sexta-feira, 9 de abril de 2010

Entrevista com Samir Thomaz - Parte 3

Olá, pessoal! Com vocês, a terceira e última parte da entrevista! :)

Espero que vocês tenham gostado! Eu e o Samir ficamos muito gratos pela participação de todo mundo. Os comentários foram diversos e extremamente ricos.

Semana que vem, na quarta-feira, lanço a promoção. Quem ganhar vai poder conhecer toda a história de vida do Samir, porque o prêmio serão dois livros: Meu Caro H e Te espero o tempo que for.

Agora, sem mais delongas, curtam a terceira parte e deixem suas opiniões!!

11 - Você ainda acha que a Liliane era o amor da sua vida?

A Liliane “é” o amor da segunda metade da minha vida, ou seja, da minha vida atual. O amor da primeira metade foi a Naide, uma pessoa que faz parte da minha história e que virou uma grande amiga. O fato de eu e a Li termos terminado não significa que eu não a ame mais. Uma história como a que vivemos é algo marcante. Eu penso nela em todos os instantes do dia e adoro quando o celular toca e eu vejo no visor que é ela quem está ligando. Acho que essa história ainda está acontecendo, só que de outra forma, que nós próprios não entendemos qual é.

12 - Será que a paixão não foi tão forte exatamente por ter sido proibida? Será que a teoria de que a força do sentimento vinha da impossibilidade de vivencia-lo não estava certa?

Pode ser. Tudo que é proibido é mais interessante, não? A Liliane era (e ainda é) muito voluntariosa. Adora um desafio. Primeiro ela se apaixonou por mim. Quando soube do hiv, acho que isso operou uma adrenalina na cabeça dela, como se ela estivesse entrando em contato com alguma forma de transgressão. E era uma forma de transgressão. Imagina, você ter 16 anos e assumir um cara de 41 anos e ainda por cima hiv! Haja transgressão! Esse foi um dos aspectos que fez com que eu me apaixonasse ainda mais por ela: a coragem. Ela nunca baixou a guarda para o preconceito e nunca deu bola para o que as pessoas, incluindo sua família, falavam.

13 - A relação de vocês teve que ser conduzida com algum cuidado especial, além do uso de preservativos, por conta da doença?

Sim, os cuidados de praxe. No início, numa das vezes em que nos beijamos, ela cortou a boca com o aparelho que usava. Sofremos com isso, e por um longo tempo pensamos que ela pudesse ter se contaminado. Muito tempo depois ela fez o teste e comprovou que não tinha havido contaminação. Mas convivíamos com esse medo.

14 - Aquele período em que você parou de tomar o coquetel trouxe consequencias para a sua saúde?

Sempre que eu parei – e foram quatro vezes -, as consequências começaram a aparecer logo depois. Neste momento eu estou com a medicação interrompida. Minha infectologista ligou outro dia e me deu uma bronca por telefone. Ela está coberta de razão. Mas eu estou bem. Sou movido a novos projetos e no momento estou muito envolvido com os livros de filosofia e sociologia que estou editando. Eu costumo dizer que não tenho tido tempo de ficar doente. Mas sei que não é bem assim. O certo é tomar o coquetel corretamente, se alimentar bem e manter a cabeça em níveis saudáveis. Tenho razões para crer que minha cabeça ajuda bastante a me manter com a saúde legal.

15 - Que balanço você pode fazer para a gente sobre toda essa história?

O balanço é o de que não me arrependo de nada. Que tenho muito orgulho do meu trabalho, dos livros que escrevo e leio, dos filmes que assisto, das músicas que ouço, das pessoas que passaram pela minha vida, das pessoas que estão na minha vida. E que tenho muita pena das pessoas preconceituosas, criaturas menores, mesquinhas e egoístas, que nunca vão se dar conta da mediocridade em que vivem.

16 – Se o livro fosse escrito hoje, quais seriam suas últimas frases?

Acho que eu manteria as duas últimas linhas do livro, que na sua aparente simplicidade, criam um final cinematográfico. Pelo menos para mim:

“Açúcar ou adoçante, senhor”, ela perguntou.

“Adoçante. Dois sachês, por favor”.

18 comentários:

  1. Que máximo a entrevista!!!
    Você está muito chique, Carlinha!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Show! Adorei a entrevista toda Carlinha! Você foi ousada ao fazer certas perguntas e ele sincero ao respondê-las.
    Parabéns!
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Adoçando. Três sachês, por favor...
    O terceiro é para Carla, para celebrar essa nobre entrevista, sentadinhos num cyber café...

    Adooooooooooooooro!!!

    ResponderExcluir
  4. Espetacular essa entrevista!
    Mesmo pq em primeiro momento qdo vi que ele estava com HIV, logo pensei em se tratar de outra história. Mas no desenrolar da entrevista, algo em mim se surpreendeu e lembrei de um amigo e um namorado que tive e que ambos tiveram HIV. (Eles morreram)!
    Nunca mudei meu jeito de ser com eles, sempre fui a mesma Mylla.
    Vc foi mto inteligente, ousada até (como disse a Renata) e ele de uma sinceridade gritante!
    Pergunte ao Samir se ele deixaria vc passar o e-mail dele para mim! E depois me responda por e-mail: milene_galvao_13@hotmail.com
    Gostaria mto de conversar com ele!
    Achei ele mto interessante!

    bom fds!!!

    bjão

    ResponderExcluir
  5. Cara, ótima toda a entrevista, todas as partes.
    E essa fechou com chave de ouro!

    Samir é um cara muito legal mesmo! Eu também tenho muita pena de gente preconceituosa, que não faz a mínima questão de conhecer as coisas e ver que nem são como elas julgam ser.

    Faz mais dessas entrevistas, Carla. São muito boas!

    Bem, adorei a ideia da promoção e espero que eu tenha sorte de levar esses dois livros, hein?
    Mas se não der, vou ver se arranjo pra ler. Me interessei pela história do Samir!

    Beijo, Carla.

    ResponderExcluir
  6. Carla
    Adorei todas as partes da entrevista; parabéns! Adoraria ganhar os dois livros... Bjs

    ResponderExcluir
  7. muito bacana todas as entrevistas. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  8. Carla, todas as partes da entrevista foram excelentes. O seu trabalho ficou um show! E o Samir vai ganhar uma leitora de seus livros. Gostei de saber o que a Liliane é para ele e também que a Naide virou uma grande amiga dele. E também da avaliação que ele faz hoje sobre a sua vida. Agora vou aguardar para saber como vai ser a promoção. Independentemente de ganhar ou não os livros do Samir, eu vou conseguir adquiri-los. Beijos e obrigada por proporcionar uma leitura tão envolvente!

    ResponderExcluir
  9. Carla...

    Excelente! Parabéns a ambos, entrevistado e entrevistadora! Não vejo a hora de ler esse livro, Carla...! Por que essa tua promoção já não é hoje? Mas tudo bem... Eu a esperarei "o tempo que for"...!

    Gugu Keller

    ResponderExcluir
  10. Olá Carla!

    Querida, tenho que lhe pedir desculpa pela ausência em seu espaço também. Esse ano de 2010 o tempo anda me acelerado! Nossa, uauuu.. bacana a entrevista, como seu blog tem conteúdo, gosto muito!

    Um ótimo final de semana!!! Bjuss!

    ResponderExcluir
  11. Ei Carla,

    Nunca li uma entrevista por aqui nos blogs com tanta emoção igual esta, na verdade normalmente a gente até pula algumas partes (ta eu pulo, confesso rs) mas a do Samir eu li cada palavra que ele escreveu.

    Eu fiquei muito admirada com a coragem e a força da Liliane, acho que da para contar nos dedos quem faria a mesma coisa nesta situação não é?

    Agora (desculpe se eu perdi alguma coisa) mais pq diabos ele para de tomar o coquetel se sabe q ta fazendo merda? kkkkkkkk depois vc me conta rs

    Estou ansiosa pelo sorteio queria muitooo ler os livros, apesar que ja sei que vou chorar litros ;P

    bjoo

    ResponderExcluir
  12. Que show essa entrevista!! Adorei! :)

    Assim como Mari ai em cima eu queria pedir desculpa pela ausência, mas estava na semana de provas, então nem puder visitar a blogosfera literária.
    Beijão amiga!

    Cel,
    www.umajanelasecreta.com

    ResponderExcluir
  13. Carla vou ler a primeira parte (pois comecei a ler está segunda parte e achei interessante); Parabéns pela entrevista.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Genial! Adorei, principalmente quando ele fala do trabalho e de aproveitar a vida. Uma pena e até estranho que em pleno 2010 ainda exista preconceito.

    ResponderExcluir
  15. Estou fazendo a primeira promoção lá no blog! =)

    Draculea - O Livro Secreto dos Vampiros
    http://escrevendoloucamente.blogspot.com/2010/04/promocao-draculea-o-livro-secreto-dos.html

    Entra lá! Bjos!

    Aline

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Uma entrevista 5 estrelas!!!!
    Adorei conhecer o Samir!

    Beijocas!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Carla, demorei pra aparecer por aqui, mas acabei de ler a entrevista inteira e tenho que concordar com o pessoal, foi excelente!!!
    Suas perguntas foram ótimas e a sinceridade do Samir nas respostas me fez ficar muito curiosa para ler os livros dele!
    Eu amei! Obrigada por dividir isso conosco!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Bela entrevista, belo trabalho! Parabéns, Carla, adorei! E o que é melhor, fiquei conhecendo mais sobre a vida e obra de um escritor bacana como o Samir. Puxa, que você continue nos presenteando com textos tão belos quanto este. Beijos.

    ResponderExcluir