quinta-feira, 1 de abril de 2010

Entrevista com Samiz Thomaz - Parte 1

Olha eu aqui de novo!!! Vamos à primeira parte da entrevista com Samiz Thomaz, autor de Meu Caro H (o livro em que o autor tornou pública a sua experiência ao saber que era portador do vírus HIV) e Te Espero o tempo que for (livro em que o autor conta sua história com o amor da segunda parte de sua vida e toda dificuldade que encontraram por conta do HIV).

E não esqueça! Depois de publicar as 3 partes da entrevista, eu e Samir lançaremos uma promoção! Fiquem ligados!


Primeiro, conheçam o Samir

Antes de começar a ler a entrevista, nada melhor do que ver uma foto do autor. Gente, esse é o Samir:
Agora, a Entrevista - Parte 1

1 - Primeiro, queria fazer algumas perguntas sobre o Meu Caro H. Deve ter sido um divisor de águas lançar um livro autobiográfico sobre a entrada do vírus HIV na sua vida. Hoje, analisando tudo o que ocorreu depois disso, você acha que o lançamento do livro trouxe mais coisas boas ou ruins? Você sofreu muito preconceito? Ainda é difícil para você lidar com esse assunto?

É verdade, minha vida se divide entre antes do Meu caro H e depois. Na verdade, antes do hiv e depois dele. O que posso dizer, passados doze anos do diagnóstico da síndrome e dez anos da publicação do livro, é que a vida é um caminho sem volta. Sou existencialista até a medula, portanto acredito que somos aquilo que realizamos concretamente. A minha postura, passada a fase inicial do medo de morrer e de não poder estar ao lado das pessoas que amo, sempre foi uma postura de combate, de luta.

Antes de tudo, lutar para viver. Mas também lutar para manter a dignidade, para manter a autoestima em níveis aceitáveis, para enfrentar o preconceito que eu sabia que viria. E em última instância, lutar para continuar ao lado das pessoas que amo. Nesse sentido, o livro foi uma terapia para inventar a coragem. Quanto ao preconceito, de qualquer tipo, ele é fruto da ignorância de quem o pratica.

Nós vivemos num país culturalmente atrasado, portanto eu nunca tive a ilusão de que não fosse ser olhado de viés e até com piedade por algumas pessoas. Mas sempre lidei de forma corajosa e transparente com a síndrome e com o preconceito.

No caso do hiv, a primeira coisa que a pessoa diz é que você está com os dias contados. Pois é, há onze anos estou com os dias contados. Nesse onze anos, continuei trabalhando, fiz uma graduação de jornalismo, uma pós-graduação em ciências sociais, escrevi cinco livros e namorei por quatro anos uma garota interessante.

2 - Hoje, percebe-se que há muito menos tabu em relação ao vírus do que na época em que você o contraiu. Dá para levar a vida normalmente com o vírus, por conta do coquetel? Você sente algum efeito colateral ou fica com a saúde fragilizada às vezes? Penso que hoje a medicina avançou tanto que é possível ser soropositivo por décadas e décadas, vivendo de maneira absolutamente normal. Estou certa?

Sim, está certa. A Aids hoje é considerada uma doença crônica, ainda que bastante letal, mas crônica. Sempre pergunto à minha infectologista se ainda morre gente de Aids. Ela diz que sim. E não pouca gente. No meu caso, nunca tive efeito colateral e nem posso dizer que sou um modelo exemplar de paciente. Por diversas razões negligenciei a tomada do coquetel nesses dez anos e em razão disso estou na minha quarta medicação, indo para a quinta. É aquela história, às vezes você está tão detonado emocionalmente que não levanta para tomar o último medicamento da noite, ou esquece de tomá-lo.

E não tomar um dos componentes do coquetel é o mesmo que não ter tomado os outros, afinal o coquetel é uma combinação de drogas. Não recomendo que se faça isso. Se eu pudesse, não faria. Mas o aspecto emocional às vezes supera a razão. Eu vivo muito intensamente, apesar de ser um sujeito aparentemente pacato. No fim de 2007, cheguei à situação de não haver no mercado brasileiro uma medicação que fizesse efeito no meu organismo. O vírus havia criado resistência contra todos eles.

Cheguei a tomar por um mês uma medicação autoinjetável, importada via autorização judicial, o que no meu caso não funcionou. Quem leu Meu caro H tomou conhecimento da minha ojeriza por agulhas. Injetar a medicação em mim mesmo, fala sério... Estou prestes a iniciar uma nova medicação. Nesse sentido, me considero uma pessoa de sorte.

3 - Como é a relação com sua filha? Você passou a adotar cuidados especiais na sua casa depois de descobrir que era soropositivo, certo? Essa situação acabou trazendo pontos positivos em relação à maneira com que você criou Joyce? Vocês são amigos, falam abertamente sobre todos os assuntos? Acha que seria assim se nada disso tivesse acontecido?

Minha relação com a Joyce é ótima. Ela é o meu grande estímulo. Sempre que a barra pesa, a lembrança dela é que me segura. Ela é fruto da educação que eu e a Naide demos pra ela. Ou seja, cresceu entre livros, ouvindo muita MPB, rock, jazz, pop rock, ouvindo discussões sobre política, arte, etc. Disso resultou uma menina de cabeça aberta, generosa e inteligente.

A Aids nunca fez a menor diferença para ela. Neste momento ela está envolvida com a graduação de desenho industrial que faz e com o primeiro emprego na área de design gráfico e me liga todas as noites para contar as novidades. Uma vez por semana vou ao Mackenzie para tomar um café com ela. Saio de lá renovado.

4 - Antes de saber que você era portador do vírus HIV, você tinha preconceitos, era uma dessas pessoas que achava que ser soropositivo era um bicho de 7 cabeças ou já era bem informado e encarava a doença como encara hoje?

Quando surgiu, na década de 1980, a Aids era um terror. Tomar contato com um soropositivo, conforme eu narro no Meu caro H, era um acontecimento marcante. Você olhava a pessoa sabendo que ela já não existiria dali a algum tempo.

Se fosse um soropositivo sintomático, ou seja, que já estivesse com os sintomas explícitos no corpo, aí o pavor se multiplicava. Eu tinha sim preconceito, embora tivesse tido contato apenas com as duas pessoas que menciono no livro – que morreram em seguida, aliás. Mas meu preconceito se restringia a essa forma de pavor. Com o tempo, ao ver que meus ídolos da cultura pop – principalmente os cantores Cazuza, Renato Russo e Fred Mercury e o escritor Caio Fernando Abreu – tinham Aids, o medo logo se converteu em solidariedade.

5 – Bom, agora vamos falar do seu outro livro, que trata da Aids, Te espero o tempo que for, lançado em 2009. Nesse livro você narra o namoro tumultuado com uma garota de 16 anos que conheceu na internet. Você e a Liliane ainda estão juntos?

Sim e não. Nós terminamos há coisa de dois meses. Era previsível e esperado diante de um namoro tão cercado de tabus, preconceitos, sem contar a questão da distância – ela mora na região de Botucatu, no interior de São Paulo. Por outro lado, ela me liga todas as noites pedindo colo, o que me faz um bem danado (e imagino que também a ela), porque nós temos uma ligação muito forte.

A questão é que nossas vidas têm ritmos diferentes. Ela está com 21 anos e faz o terceiro ano de odontologia na USP. Eu estou numa fase mais voltada para o trabalho. Não sei como chamar esse tipo de relação. Não é mais namoro. Mas também não é só amizade.

Ontem mesmo ela me convidou para ir para a Itália no ano que vem. Eu disse que só se ela fosse para Buenos Aires comigo este ano. Ela aceitou. De minha parte, ela é o grande amor da segunda parte da minha vida (a da primeira parte foi a Naide). E eu só tenho a agradecer pela relação de quatro anos e meio que tive com ela. É uma garota muito especial.

Adorei a primeira parte da entrevista. E vocês?

Deixem seus comentários! Segunda-feira tem a parte 2!! :)

21 comentários:

  1. Eu amei a primeira parte da entrevista e já quero ler as próximas partes. Que pena que só sai segunda! :'(
    Mas beleza, eu aguento.

    O Samir é um cara muito bacana, pelo o que percebi.

    Ah, sem falar que foi interessante saber mais pouco sobre a AIDS, enfim...
    Preciso ler Meu caro H.

    ResponderExcluir
  2. Que bom tê-la de volta, estava sentindo falta dos seus posts e comentários. Muito boa essa entrevista, agora fico na expectativa pela outra parte. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Carlinha, adorei!
    Sou fã de quem enfrenta as "barras" da vida de cabeça erguida, sem medo.
    Parabéns a Samir e a você.
    Beijão
    Feliz Páscoa pra vc tb!

    ResponderExcluir
  4. ótima entrevista. obrigada por compartilhá-la conosco. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito !
    feliz Páscoa para voce e e para todo a sua familia

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carla
    Excelente entrevista, parabéns. Vou aguardar ansiosamente a segunda parte. Deu vontade de ler os livros para conhecer a história toda. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Carla...

    Samir é um sujeito inteligente que encontrou em você tudo de que se precisa para dar uma excelente entrevista, que é alguém que lhe faça perguntas igualmente inteligentes. Ao menos assim me pareceu nesta primeira parte. Aguardo a seqüênica. E devo dizer que fiquei muito interessado em ler "Te Espero o Tempo que For". Semana que vem o procurarei...

    Gugu Keller

    ResponderExcluir
  8. Olá Carla!

    Boa Páscoa para ti!!!!

    Vim aqui de fugida porque vou sair, mas prometo que vou ler a entrevista e depois farei o comentário.

    Beijinhos!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Excelente entrevista menina! Confesso que ao ler o título o imaginei Gay... Mas no desenrolar da entrevista, descubro-o hetero (não que eu seja preconceituosa, coisa q não o sou!) Perdi vários amigos por causa do vírus!
    Mas gostei mto da relação dele com a filha!
    Eu tenho um nome para a relação dele com a Liliane - amizade colorida - Agora fiquei mais tentada ainda a ler seus livros... Vou ver se acho por aqui...

    Aguardo ansiosa a segunda parte na segunda!!!

    bjão

    ResponderExcluir
  10. Oi Carla,

    Parabéns pela entrevista, emocionante. E as perguntas estão muito bem elaboradas, adorei.

    Vou acompanhar as outras partes a história do autor é impossível de não mexer com a gente. Agora sobre os livros tenho que tomar coragem, livros tristes me deixam pra baixo por dias rs

    bjoo

    ResponderExcluir
  11. Entrevista maravilhosa, ótimas perguntas e respostas sinceras! Quero ler a segunda parte!!

    ResponderExcluir
  12. Adorei! As respostas dele são muito boas e sinceras.

    ResponderExcluir
  13. Muito boa entrevista!!! Não conhecia o autor nem o livro - vou procurar! Agora aguardo a segunda parte...

    bjs

    ResponderExcluir
  14. OI Carlinhaaa!

    passei pra te desejar uma boa páscoa... cheia de ovos de chocolate e felicidades!

    saudadonas de vc meninaaa!

    que bom que voltou.

    beijos mil!

    Cah.

    ResponderExcluir
  15. Carla, você é surpreendente! Gostei da entrevistadora e do entrevistado, parabéns para os dois. Fico contente com a maneira carinhosa que o Samir trata a Naide, a Liliane e a sua filha Joyce. E também que ele foi carinhoso com você e com nós que estamos tendo a oportunidade de ler esta entrevista. Beijos e fico no aguardo para ler a segunda parte da entrevista.

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Vou imprimir a entrevista, porque quando começo a ler, não passo das primeiras linhas.

    Passa no meu blogue...um miminho para ti!

    Mil beijocas!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito da entrevista!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. passando para te desejar um feliz final de semana.
    gosto de voltar aqui...ótimo o post, muito boa a entrevista.
    bjs
    Maurizio

    ResponderExcluir