a vida das mulheres não precisa ser do jeito que é por lá. Indignada, revoltada e questionadora, ela desafia os costumes e o machismo do seu círculo social, mostrando ao mundo que algo precisa ser feito para salvar as próximas gerações.


Estupro de mulheres, privilégios para os filhos homens e desgosto pelo nascimento de meninas, casamentos arranjados entre verdadeiras crianças com homens velhos, abusos sexuais dos mais diversos tipos, humilhações, mutilações, assassinato de filhas pelos próprios pais, apedrejamentos e espancamentos são só algumas das denúncias feitas por Sultana.


E, durante todo o relato que fez à amiga, seu maior medo era que fosse descoberta e condenada à morte. O livro é forte, revoltante, muito bem escrito e DEVE ser lido por todas as mulheres que, como eu, queriam poder fazer mais para mudar o modo cruel de vida de nossas semelhantes.


Trilogia


Depois de Princesa, a autora ainda escreveu mais dois livros, por meio dos relatos de Sultana. São eles: As Filhas da Princesa e Princesa Sultana: sua vida, sua luta.
Eu li os três e, apesar de o primeiro ser o melhor, os outros também são ótimos! Em breve publico as resenhas aqui. ;)

Sobre a autora

Jean P. Sasson é autora da trilogia best-seller "Princesa", "As Filhas da Princesa" e "Princesa Sultana", que mostraram ao Ocidente a realidade sobre a vida das mulheres na Arábia Saudita. Seu primeiro livro, o sucesso editorial "The Rape of Kwait", vendeu mais de um milhão de cópias e alcançou o segundo lugar na lista do jornal norte-americano "The New York Times". Sempre envolvida com temas ligados às mulheres, Jean Sasson é americana, viveu na Arábia Saudita e viajou por todo o Oriente Médio.

Há ainda os Livros "Mayada" e "Amor em Terra de Chamas", da mesma autora. Eu já comprei os dois, como vocês podem ver aqui e, assim que tiver lido, publico a resenha. Espero que sejam tão bons quanto a trilogia.

16 comentários:

  1. Cá, escrevi mas nao foi to escrevendo de novo,.rsrs

    me lembrei de um livro muito bom, pelo menos eu gostei, e se vc ainda não leu acho que vai amar chama A Filha de Mistral é bom demais, vale a pena

    bjsss boa semana

    ResponderExcluir
  2. ah, eu tb gosto de conhecer culturas e costumes diferentes. no cinema eu tenho essa paixão tb. vi kadosh, sobre duas irmãs judias. vc deverá gostar se não viu. e mary do ferrara. a juliette binoche faz maria madalena no cinema e qd termina a gravação pira e começa a refletir. é muito interessante. eu comprei infiel mas ainda não li. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. O certo seria um aviso de conteúdo adulto, ao linkar o blog. Fui verificar o que houve. Já esta tudo normal outra vez.
    Perdão pelo susto.
    Uma ótima semana pra vc.
    Maurizio

    ResponderExcluir
  4. como há a necessidade de aprovação para os coments, descarte esses 2 últimos que fiz. Foi apenas uma resposta ao seu comentario.Ainda bem que vc estava em casa...
    Boa tarde

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar desse livro.. deve ser bom, mesmo, mas ainda não pude ler...

    Beijo! :)

    ResponderExcluir
  6. Parece interessante... vou anotar a dica... apesar da minha lista estar um pouco grandinha sempre cabe mais um rs

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu já li!! Faz alguns aninhos...Mas realmente o livro é excelente. Apesar de ter ficado muito revoltada rs Mas é um relato verídico que infelizmente muitas mulheres ainda passam por isso... Vale a pena ler!
    Bjssss
    Lili

    ResponderExcluir
  8. Afe, quero ler. Vou procurar por aqui.
    Bjussss

    ResponderExcluir
  9. Carla,

    Claro que pode linkar o blog e se me permitir gostaria de linkar o seu também que achei muito show.

    Quanto sua indicação... Ameiiiiiii!!!
    Li o livro já tem alguns anos e marcou-me muito pois tenho descendência árabe e tal cultura sempre me fascinou.
    Ainda não li os outros livros, mas já estão na minha listinha.

    Obrigada, linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ai Carla....
    Esse livros que abordam assuntos de injustiças, preconceitos sofridos por essas mulheres, mals tratos, sofrimentos, me deixam muito triste!

    Nunca cheguei a ler nenhum, mas só pelos resumos que li, já me dá vontade de chorar, sou tão chorona, ainda mais sabendo que tudo isso acontece no mesmo mundo em que estamos!

    Já vi diversos artigos sobre livros de mulheres árabes que tiveram coragem de contar a sua história, e nem um deles são flores!

    Me entristece, também, saber que nada é feito!
    Que mais mulheres continuam sofrendo tudo isso, todos os dias!

    Ai, deixa eu parar por aki, porque só de pensar nisso já me aperta o coração!
    Talvez num dia que eu for mais forte, tenha coragem, eu leia um livro desses!
    Eu sei que é bom!

    Beijos mil!!

    Ah, adoro o blog!

    ResponderExcluir
  11. Muito boa essa trilogia...outro que é muito bom nesse estilo é um que a cunhada do Bin Laden publicou contando como era a vida dela enquanto fazia parte dessa família. Não lembro o nome do livro....
    bjokas

    ResponderExcluir
  12. Não li esse livro, mas li outro sememlhante cujo nome não me recordo, mas que me marcou profundamente. Excelente leitura! Bjins

    ResponderExcluir
  13. Li este livro já há muitos anos, ainda eu não estava na faculdade, e também me tocou de tal forma! :)

    ResponderExcluir
  14. oii já que vc deixou eu expor minha opinião contra, vou também falar desse livro ehehehe

    é outro que trata de uma Arábia Saudita de poucos e beeeem fora da realdiade do país. Claro que tem loucos, no Brasil também temos tantos pedofilos, maridos que batem em mulher, etc... mas tratar um país todo como esse livro fez é ser extremamente superficial e achar que o ocidente é o salvador do mundo. É como querer evangelizar, não entender outras culturas e achar que o que é bom para vc, é bom para o outro também. Minha cunhada mora na Arabia Saudita, eu até já fiz posts sobre a vida lá e não tem nada de gente matando mulheres. O livro faz parecer que ser muçulmana é ser escrava... eheeh até dou risada, morei 9 meses no Egito (país que o livro tb cita numa cena nojenta) e nosssaaaaa, se o BRasil tivesse a paz, o amor familiar que vi no Egito, estaríamos muito melhores... por isso sempre falo, cuidado com essas leituras americanizadas, quer saber sobre mundo árabe, dá uma lida em Nagib Mahfouz, ganhador do Nobel :-)
    ps. não estou defendendo quem comete crimes, mas alegar que esses crimes são religião, Islã, é a maior furada. Quem lê um pouco sobre a religião sabe que Talebã e congêneres do tipo são pura politicagem - usam a religião para manipular pessoas sem perspectivas melhores de vida.

    beijos e obrigada por me dar esse espaço ehehe

    ResponderExcluir
  15. To lendo ele, o livro é muito bom, é emocionante, retrata de forma clara o sofrimento e a injustiça que as mulheres árabes sofrem. Estou gostando muito do livro, ja to no final dele e vou procurar livros parecidos.

    ResponderExcluir
  16. Carla, adorei o blog (boa descoberta)...
    E lendo que tem "verdadeira PAIXÃO por livros que retratam e documentam o sofrimento de mulheres que não têm direitos", sugiro uma leitura imperdivel "AS BOAS MULHERES DA CHINA", é apaixonante... boa leitura pra gente!

    ResponderExcluir