sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Só por hoje e para sempre - Renato Russo - Ed. Cia das Letras



 Só por hoje e Para Sempre é o diário escrito por Renato Russo durante os 29 dias em que ele ficou internado voluntariamente em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos. O diário foi publicado na íntegra, porém os nomes de pessoas citadas foram transformados em iniciais. 

Como muitas passagens do diário estão fora de contexto, fiquei perdida em muitos momentos e não foi fácil tentar entender minimamente o conteúdo. Apesar desse aspecto um pouco frustrante, o diário é extremamente rico para entender como pensava e sentia esse homem único e genial que passou por aqui por 36 anos. Ele era um gênio. Fato. Ele realmente era diferenciado e não pertencia a esse mundo. Sensível ao extremo, viver neste planeta era um peso muito grande para ele, um fardo mesmo.

A gente sente pena, muita pena, mas também uma admiração gigante pela pessoa que Renato foi. Como mãe, imagino como deve ter sido triste e sofrido ver seu filho internado, depois vê-lo com recaídas e, por último, ter que ouvir da sua própria boca que simplesmente viver era demais pra ele. Mas o amor de mãe é tão grande que, mesmo sentindo a maior dor do mundo, ela escolheu respeitar a sua vontade.

Para os fãs de Renato Russa e da Legião Urbana, o livro super vale a pena. Mas eu tinha mais expectativas sobre ele. Acho que teria sido muito mais rico ter capítulos explicativos, mesmo que breves, entre as passagens do diário.

Sobre o Autor

Renato Manfredini Júnior, nome artístico: Renato Russo ( Rio de Janeiro, 27 de março de 1960 – Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1996) foi um cantor e compositor brasileiro. Russo é considerado o mais importante compositor do rock brasileiro.

Fonte: Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário