terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Da série: o que me deixa bege


A blogosfera literária unida vem através desta blogagem coletiva mostrar seu repúdio a aqueles que se utilizam dos textos alheios para se projetar na web.

O mundo virtual dos blogs é um espaço livre, de compartilhamento de ideias e opiniões, mas essa liberdade também deve ser norteada pelos princípios da ética e da camaradagem.

Infelizmente a ética e a camaradagem não têm sido respeitadas por algumas pessoas. Nos últimos dias tivemos conhecimento de que um dos blogs dedicados a falar sobre o universo dos livros o "Nossos Romances", foi quase que totalmente copiado. A proprietária (e nós também) vimos que além do layout do blog, vários textos foram simplesmente transplantados de um blog para o outro. A confirmação do plágio se deu a partir da comprovação que as mesmas resenhas publicadas no blog Nossos Romances, estavam publicadas aqui.


As blogueiras têm consciência de quando os textos estão inseridos na internet, há possibilidade de menções e cópias, mas o que não é admitido é ter os nossos textos copiados, sem a nossa autorização ou, pelo menos, um aviso de que o texto será reproduzido. A falta desse aviso é compreendido pelas blogueiras como uma simples cópia com o intuito de aproveitar-se da audiência e/ou sucesso alheio.

O caso do blog Nossos Romances que teve seu template e textos copiados, chegou a tal ponto que até o domínio .com.br foi registrado. A ação é considerada como plágio e a blogosfera literária repudia, abomina e em conjunto vai denunciar essa atitude.

"Eu to passada!!!! Isso é inconcebível! Espero que Lili consiga justiça e que, um dia, todos os blogueiros possam rir desse episódio e do fim que o infeliz levou."

15 comentários:

  1. Carlinha

    Isso é mesmo um absurdo sem tamanho. Comigo já aconteceu tb de encontrar um dos meus textos na íntegra (inclusive com a mesma foto) em um outro site... o que a gente sente nessa hora é tão forte que não tem nem nome... e olha que meus textos nem são lá grandes coisas rsrs

    Boa semana pra vc tb, flor!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. oi Carla!!

    Concordo com vc. O que aconteceu com a Lili poderia ter acontecido com qualquer uma de nós e é realmente o "fim da picada"

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Carla, isso é vergonhoso!
    Também fiquei passada, mas infelizmente é isso o que acontece hoje na internet, é tudo tão fácil e simples que pessoas inescrupulosas se aproveitam. Espero que a dona do blog Nossos Romances possa, realmente, ser justiçada. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ola! Realmente é um grande injustiça, e revolta saber que existem pessoas sem qualquer respeito pelo trabalho dos outros.

    ResponderExcluir
  5. Carlinha o cara é um safado mor!!!!

    Ele viu o prejuizo que ta sendo para ele a blogagem coletiva, e quer um acordo com ela para todos os blogs retirarem a blogagem pense??

    Será que ele esqeuceu da liberdade de expressão?!

    bjss e isso ai, fraternidade na blogosfera existe :):)

    ResponderExcluir
  6. Também espero, Carla! E acredito que ela vá conseguir, sim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Menina, eu achei inacreditável a cara de pau do indivíduo!!!
    Corri e registrei os dois domínios com o nome do meu blog!!

    ResponderExcluir
  8. Carlinha, "a inteligência de muita gente consiste em achar que todo mundo é burro", já dizia meu avô.
    O mundo está repleto de pessoas que não têm capacidade (e nem se esforçam para tal) e se aproveitam de quem tem. Sem pudor e sem vergonha! Um absurdo sem tamanho! =(
    Beijos,
    Mari
    www.rosas.nadiapag.com

    ResponderExcluir
  9. Isso é o cúmulo mesmo! Tb já passei por isso... uma vez copiaram o meu layout. Um lay que havia sido feito por mim! Acabou que me estressei tanto que desisti, acabei excluindo o blog. É muito triste que existam pessoas dessa índole. Bjss!

    ResponderExcluir
  10. O bom é que os blogs literários se uniram por uma causa justa e para mostrar que todo mundo é contra esses atos. Isso só prova a mediocridade de quem copia. O pior de tudo, na minha opinião, foi copiar os textos. Sem comentários.
    :*, adorei o blog, não conhecia :D

    ResponderExcluir
  11. Olá, Carla!

    Eu já me expressei neste sentido.
    Passei pra avisar que mudei de endereço, com esta historia fui buscar novo nome, pra poder registrar um dominio, portanto agora será:
    www.ninawhat.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, tem selinho pra vc lá no meu blog.
    BjOss

    ResponderExcluir
  13. Carla, fiquei entristecida com a história em questão. Torço para que a justiça seja feita à verdadeira autora. Recentemente o L.S. Alves publicou um post sobre o caso de plágio de livro envolvendo uma editora. A denúncia foi feita por uma blogueira e o pior é que a editora colocou ela na justiça. De qualquer forma, a blogueira possui provas convincentes. É muito triste ver que existe maldade no meio literário. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. olá, Carla.

    existe um recurso que permite bloquear textos em seu blog. eu mesmo já fiz uso dessa ferramenta em meu blog. é claro que ele inibe apenas a coisa de copiar/colar. nada írá impedir de alguém transcrever ou citar uma idéia sua sem indicar a fonte, contudo, já é um bom inibidor de efeito moral.


    bem, de qualquer modo vai a dica, pra você e para os blogueiros que são parceiros por aqui. eu nãoo conseguiria postar o código "html" nessa caixa de comentários, pois ficaria tudo desconfigurado. mas, se você ou os colegas que aqui participam quiserem, eu posso mandar um e-mail com o código. talvez eu até coloque um tutorial no meu blog (é, acho que isso pode ser uma boa ideia. farei isso em alguns dias), quem não quiser esperar até lá pode mandar um e-mail.

    bem o endereço do nosso blog é:
    http://panaceiadosesregulares.blogspot.com/

    e o e-mail é panaceia.blog@gmail.com

    espero que esse post tenha sido útil.
    abraços pra tod@s.

    Márcio.

    ResponderExcluir