segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A Cabana - William P. Young - Sextante


Tinha ouvido falar tanto em A Cabana que estava com receio de ler a obra. Até que meu marido, passeando pela Fnac e sabendo da minha paixão por livros, viu um cartaz dizendo que a obra era top 1 de vendas e comprou-a para me fazer uma surpresa. Ele nem sabia do que se tratava e, ao ler a contra-capa, depois de tê-lo comprado (oi?), ficou achando que eu me decepcionaria com o livro. Ele pensou que era algo religioso, piegas, que ia me causar tédio.

Então, recebi o livro como recebo todas as surpresas que ele me faz: feliz da vida e completamente derretida.


Comecei a leitura sem amarras, sem preconceitos, sem julgamentos. E que bom que fiz assim!

Se formos pensar no livro como ficção, ele é ótimo: prende o leitor, traz desdobramentos inesperados,
é bem escrito e envolve muito quem o está lendo. Não pensei na obra de maneira religiosa, e sim de maneira racional: o livro não diz nada que a lógica e a racionalidade não expressem. Não fala de fé cega, não tenta dar explicações absurdas para questões que ainda não temos capacidade de entender.

Conheço pessoas que leram o livro e conseguiram, depois disso, personificar Deus. Em mim, o efeito não foi esse. Até porque não tenho a menor necessidade de personificá-Lo. Para mim, o livro traz ensinamentos riquíssimos apara nos tornarmos pessoas melhores, mas sem aliar isso apenas à fé, à religião. Porque ser melhor vale para todos os credos e faz bem até para quem não possui religião alguma.

Não julgar (e os efeitos pavorosos que os julgamentos são capazes de produzir), perdoar e enfrentar a cabana da nossa vida (que são os medos, os arrependimentos, as frustrações e nossas dúvidas) é encarar de frente o que nos impede de ir adiante, de viver mais leve, de ser plenamente feliz, de apostar nos relacionamentos e de aproveitar a beleza das pequenas coisas da vida.

Porém, nota-se que o livro é extremamente comercial e foi escrito com o objetivo de virar um longa metragem hollywoodiano. E, quando percebo isso, chego a ficar irritada, porque acho que os leitores acabam sendo apenas cobais, usados mesmo, como um simples meio de o autor chegar ao seu objetivo real.

Em resumo, não li o livro pensando em religião, mas tentei lê-lo como uma ficção que acaba trazendo ensinamentos super válidos para quem está aberto a eles. E, para mim, como todo livro que leio me ensina alguma coisa, esse não foi diferente de nenhuma outra obra que li. Ensinou-me coisas, lembrou-me de outras, proporcionou bons momentos e envolveu-me pra caramba!

Em alguns momentos, acabei meio incomodada porque o livro tomava formas de obras de auto-ajuda, das quais eu fujo sem olhar para trás. Mas, fora isso, valeu a pena.


A contra-capa é exagerada

Na contra-capa, as frases “esta história deve ser lida como se fosse uma oração” e “você vai querer partilhar este livro com todas as pessoas que ama” são super exageradas.

Pelo menos em mim, esse livro não teve esse efeito, longe disso. Recomendo, até, mas não acho que é imprescindível a leitura, como digo de Ensaio Sobre a Cegueira, Castelo de Vidro, Para Sempre Alice e algumas outras obras que li esse ano.


E a história, é sobre o que?

Ela conta a vida de um homem atormentado com a morte de sua filha, que foi sequestrada por um maníaco e morta de maneira cruel em uma cabana. Após algum tempo vivendo lado a lado com a Grande Tristeza (nome dado ao sentimento que se instalou na sua vida após a perda), ele recebe um bilhete pedindo que retorne para lá. Esse bilhete é assinado por Papai (que é o nome carinhoso que sua esposa costuma se referir a Deus). O homem, é claro, acha tudo muito estranho, mas não aguenta de curiosidade e aceita o convite. E é então que a história começa pra valer. Deus estará lá mesmo? Era uma armadilha do assassino? Só lendo para saber!

E é aí que começamos a rever conceitos que sempre soubemos, mas dos quais nos esquecemos ao longo da vida. "O amor e o perdão são um alívio maior para quem oferece do que para quem recebe" é um deles.


Confira o site do livro, em inglês.

Sobre o Autor

Para conhecê-lo, o melhor é assistir a esse video que achei nas minhas buscas pela internet:


32 comentários:

  1. Carla,
    Contrariando a maioria, eu não gostei do livro.
    Talvez por ser meio forçado, e também por ter esse aspecto de auto-ajuda que você citou, sei lá.
    O fato é que não gostei.
    Não aprendi nada, não me disse nada, e a contracapa realmente é um exagero de marketing.
    Mas o livro tem fãs ardorosos mundo afora...
    Beijos, querida.

    ResponderExcluir
  2. Oi querida ...
    Eu estav fujindo deste livro desde o lançamento , mais acabei colocando na minha lista do desafio ( a parte de ter uma lição de vida ) , vou le mais pelo compromisso com o desafio do que a vontade de ler ..
    Eu naum gosto de livro q tem uma expectativa em cima, me desanima ...
    LOgo qnd ele foi lançado eu fui na livraria e li a contra -capa e achei como vc meio apelativo ....
    Eu gosto de livro mais humildes .hsushus
    bjokassss

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carla
    Li esse livro depois de uma imensa propaganda que uma amiga fez mas confesso que fiquei um pouco decepcionada com o livro. Espereva mais da história, apesar de ser tocante em alguns momentos. Tenho uma filha pequena por isso posso imaginar como deve ser sofrido perder um filho.
    Parece que esse livro já virou filme, vi de relance na locadora com um título um pouco diferente.

    ResponderExcluir
  4. Carla,
    OI!
    Apesar de vc ter gostado, e saber da seu bom gosto, tambem imagino o fato de ser comercial d+ o livro, ainda nao sei se o leio!
    MAs, vou pensar, estou saindo de ferias (merecidas) e talvez este livro me ajude, a ser mais UP.
    Beijos e boa semana, se nao nos falarmos desejo pra vc mais amor, e felicidades e um bom 2010.
    Aline

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla, eu não li esse livro ainda, álias, quero ler muitos títulos que deixei de lado esse semestre por causa de uma pós, mas fiquei curiosa sobre a história. Agora, quanto as frases na contra-capa realmente desanima um bom leitor, pois cada um vai com um objetivo na leitura, e o autor nos dizer como o livro deve ser lido nos tira o livre arbítrio da leitura.

    Boa semana, bjos

    ResponderExcluir
  6. Queria ler esse livro agora em 2009, vai ficar para 2010 mas não vou deixar de lê-lo!

    ResponderExcluir
  7. A princípio o livro não me chamou atenção, mas depois do grande sucesso, várias pessoas me dizendo pra ler, que é lindo e tudo mais, acabei arrsicando e não gostei!
    Acho que acabei criando uma expectativa muito grande, por isso me decepcionei! Tem umas partes bonitas, a narrativa te prende, mas tem partes muito exageradas!!! Sei lá, pra mim ficou no meio termo...
    Adorei sua resenha, Carla!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. já falei né??? to doisa pra ler... bjkss boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Respondendo seu comentário no meu blog: Relmente a segunda frase é de lascar! rs só sendo realmente muito evoluído, mas é em busca disso que estamos não é?!
    Eu já li o livro a cabana e simplesmente adorei o jeito como ele descreveu Deus foi realemente incrível e as conversas no Jardim foi algo do livro que eu nunca vou esquecer!
    Muito booooom!
    Beijooooooooos!

    ResponderExcluir
  10. Oi querida,
    Meu noivo comprou o livro e começou a ler. Como ele não é um leitor voraz como eu, ficou me contando o livro todo (orgulhoso por me passar as raras experiências literárias dele hahaha) - enquanto ele contava, tive a mesma sensação que você, de que era um livro completamente premeditado para virar filme.
    Ainda não li e nem sei se vou ler, mas sua resenha foi muito boa, como sempre!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. oi Carla!!
    ´
    Adorei sua resenha.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Carla!
    Esse livro não é a minha cara.
    Vou passar a bola!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Carla, eu definitivamente não curto livros assim. TODO mundo quer me emprestar este livro para ler e eu corro dele!!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  14. Carlinha,

    você me perguntou sobre o Lua Nova. Eu achei melhor que o Crepúsculo, apesar de ser bastante teen. Dá pra entrar um pouco no mundo da fantasia, mas não é nada de absurdo rsrsrsrs
    Me apaixonei pelo Edward! hahaha

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Carlinha,

    você me perguntou sobre o Lua Nova. Eu achei melhor que o Crepúsculo, apesar de ser bastante teen. Dá pra entrar um pouco no mundo da fantasia, mas não é nada de absurdo rsrsrsrs
    Me apaixonei pelo Edward! hahaha

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Foi justamente por esses pontos negativos que você ressaltou e que já tinha lido em outros lugares que esse livro nunca me atraiu... Acho que vou passar a bola tb, como disse a Hérida! ;-)

    ResponderExcluir
  17. Olá Carlinha linda!

    Olha, o meu marido ofereceu-me o livro com uma dedicatória linda!!!
    E numa fase muito difícil da minha vida!
    Esta..., a que estou a viver..., com uma depressão e com a doença terminal do meu sogro a quem adoro...!
    E posso dizer-te que foi de grande ajuda...!
    Não sei se foi pela fase que estou a passar..., mas o que é certo é que gostei imenso!

    Um beijo enorme minha linda!

    ResponderExcluir
  18. Oi flor!
    Tens um selinho de Natal no meu blog!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Querida...

    Sabe que esse livro não me desperta o interesse, já li resenhas maravilhosas sobre ele, incluindo essa, e outras que abominavam o tal livro...
    Mas sempre tenho a impressão que não é a minha praia... acho que vou esperar e se pintar a ocasião, eu leio...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  20. Carlinha, achei perfeita sua resenha.
    Concordo com tudo que você disse aí.
    Beijão

    ResponderExcluir
  21. Ganhei esse livro de presente e ainda não li.

    Vou arrumar um tempinho e depois volto aqui com o diagnóstico. rs

    Bjos.

    ResponderExcluir
  22. Oii, euu ganhei esse livro mais ainda não li,
    porque eu tava com um pouco de receio de ser mais religioso e tal..
    mais eu gostei da sua resenhaa! Voiu tentar ler nas férias :D
    beejos

    ResponderExcluir
  23. Eu já li 'A Cabana', mas minha opinião é meio ambígua... gostei de algumas coisas, e de outras não, mas por motivos diferentes dos seus, rsrs...

    Bjs! :)

    ResponderExcluir
  24. Carlinha,
    Muito obrigada por sua intenção, mas prefiro não receber doação em dinheiro(mesmo que seja para eu comprar as fraldas aqui). Volta e meia vou a SP, aí faço questão de pegar uma doação pessoalmente com você, tá? rs
    Beijão e mais uma vez obrigada.
    Renata

    ResponderExcluir
  25. Oi Carla, passei por aqui para dar um alô e dizer que coloquei hoje o selinho de qualidade. Depois passa lá e confere. Bjs.

    ResponderExcluir
  26. Carla, concordo com você em tudo, tudinho! Você expressou direitinho o que eu senti ao ler esse livro e o que penso sobre ele.
    Ahh... Vim aqui te pedir para participar da primeira promoção do Uma Janela Secreta

    http://umajanelasecreta.blogspot.com/2009/12/promocao-mentes-roubadas.html

    Não sei se gosta do gênero, mas mesmo se não gostar dá uma força lá para a primeira promoção do blog ^.^

    Obrigada!
    Bjss!

    ResponderExcluir
  27. Sem duvida, um dos mais comentados em blogs de livros e dos mais fáceis de encontrar. Raramente compro livros que fazem muito sucesso no Brasil, mas quando ganho também leio, sem preconceitos.

    ResponderExcluir
  28. Oi Carla,
    Tenho esse livro e não li ainda, minha mãe leu e gostou...gostos não se discutem, não é mesmo?Ah, postei hoje o selinho, passe lá para conferir.
    Um bj.

    ResponderExcluir
  29. Carla,nao estou aqui pra falar deste livro,quero falar da dona deste espaco. Eh uma das pessoas que mais admiro neste mundo da blogosfera. Venho todo dia aqui para ler o que ela escreve sobre livros e leituras.Sou daquelas que espia quietinha...mas ja aprendi mto com esta moca.Mto obrigada querida, por sempre passar la no meu 'cantinho", e deixar sempre uma palava positiva.Sao por estas coisas que me animo a contunuar com o blog.
    Um gde bj e obrigada.

    ResponderExcluir
  30. eu já li esse livro e gostei muito.Concordo com vc quando diz que a história é um tanto o quanto hollywoodiana, mas acho que, infelizmente, os livros vem seguindo um pouco essa linha, se não acabam por não vender, mas ainda acho que vale a pena a leitura no ponto de ajudar pessoas que passam por dores enormes como a daquele pai e acabam por se revoltar contra tudo o que acreditam.
    beijocas

    ResponderExcluir
  31. -Nussa...quero ler, fiquei com vontade!!!

    ResponderExcluir
  32. Olá,

    Li o livro e A-D-O-R-E-I!!! Muito envolvente!!!
    Mas como diz no próprio: "Se você odiar essa
    história, desculpe, ela não não foi escrita para você..."
    Tem que ler com o coração!!!

    Muito bom! Na minha opinião! Aguardo anciosa pra vê-lo em filme!!!

    Beijos e tenham uma ótima leitura!!!

    ResponderExcluir