sexta-feira, 22 de maio de 2009

O Diário de Anne Frank - Ed. Record

Li o livro rapidinho, porque qualquer mulher que lembre de sua fase adolescente se identifica logo nas primeiras páginas com Anne. A cada linha a aflição aumentava e, quando ela escrevia seus sonhos e objetivos para o futuro, o aperto no peito era maior ainda.

Saber que ela tinha tantos sonhos, tanta coisa para viver e descobrir, tanto talento para escrever e tanta alegria e coragem dá ainda mais revolta quando pensamos que ela não conseguiu sobreviver ao Holocausto, assim como outros seis moradores do "Anexo".

"Anexo" era como ela chamava o esconderijo, que ficava na parte de trás de uma empresa, onde ela e mais sete judeus viveram por dois anos e meio, até a Gestapo invadir o local e prender todos os ocupantes. No prólogo do livro, há um relato sobre o destino de cada um deles. Somente o pai de Anne sobreviveu. Talvez, sua missão tenha sido mostrar para o mundo o terror vivido pelos judeus durante o Holocausto, fazendo a obra de sua filha tornar-se a maior referência mundial da Segunda Guerra.

O diário traz cartas de Anne à amiga imaginária Kitty, para quem ela conta toda a sua rotina, os ataques, assaltos, medos, anseios e sentimentos vividos durante o perído de de 12 de Junho de 1942 a 1 de Agosto de 1944. Há momentos em que ri bastante, outros de pura apreensão e outros de torcida, como quando ela fala de Peter.

É incrível ver como uma menina tão nova consegue reter a atenção dos leitores do início ao fim. Ela escreve bem e, com certeza, daria uma ótima jornalista, profissão que ela já tinha escolhido e que não pôde exercer.

O Diário foi publicado com alguns cortes de partes íntimas da família. Mas, hoje, há a última versão, completa e com fotos, que foi a que eu li. mais que um livro, um depoimento real, O Diário de Anne Frank é um documento histórico e, por isso, deve ser lido por todo mundo que tem vergonha do período nazista da história.

Documentos Históricos

Abaixo, a única filmagem existente de Anne. Ela aparece na janela olhando um casal de noivos:



Aqui, uma coletânea de fotos:



Confira o site do Instituto Anne Frank, sediado no prédio/esconderijo.

Em 3 de maio de 1957 um grupo de pessoas, incluindo Otto Frank, estabeleceram o Instituto Anne Frank com o propósito de salvar o edifício da demolição, e torná-lo acessível ao público.

Otto Frank insistiu que o propósito do instituto seria fortalecer o contato e a comunicação entre jovens de diferentes culturas, religiões e raças, em oposição à intolerância e a discriminação racial. Depois do diário de Anne Frank ter sido traduzido em outras línguas e ela tornou-se internacionalmente conhecida seu antigo esconderijo começou a atrair muitos visitantes.

Adaptação para as telas

O filme foi lançado em 1959, dirigido por George Stevens (Assim Caminha a Humanidade) e com Shelley Winters no elenco. Levou 3 Oscars e tem 180 minutos de duração, mas há uma versão com 156 minutos.

A personagem Anne Frank foi oferecida a Audrey Hepburn, que a recusou devido a dois motivos: já havia aceitado a proposta para estrelar A Flor Que Não Morreu (1959) e, por ter morado na Holanda durante a 2ª Guerra Mundial, acreditava que realizar este filme traria más lembranças de perseguições a judeus que presenciou na época.

Estou louca para ver esse filme, será que encontro em algum lugar??

18 comentários:

  1. O diario de Anne Frank foi um dos livros que marcou minha adolescência, foi o primeiro livro + adulto que li , devia ter uns 12 anos...é lindo de mais..

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog.Gostei muito.Passo a segui-lo com carinho.
    Não conhecia esses vídeos de Anne frank.Obrigado por me proporcionar essa emoção de poder ve-la.Grande abraço.james.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que post e blog e encantadores!
    Tenho muita vontade de ler esse livro e com certeza está na minha lista! :)
    Ah, obrigada por votar no meu texto na IL :)
    Foi uma agradável surpresa conhecer seu blog!
    Vou linkar no meu... bjossss

    ResponderExcluir
  4. ótimo blog, síntese perfeita. Voltarei outras vezes para comentar, mas te acompanharei seguindo.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Tem uma coisinha pra vc no meu blog...

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Claro que pode. Aliás adoramos blogs que falam de livros ;]! Só dando a primeira rolada já vi Garcia Marquez o que me deixa feliz demais ;] !


    Matheus

    ResponderExcluir
  7. Eu li o diário de Anne Frank quando tinha mais ou menos 12 anos de idade e nunca mais me esqueci das sensações que seti ao lê-lo. Um dos mais marcantes que já li, sem dúvidas. Recomendo para todo mundo.
    Eu baixei ele na net há um tempo para que as minhas filhas possam ler também.
    Temos muitas figurinhas pra trocar msm :-)
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Carla, sem dúvida um leitura (mais que) obrigatória. Li este livro quando andava na escola em França e vi também o filme na altura... É talvez o filme que mais me marcou na vida. Emocionante e doloroso. Recomendo vivamente. Beijos

    ResponderExcluir
  9. eu li há muitos anos. recentemente li que há algumas teorias de que esse livro foi uma estratégia de marketing. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  10. Sou doida para ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade... :/

    Beijo, seu blog como sempre cheio de ótimas dicas..! :)

    ResponderExcluir
  11. sempre podendo aprender algo novo

    coloquei o link dos seus blogs no meu blog.

    abraços

    Elder A. Kloster
    http://elderkloster.blogspot.com/
    http://podrir.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas por algum mtivo que eu desconheço nunca o li.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Gostei do teu blog! Passo a te seguir :P

    Vc acha Anne Frank em filme tranquilamente! Preciso ler o livro, aliás...

    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Olá, adorei o blog, já tô seguindo! :P

    Acho q vc encontra facilmente o filme!

    Abraço

    ResponderExcluir
  15. parece bastante interessante o livro .... boa semana! beijoss

    ResponderExcluir
  16. Carla o filme tem a versão, com legenda embutida no Emule.
    Ah isso vi dizendo no yahoo.

    ResponderExcluir
  17. Saiu hoje uma matéria no G1 falando sobre o 80º 'anversário' da Anne Frank. Como não dá pra colar o link, é só espiar no portal na seção Pop & Arte / segunda guerra mundial. bjo

    ResponderExcluir
  18. Li O menino de pijama listrado . Estou lendo O Diário de Anne Frank. A mesma coisa me veio a cabeça ,que josnalista ou que boa escritora o mundo perdeu. Visite o meu blog. Abçs. Tânia Míriam.

    ResponderExcluir